Café da manhã típico bávaro: uma experiência para vivenciar!

Já que estamos na Baviera, vamos falar hoje de uma tradição local relacionada ao tema gastronomia: tomar cerveja no café da manhã com a saborosa salsicha branca! Isso mesmo que você leu 😉

Durante os nossos tours privativos em Munique, nossos viajantes sempre notam que as cervejarias na cidade estão abertas logo cedo (entre 9h e 10h da manhã) e que há pessoas entrando e saindo… Sim, elas abrem cedo pois servem o delicioso e tradicional café da manhã no estilo bávaro, o Bayerisches Frühstuck, em alemão.

Claro que, se você pedir o café de todo dia como bebida, você o terá, mas nas tradicionais cervejarias, os bávaros optam pela deliciosa cerveja de trigo, a Weißbier para acompanhar o tradicional par de salsichas branca (Weißwurst) com uma pitada de mostarda doce (Süßsenf) e o conhecido pãozinho salgado de todo dia chamado Bretzel.

Tem jeito de almoço, mas é café da manhã. E tem um jeitinho certo para saboreá-lo, sabia?

A salsicha branca deve ser consumida após a retirada da pelinha que a envolve. Eles tem toda uma técnica para retirar a tal pelinha sem “destruir” a salsicha, mas sinceramente, não se acanhe em como você vai comê-la. Neste vídeo a seguir algumas técnicas para ajudá-lo 😉

Uma curiosidade que me explicaram ao comprar este tipo de salsicha para um café da manhã aqui em casa, foi que ela já está pronta para o consumo, precisa apenas ser aquecida alguns minutos na água quente. Por isso elas vem servidas imersas na água quente nas cervejarias.

A tradição de consumir as branquinhas no café da manhã é devido ao fato delas serem preparadas antigamente logo no começo do dia e como não havia geladeira, precisavam ser consumidas logo, senão estragariam 😉

Algo que sempre me perguntam: de que é feita esta salsicha? É feita de carne de vitelo, bacon e temperos diversos. O curioso é que, se você perguntar a um local de que é feita, com um certo olhar de receio (devo ou não prová-la?), você ouvirá que é feita de tudo aquilo que você imagina e por isso não tem certeza se quer prová-la. Faça como eu, simplesmente prove! 😉

E esta tradicional salsicha é fruto da casa, de Munique! Reza a lenda que a receita foi criada acidentalmente em fevereiro de 1857, em uma segunda-feira de carnaval, por Sepp Moser, dono da antiga cervejaria „Zum Ewigen Licht“, onde hoje fica o restaurante Wildmosers na praça Marienplatz.

Com o passar dos anos, o seu sabor e a sua fabricação foram aperfeiçoadas, se tornando um símbolo e referência da gastronomia Muniquense, por isso também chamada de Münchner Weißwurst (salsicha branca de Munique).

Um Bretzel fresquinho também fica delicioso com manteiga ou até mesmo com a tradicional pastinha de queijo chamada Obatzda (já contamos aqui no blog quais são os principais pratos e acompanhamentos aqui da Baviera).

É também comum consumir no café da manhã bávaro alguns vegetais, como a páprica vermelha, radiche e pepino. Não tem cara de almoço?;)

Beber a cerveja no café da manhã é uma tradição ainda mais antiga por aqui, vem lá da época dos monges, que consumiam o “pão líquido” durante a quaresma para se saciarem.

Brincadeiras a parte, no dia a dia na mesa dos bávaros tem café, suco, iogurte e frutas. Esta tradição antiga de café da manhã com cerveja e salsicha é presente também dentro de casa, mas mais presente em datas especiais, comemorações, nas cervejarias e restaurantes tradicionais da região.

Se aqui na Baviera, faça como um bávaro: vivencie esta tradição!

Deixo aqui umas dicas de locais pra você que quer saborear esta combinação no centro histórico de Munique 😉

Donisl

Augustiner

Tegernseer Tal

Schneider Bräuhaus

Hofbräuhaus

Wildmosers

Zum Franziskaner

Fonte histórica deste post: Portal Muenchen.de

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Palácio Dachau, Schloss Dachau, Dicas, Alemanha, Baviera, Munique

Palácio Dachau: saindo da rota turística

Oktoberfest Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Quanto vou gastar na Oktoberfest?

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2018

Campos de Girassol em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Verão em Munique: campos de girassóis

Salão brasileiro em Munique, centro de beleza brasileiro em Munique, Tropical Brasil

Tropical Brasil: um novo conceito de beleza e bem estar em Munique

Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados


Comentários