Aeroporto de Munique: como ir para o centro da cidade

Conheça as opções para você chegar ao centro de Munique a partir do aeroporto

O Franz Josef Strauss é o aeroporto de Munique e um dos mais importantes do estado da Baviera. Super moderno e sustentável, possui 2 terminais, uma grande área de conexão, diversas lojas e um moderno lounge na área de embarque. Ambos os terminais dispõe de internet gratuita.

Aeroporto de Munique, dicas, como chegar no centro de Munique, guia brasileira em Munique

Moderno Lounge no Terminal 2 // Foto Créditos

Muito bem sinalizado, oferece aos viajantes todas informações necessárias também em inglês. Parece redundante falar isso, mas muitas pessoas tem medo de chegar por aqui e só encontrar as informações em alemão.

O aeroporto é afastado do centro de Munique, ficando a cerca de 38 km da estação central, porém bem conectado por meios de transporte para este trajeto.

Há diversas formas de chegar no centro: taxi, carro (alugando ou contratando um transfer), trem e ônibus oferecido pela empresa aérea Lufthansa.

O taxi é a opção mais cara, custa atualmente (valores de 2017) entre 70-80 euros e o tempo de viagem é cerca 35 minutos. É uma opção confortável e também confiável. Os motoristas falam na sua maioria inglês (muito bem). O ponto é bem na área externa de desembarque. Há placas sinalizando as direções.

Aeroporto de Munique, dicas, como chegar no centro de Munique, guia brasileira em Munique

Taxis no aeroporto // Foto Créditos

Você pode também alugar um carro por lá. O nome do serviço em alemão é Mietwagen e em inglês Rent a car. Há placas indicando as direções para você chegar às locadoras, para alugar na hora ou apenas buscar o carro, com a reserva de locação já feita previamente via internet (confira as locadoras disponíveis por lá).

Uma opção mais econômica, principalmente para quem está em grupo, porém que muitas pessoas ainda tem receio, por não se sentirem seguras, devido ao idioma e falta de conhecimento de como funciona este serviço por aqui é o trem (S-Bahn). Por todo aeroporto vocês verão uma plaquinha com um “S” em verde, que é a indicação da direção da estação de trem, que fica dentro do aeroporto. Basta segui-la, que você dificilmente irá errar o caminho.

transporte-publico-munique

Há duas linhas de trem que atendem o aeroporto: S1 e S8. Ambas cortam o todo o centro da cidade, passando pela estação central, a Hauptbahnhof. A viagem até esta estação dura 45 minutos. Estes trens também passam nas estações Marienplatz, Karlsplatz-Stachus e Isator, que são estações onde muitos hotéis no centro de Munique se localizam perto. Para maiores detalhes sobre como se locomoverem dentro da cidade, leia nosso post linkado sobre este tema aqui no blog 😉

O maior desafio considerado por muitas pessoas é a compra do bilhete para o trem. Há duas possibilidades para a compra: no balcão de atendimento da empresa responsável, a DB – Deutsche Bahn e nas máquinas de auto atendimento.

Máquinas para compra do bilhete do tremMáquinas para compra do bilhete do trem

Máquinas para compra do bilhete do trem

Os funcionários da empresa DB falam inglês. As máquinas de auto atendimento tem como opção outros idiomas, dentre eles inglês, espanhol e italiano. Infelizmente não há português nesta lista.

Guiche para compra de bilhetes para o trem, Munique

Na compra do ticket você tem a opção de comprar para 1 pessoa ou para um grupo de 2-5 pessoas. Os preços variam de acordo com estas duas opções. Este ticket é válido para o dia todo, não apenas do trajeto aerporto-cidade, e sim para circular na cidade, utilizando qualquer modalidade de meio de transporte, válido até às 6h do dia seguinte (Leia mais neste post sobre os meios de transporte em Munique).

A seguir o passo a passo de como comprar este bilhete. É simples e pode ser pago com dinheiro (euro) ou cartão (habilitado ao exterior).

Há duas formas de comprar este ticket na máquina.

Máquina do aeroporto

1 – Este é o menu inicial. Você pode escolher o idioma de sua preferência para prosseguir na área inferior da tela.

2 – Na tela inicial clicando na opção “MVV”, você será redirecionado a tela para escolher qual ticket deseja comprar: airport day ticket single – para uma pessoa ou airport day ticket group – para um grupo de 2 a 5 pessoas. O valor é o mesmo, caso o grupo tenha 2 ou 5 pessoas.

