A longa noite dos Museus em Munique 2014: Gliptoteca e nova Pinacoteca

Confiram como foi o evento este ano por aqui 🙂

Sábado passado foi a tão esperada „Die lange Nacht der Münchner Museen“ em Munique. Conforme o post que fiz anteriormente, o evento tem toda uma super estrutura, desde um livreto com todos os circuitos detalhadamente explicados e os museus que fazem parte até o meio de transporte incluso no valor do passe para a noite dos museus. Muito bacana!

Algumas coisas que pude observar na realização do evento:

  • Organização nível máximo;

  • Muitos ônibus disponíveis;

  • Podia comprar o passe à noite no Museu;

  • Muitos turistas também tomaram conhecimento do evento;

  • Devido a ser um evento de grande massa, para esta ocasião, pelo menos os museus que eu fui, não estavam disponibilizando audio guide. Perguntei na central de informações e obtive gentilmente esta resposta.

Noite-dos-Museus-Munique-Onibus

Linha do circuito central na rua Ludwigstrasse

Como o tempo estava ótimo por aqui neste fim de semana, optamos em fazer o tour de bicicleta, o que tornou ainda o nosso passeio mais bonito, pois a cidade estava bem mais iluminada. As fachadas dos museus estavam com um toque a mais na iluminação.

Residenz-Munique-Alemanha

Pátio interno do Münchner Residenz

Optamos pelos museus da região central da cidade. Nosso circuito incluiu: Nova Pinacoteca (Neue Pinakothek), Gliptoteca (Glyptothek), Museu da Moeda (Staatliche Münzsammlung) e uma galeria dentro do Neues Rathaus (Rathausgalerie). E claro, uma pausa para uma boa cerveja no bistrô da Gliptoteca.

Em suma, foi ótimo! É uma ótima oportunidade para quem vem pra cá, tem muitas coisas para conhecer na cidade e não quer talvez perder a luz do dia dentro de museus. Ano que vem farei novamente! E mais, pensando em fazer em Viena!

Vamos ao que conferi por lá

A nova Pinacoteca

Esta pinacoteca possui 22 salões, cerca de 400 pinturas e esculturas do século XIX expostas ao público, com obras impressionistas até neoclássicas.

Nova-Pinacoteca-Munique

Com o programa que pegamos no balcão de informação no local, escolhemos quais salões gostaríamos de visitar, já que todos tomaria muito tempo. Logo no começo, havia um salão especial com fotografias antigas de Veneza, que além de bonitas, caracterizavam bem o estilo de vida naquela época na cidade.

Um pouco do que mais gostei pra vocês 🙂

Nova-Pinacoteca-Munique-Alemanha1

Veneza, Napoleão Bonaparte e Madame de Pompadour

Pinacoteca-Nova-Munique

Atenas-Nova-Pinacoteca-Munique

Munique-Antiga-Nova-Pinacoteca1

Munique antiga – Residenz

Nova-Pinacoteca-Alemanha

Obra “Cansados da vida”

Gliptoteca

Este museu fica localizado na Königsplatz (praça do rei – uma das mais bonitas da cidade!). Estava ansiosa por passar por ela, pois sabia que ela estava com uma iluminação toda especial por causa do evento. Deslumbrante! Em breve vou escrever um post só sobre esta praça

Gliptoteca-Museus-Munique

Este museu é mais uma obra idealizada por Ludwig I, que uma certa manhã sonhou com Atenas e resolveu criar um lugar em Munique no jónico (Grécia clássica, assim como toda a praça) com antiguidades. Com o estilo neoclássico, o museu possui um acervo de obras greco-romanas datadas desde 650 a.C até 400 d.C, incluindo desde esculturas até mosaicos. Muitas são apenas fragmentos de antigas esculturas devido ao tempo (antes de Cristo!) e a segunda guerra (momento que o museu teve que praticamente ser reconstruído). Há fotos do museu em sua origem, no qual haviam muitos detalhes na sua pintura e elementos decorativos, além de ser todo em mármore, mas na sua reconstrução todos estes detalhes foram bastante simplificados. Mesmo assim, é muito bonito e a sua iluminação o realça ainda mais.

Gliptoteca-Munique-Estatuas

Gliptoteca-Munique-Koenigsplatz

Nós ainda não havíamos visitado a Glyptothek, portanto olhamos tudinho! Como ela não é muito grande, se encaixou perfeitamente. Ainda fizemos uma pausa no bistro do museu, que tinha uma clima super agradável, com comida boa e Bossa Nova como música ambiente (nem fiquei feliz!).

Gliptoteca-Cafe-Munique

Paralelo a exposição, estava ocorrendo em a apresentação de dança contemporânea simbolizando o encontro com os antigos ancestrais, já que a Gliptoteca é um museu de antiguidades. Ao fundo, havia uma instrumentista tocando uma música que Segundo ela era a ponte de encontro do mundo antigo com o mundo moderno, com um instrumento que ela batucava harmonicamente e fazia um som tão alto, que era difícil de acreditar que o som saía dali (não sei o nome pra contar!).

Gliptoteca-Danca-Moderna

Apresentação de dança contemporânea

Gliptoteca-Museu-Munique

Apresentação sonora

Em suma, foi o que mais valeu da noite!

Gliptoteca-Munique-Camilian

Museu da Moeda

Esta foi a parte triste do tour, pois não lemos com atenção uma informação no programa. O intuito era visitarmos a Schatzkammer (sala do tesouro) no Münchner Residenz, porém não nos atentamos que ela não estava no programa (assim como o Residenz todo!). Pech gehabt! (que azar!) Já que estávamos por lá, visitamos um museu dentro do Residenz, o museu da Moeda (Staatliche Münzsammlung). Interessante, mas não é um tema dentro da minha área de interesse.

Museu-da-Moeda-Munique

Galeria no Neues Rathaus

O Neues Rathaus é aquela enorme e linda construção neogótica na Marienplatz, onde funciona a prefeitura na cidade. Tínhamos muita vontade de visitá-la internamente e no programa vimos que ela possui um salão com exposições que mudam de tempos em tempos. Entao foi a oportunidade para conhecer.

Para entrarmos no salão tivemos que calçar aquela proteção de plástico (como tem em alguns museus). O salão realmente é muito bonito! A exposição atual se chama Vor der Stille, que significa Antes do Silêncio. O salão estava com iluminação baixa e haviam diversas cabines, nas quais podíamos entrar e escutar os diferentes sons, que estavam descritos ao lado do aparelho que ligávamos para ouvir. Tinha desde o som de uma simples respiração até o som de um suicídio. Tudo para ser misterioso, mas achei macabro rs rs rs…Não sou uma pessoa entendida de tal arte, mas valeu para conhecer o salão. Pra quem tiver interesse, vai até 28 de novembro esta exposição.

Galeria-Rathaus-Munique

E estes foram os locais que visitei na edição de 2014 🙂 Ansiosa para próxima edição!

Procurando hospedagem em Munique? Reserve aqui neste link no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-BookingBom passeio, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça aqui os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-GuiaPodemos te ajudar?  Dúvidas e orçamentos escreva diretamente pra gente!

[email protected]

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Starkbierfest

Starkbierfest 2019: a festa da cerveja “forte”

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique


Comentários

Marcela Stitz

26/10/2014

Eu amei nosso passeio !!! Tudo muito lindo