Bicicletas em Munique: alguns cuidados importantes

Aqui andar de bicicleta é como dirigir um carro: precisa ter muita atenção e responsabilidade

As cidades européias são marcadas pelo uso de bicicletas como um meio de transporte. Claro que ela também é usada para momentos de lazer e diversão, mas vindo aqui e querendo alugar uma bicicleta para passeios na cidade, tem que ter muita atenção às regras de deslocamento. Estas servem também para quem está sem a bicicleta, os pedestres, pois precisarão ficar bastante atentos aos ciclistas.

Por toda Munique há ciclovias. São mais de 1.200 km! Para trafegar nestas ciclovias, os ciclistas devem pedalar no sentido em que os carros trafegam, atentar-se às placas, respeitar os semáforos e se trafegar à noite, ter uma luz de farol. Esta é a regra! Também não pode pedalar falando no celular ou alcoolizado. Se tiver policial por perto, o ciclista será parado e receberá multa. No caso de estar alcoolizado, o policial chega a acompanhar a pessoa até em casa para certificar-se que ela não voltou a pedalar. Uma pessoa se locomovendo com uma bicicleta é comparada a uma pessoa dirigindo um automóvel.

Bicicletas_Munique_AlemanhaClaro que há exceções. Sempre existem também os ciclistas que não respeitam as regras. Aí entram os pedestres! Atenção redobrada ao andar pelas ruas, tente sempre se certificar que você está andando na área de pedestres e respeite também os semáforos para cruzar uma ciclovia. Nas ciclovias trafegam geralmente ciclistas com pressa, em alta velocidade. Eles não estão passeando e sim se deslocando pela cidade, indo trabalhar, estudar ou para um outro compromisso. Por isso todo cuidado é pouco!

Se um ciclista atropela um pedestre, ele deve também parar e prestar a assistência necessária até a chegada, se necessária, dos primeiros socorros e da polícia.

Nos parques e aos fins de semana os alemães costumam utilizar mais a bicicleta para lazer, então o tráfego é mais calmo.

Se você está com a sua bicicleta e no meio do caminho cansou, não quer pedalar mais, você tem a opção de pegar como transporte público o metrô (U-Bahn) ou trem (S-Bahn) apenas. Para isso você tem que se atentar na porta dos mesmos se há um desenho informando que é permitido embarcar com a bicicleta e comprar um ticket especial pra você, o qual inclui a sua bicicleta. Este ticket se chama Fahrradkarte e custa EUR 2,60.

Fahrrad-Tageskarte

Fahrradkarte (Fonte)

Por toda a cidade há também biciletários, onde você pode deixá-la, devidamente acorrentada. Muitas pessoas vão de suas casas até as estações de metrô, por exemplo, de bicicleta, a deixa por lá acorrentada e viajam de metrô. É muito importante deixá-la de forma segura, pois por incrível que pareça, as bicicletas são alvos de furtos por aqui.

Bicicletario_Munique_Alemanha

Bicicletário na saída da estação de trem

Estas são as nossas dicas para você que pretende fazer passeios de bicicleta por aqui e para você que está morando aqui e quer adotá-la como meio de locomoção pela cidade.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Tollwood de verão, Munique, Alemanha

Tollwood 2019: umas das festas do verão em Munique

Guarda-volumes em Munique, estação de trem, dicas

Guarda-volumes em Munique: onde deixar a mala

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Aniversário Destino Munique, Alemanha

Quinto aniversário do blog do Destino Munique

Hop on Hop off Munique, Sightseeing de bonde, Tram 19, guia brasileira em Munique

Sightseeing em Munique de bonde linha 19


Comentários

Luiza

27/06/2018

Estou acompanhando o blog a algum tempo, desde que comecei a me preparar para a minha viagem, suas dicas são maravilhosas! Queria saber se tem algum serviço de aluguel de bicicletas em Munique, e como ele funciona. Desde já muito obrigada!

    Destino Munique

    23/07/2018

    Olá Luiza,
    Obrigada por nos acompanhar, fico feliz que as dicas estejam a ajudando!
    Em Munique tem sim empresas que locam. A empresa Mike Bike fica bem no centro e com valores bons 😉 (linkei no nome)
    Uma boa viagem!

Jaqueline

30/09/2017

Adorei o artigo! Muito bom!
Pretendo visitar os principais pontos turísticos de Munique de bicicleta e alguns, como o igrejas e o Residenz por exemplo, precisarei deixar a bicicleta estacionada para entrar. É permitido prender a bicicleta em algum lugar próximo destes lugares ou somente em estacionamentos de bicicleta como os da estação? Como descubro os lugares permitidos para estacionar? Obrigada.

    Destino Munique

    05/10/2017

    Olá Jaqueline, obrigada pela visita e fico feliz em saber que gostou do post! 🙂
    Há bicicletários próximo aos pontos turísticos para que você possa estacionar e prender a bicicleta 🙂 além de ter nas estações de metrô/trem também 🙂