Como comprar o bilhete do trem no aeroporto de Munique

3 – Escolhendo a opção desejada e a confirmando, a tela seguinte mostrará as formas de pagamento: dinheiro (moedas e notas) e cartão. Fique atento aos valores que a máquina aceitam para moedas e notas, pois nem sempre aceitam todos os valores.

Como comprar o bilhete de trem do aeroporto de Munique

4 – Pagamento efetuado, o bilhete será impresso. Caso não tenha data o seu bilhete, ele precisará ser validado antes do uso.

Como comprar bilhete do transporte público de munique, Alemanha

Máquina de bilhetes (onde fazer o pagamento) e máquina de validar o bilhete comprado

Máquina nas estações da cidade

Quando você retornar ao aeroporto precisará novamente deste bilhete. Um porém é que nas máquinas nas estações de trem na cidade tem uma carinha um pouquinho diferente, mas simples também de efetuar a compra. A seguir o passo a passo 🙂

1 – Este é o menu inicial. No canto superior direito da tela há umas bandeirinhas, clique lá.

2 – Escolha a opção do idioma desejado. No exemplo aqui, será inglês.

Como comprar o bilhete do trem na máquina, Munique

Passos 1 e 2

3 – Escolha a opção airport no canto inferior direito da tela.

Como comprar o bilhete do trem no aeroporto em Munique

4 – Escolha o número de pessoas que utilizará este bilhete.

5 – Aqui você tem a opção conforme falei acima, de comprar um bilhete para o dia todo, o day ticket. Caso você só queira até uma estação específica e depois não vá mais utilizar transporte no dia, você pode comprar o single ticket.

6 – Depois você efetuará o pagamento.

7 – O bilhete será impresso e lembre-se de validá-lo antes de utilizá-lo.

Lembre-se de sempre ter este bilhete junto a você. Mesmo que um bilhete para o grupo, se o fiscal pedir no trem, mostre o bilhete e indique as pessoas que estão com você. Caso você não tenha o bilhete ou não tenha validado, você pagará uma multa de 60 euros (valor atualizado em 2017) na hora.

Por fim, a última opção para chegar ao centro de Munique é de ônibus, um serviço oferecido pela companhia aérea Lufthansa, disponível para todos (não apenas passageiros da companhia). Ele sai a cada 15 minutos, com tempo de viagem de 45 minutos até a estação central da cidade. Para quem está viajando sozinho, é a opção mais econômica de tarifa. É possível comprar online e antecipado o bilhete.

Para mais informações sobre o aeroporto de Munique, acesse o site oficial aqui linkado em português. 😉

Espero que este post seja esclarecedor para você e auxilie durante a chegada em Munique! Qualquer dúvida, deixe um comentário, sua dúvida pode ser também de outros leitores 🙂

Foto destacada créditos: Doatrip.de

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Dúvidas e orçamentos escreva diretamente pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Autobahn, Alemanha, Auto estradas, dicas, guia brasileira em Munique

Dirigindo na Autobahn na Alemanha: dicas e cuidados

Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2017: Sommerfestival Impark

Verão em Munique, Alemanha, Dicas, Viagem, Férias

É verão em Munique! O que fazer e como se preparar para a estação

Junho em Munique, Alemanha, tempo, guia brasileira em Munique

Munique mês a mês: junho

Souvenirs tradicionais em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Souvenirs: o que comprar típico da Alemanha em Munique

Colher morangos em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Colher morangos você mesmo em Munique


Comentários

FERNANDO DANIEL PEREIRA BARBOSA

19/05/2017

Boa noite, tudo bem? Preciso ir do aeroporto de Munique até o centro, irei me hospedar no hotel Mercure Alstad, proximo à Marienplatz. Se eu pegar o trem no aeroporto consigo ir diretamente até a estação da Marienplatz, sem trocar de trem/metro? Sabe me informar o preço por pessoa atualmente? Obrigado.

    Destino Munique

    19/05/2017

    Olá Fernando,
    O trem é direto sim, sem baldeações. O valor atual é 12,80 euros/pessoa e 23,90 euros/grupo até 5 pessoas, segundo o site https://www.mvg.de/en.html

Raphael

27/04/2017

Olá!
Só para confirmar uma dúvida que tive ao ler o post.
O meu hotel fica ao lado da estação Wettersteinplatz. Pelo que entendi, pego o trem S1 ou S8 e faço uma baldeação dentro da própria estação central para a linha U1. Correto? Minha dúvida é a seguinte: o valor do airport city day ticket inclui tbm esse esse trecho da estação central até a Wettersteinplatz ou preciso comprar um outro?
Grato pela atenção e parabens pelo excelente trabalho!

    Destino Munique

    27/04/2017

    Olá Raphael,
    Exato! E o valor do ticket do aeroporto cobre sim este trecho, ele vale para você transitar na cidade até 6h da manhã do dia seguinte 😉
    Você pode neste dia usar o trem (S), metrô (U), tram e ônibus (BUS). 😉

Andréa

16/04/2017

Olá.

As estações funcionam 24h? Vou pegar um vôo no aeroporto de Munique às 7h20 da manhã e vou da estação central até o aeroporto.

Quero chegar no aeroporto 6h.

Obrigada.

    Destino Munique

    17/04/2017

    Olá Andréa,
    As linhas de trem S1 e S8 funcionam a noite toda, que são as que fazem o trajeto para o aeroporto.
    O ideal é consultar com antecedência o horário que elas passam na estação onde você estará e se passam 😉

David

13/03/2017

Olá Camilian!!!
Gostaria de te parabenizar e agradecer pelo seu post.
Segui passo a passo as suas orientações, e não deu erro!!
Tudo conforme descrito.
Obrigado mesmo!!!
Abraço, David.

    Destino Munique

    14/03/2017

    Olá David!
    Muito obrigada pelo feedback, fico muito feliz de saber que o post o ajudou e que deu tudo certo 🙂

Jhuan

07/03/2017

Olá, muito bacana os posts! Bem informativos, porém me surgiu uma dúvida, como funciona essa validação do ticket ? É feito na máquina mesmo antes de sair do aeroporto? Obrigado

    Destino Munique

    07/03/2017

    Olá Jhuan,
    É uma máquina azul antes do acesso às plataformas de trem. No aeroporto no caso, ficam antes do acesso às escadas rolantes para o embarque do trem. Você só precisará validar se o seu ticket não estiver com a data do dia da viagem. 😉

Josmar Vasconcelo Cerqueira

03/03/2017

Boa tarde,
Bem esclarecedor, queria umas informações se possível contando com tua boa vontade.
Estou indo a Munique de 20/09/17 á 26/09/17 04 adultos e como as diárias de hotel para o centro de Munique estavam um pouco alta, reservei hotel em Parsdorf, gostaria que me desse dica de como me locomover de metrô do aeroporto até Parsdorf se o ticket abrange também Parsdorf e Dachau.
Desde já muito obrigado.

    Destino Munique

    06/03/2017

    Olá Josmar,
    Parsdorf fica a mais de uma hora de trem de Dachau. Aconselho comprar o ticket com um atendente, ele poderá orientá-los melhor qual será a melhor opção de compra. O trajeto do aeroporto terá que ser a partir de Munique. Vocês terão que vir de trem pra Munique, conforme descrito no post, e na central pegar um outro trem (linha S2) para Parsdorf (1h30 mais ou menos de viagem). O ticket para este trajeto é o descrito no post 😉

humberto alcantara de souza

15/02/2017

Boa tarde Camilian, excelente seu site! Estou usando bastante para planejar minha viagem de 2 dias em Munique. Gostaria da sua ajuda nas seguintes dúvidas:
1-Como faço para ir do aeroporto para o Hotel Motel One München Deutsches Museum ?
2- A estação final, proxima ao hotel, tem elevador/escada rolante para minha bagagem?

Humberto

    Destino Munique

    15/02/2017

    Olá Humberto,
    Infelizmente de cabeça não sei te dizer sobre ter ou não escada rolante/elevador na estação, normalmente tem em todas e em funcionamento.
    O descritivo do post orienta como chegar ao seu hotel de trem, a sua estação de desembarque se chama Isator. 😉

ANA LUIZA SOUZA

25/01/2017

BOM DIA!
Você também trabalha com transfers Aeroporto-Hotel e vice versa?
Poderia indicar alguém, se não fizer?
Estamos indo eu, meu marido, nosso filho de 04 anos, meu sogro e sua esposa. Estou um pouco insegura em usar o transporte urbano (pelo menos na chegada),
Desde já agradeço muito!
Beijos

silvia

23/01/2017

a estacao de trem central hauptbanhof é de onde saem os trens para praga?

    Destino Munique

    23/01/2017

    Olá Silvia,
    É sim, mas os trens não faza viagem até Praga, há uma troca para um ônibus geralmente em Nürnberg. Munique-Praga é melhor fazer de ônibus, o valor é em conta e a viagem direta. Dá uma consultada se interessar no site Mein Fernbus, tem a versão em inglês.?

silvia

22/01/2017

ola! estou indo para munique em junho, não sei se entendi direito mas para sair do aeroporto ate o centro devo pegar um trem , e não metro? pois tem casos que usam a palavra trem querendo dizemetro por isso a minha duvida,sendo trem não preciso fazer cnexões e nem baldeação ate o centro certo? seria direto ate a estação desejada que no meu caso seria a estacao central.

Agnes Rocha Barbosa

13/01/2017

Olá, irei ter uma conexão de 4h40m em Munique. Compensa sair do aeroporto para conhecer a cidade?

    Destino Munique

    14/01/2017

    Olá Agnes,
    Infelizmente é muito pouco tempo, pois você tem que considerar 1 hora para chegar a Munique mais ou menos e 1 hora para voltar, além do tempo de embarque 🙁

Marcia Ferraz

15/12/2016

Olá !
Ficarei hospedada em Marienplatz ,a uns 200 metros do hotel olhando no mapa, tem esses símbolos ”U” e ”S”.
Gostaria de saber se poderia comprar os bilhetes também para volta ,após 4 dias na bilheteria do aeroporto ?
O uso seria somente para ida e volta para o aeroporto ,somos em 2 pessoas, o mais econõmico seria 4 single tickets?
Poderia me informar como chego a Marienplatz do aeroporto ?

    Destino Munique

    18/12/2016

    Olá Marcia,
    Você pode comprar um ticket de grupo, que sai mais barato 😉 O passo a passo e como chegar do aeroporto ao centro está descrito no post, a estação que vocês terão que desembarcar se chama Marienplatz ?

Anacarina

09/11/2016

Olá 🙂
O bilhete airport day ticket group dá para fazer aeroporto-centro da cidade e centro da cidade-aeroporto no mesmo dia??
Vou fazer uma escala de 4:55 em Munique, será que tenho tempo para ir ao centro da cidade?

    Destino Munique

    09/11/2016

    Olá Ana,
    Dá sim 🙂 Ele é válido até às 6h do dia seguinte 🙂

Márcio Pelluso

17/10/2016

Gostaria de saber a diferença entre o Bayern Ticket e o day ticket airport. Chegarei no aeroporto e ficarei seis dias em Munique, com esposa e filha, hospedados perto da estação central. Além dos passeios em Munique, também pretendemos fazer um bate-volta a Salzburg, Füssen e talvez até Zugspitze. Qual seria o melhor custo-benefício?
Obrigado pelas informações sempre tão esclarecedoras!

    Destino Munique

    17/10/2016

    Olá Márcio,
    O B. Ticket não é vantajoso para o trajeto aeroporto, pois é mais caro. Tem um post aqui no blog explicando qual ticket comprar para o aeroporto 🙂

Fabiano Correa

20/09/2016

Ola….como seria para sair do aeroporto até a estação Sendlinger Tor através de metro ? Grato e parabens pelo post !!

    Destino Munique

    21/09/2016

    Olá Fabiano,
    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha te ajudado o post.
    Descendo na est. central, a Hauptbahnhof, voce terá que trocar do trem para o metrô, tomar linha U1 (sentido Mangfallplatz) ou U2 (sentido Messstadt), apenas mais uma parada e voce chegará na est. Sendlinger Tor. 🙂

Larissa

05/09/2016

Olá! Post muito bom e esclarecedor.
Só lembrando que agora a multa já passou a ser de 60 €
😉

    Destino Munique

    06/09/2016

    Olá Larissa,
    Fico feliz que tenha gostado do post e muito obrigada pela lembrança, periodicamente atualizamos estas infos nos post 🙂

Ruy de Freitas Martins Barbosa

21/08/2016

Bom dia, tudo bem com vocês?
Esse ticket recomendado no post é o Bayern Ticket? Posso comprar uma unidade do Bayern Ticket para eu e a minha esposa ( vi em algum lugar da web, que o Bayern Ticket funciona para até 05 pessoas, uma única unidade ) irmos do aeroporto para a estação ferroviária central e de lá, irmos para Salzburg, usando o mesmo Bayern Ticket nos dois trajetos ( aeroporto-ferroviária e Munique-Salzburg )?
Obrigado e um abraço!

Ruy

    Destino Munique

    27/08/2016

    Olá Ruy,
    Não, este não é o Bayern Ticket, que uma unidade não serve para 5 pessoas. Na compra do mesmo, você deve informar o número de pessoas, pois o valor varia com este número. Eu particularmente nunca usei o Bayern Ticket no trajeto aeroporto de Munique-Salzburg, mas creio que valia sim esta opção, mas pergunte no aeroporto se vale para não ter problemas.
    Boa viagem! 🙂

Ursula

14/02/2016

boa tarde, chegaremos no aeroporto de munique as 9:30hs e nosso voo de conexao é somente as 19:30hs. pensamos em passear pela cidade.
Duvida 1: é facil sair do aeporto? Informamos isso na alfandega?
Duvida 2: Compro o day ticket aiport gruppe e posso ir do aeporto ate a cidade e passear pela cidade. Vale Tram tb e vale também para voltar ao aeroporto? muito muito obrigada

    Destino Munique

    14/02/2016

    Olá Ursula,
    É simples sim e o ticket vale para todas as modalidades. Neste post está explicando como comprar o bilhete, que vale para o dia todo e você tem a opção de escolher se quer um ticket individual ou para grupo (que vale até para 5 pessoas). Com relação ao desembarque, você sairá e entrará normalmente do aeroporto, nos procedimentos legais dos aeroportos. 🙂

    Luiza

    17/03/2016

    Ursula, pelo que vi iremos fazer a mesma conexão. Para Grécia certo? Se achar uma boa ideia, podemos fazer o percurso juntas porque também pretendo visitar o centro da Munich! O que acha? Beijos, Luiza

Alex

14/01/2016

Olá

Acima diz: “Este ticket é válido para o dia todo, não apenas do trajeto aerporto-cidade, e sim para circular na cidade, em qualquer um dos meios de transportes, naquele dia”

Vou chegar em munique pela manha e vou comprar esse ticket …Com ele posso ir até Dachau no mesmo dia ?? ou tem limite de rings onde posso usar ?? Obrigado.

    Destino Munique

    17/01/2016

    Olá Alex,
    Pode sim, ele válido para o dia todo e para todos os rings, caso compre o day ticket airport.
    🙂

Siegfried Kuehnitzsch

10/01/2016

Olá Camilian,

Voltarei de Viena para Munique e pretendo ficar em um hotel próximo ao aeroporto para embarcar no outro dia para o Brasil. Devo desembarcar vindo de Viena para Munique na estacao Munich Hbf ou Munich flughafen terminal? obrigada

    Destino Munique

    12/01/2016

    Olá Siegfried,
    Se voce estiver vindo de Viena de trem, na estação central – Munich Hbf e de lá pegar o trem suburbano linhas S1 ou S8 para o aeroporto.
    Espero que ajude 🙂

Renato

23/11/2015

Oi, tudo bem? Vou ficar 1 dia em Munich esperando uma conexão. Fico em um hotel perto do aeroporto e quero ir para o centro. Estamos em 5 pessoas. Pelo que eu entendi nas minhas pesquisas, a linha S8 (Amarela) vai do aeroporto até Marienplatz, sendo uma linha Outter District (?). Está correto? Porque se for assim, eu poderia comprar um Group Day Ticket somente para Outter District? Estou muito confuso hehe

    Destino Munique

    23/11/2015

    Olá Renato,
    Você deve comprar o day ticket airport de grupo, que vale para 5 pessoas. Você pode adquirir em uma máquina automática ou na central de informação da empresa responsável, Deustche Bahn. 😉

Ana Paula

07/11/2015

A maquina para validacao do bilhete eh facil de encontrar? Vou voltar para o aeroporto pela estacao central, eh facil encontrar as infos para pegar a linha S8?

    Destino Munique

    08/11/2015

    Olá Ana Paula,
    Super simples, basta seguir as placas com a letra S em verde, que significa S-Bahn, que é o trem suburbano. Com relação à validação dos bilhetes, as máquinas ficam sempre antes da escada rolante de acesso às plataformas de embarque, não tem erro 😉