Castelo Lichtenstein: o castelo de conto de fadas

2018 começou com uma listinha de lugares lindos que queremos visitar aqui na Alemanha! Começamos esta listinha pelo estado vizinho aqui da Baviera, chamado Baden-Württemberg. Queríamos fazer um passeio de carro por quatro dias, com o nosso bebê de 9 meses, então planejamos um roteiro bem leve, sem correria, para conhecer as atrações desejadas e deu super certo. E a temática foi “Rota dos Castelos”. Castelo Lichtenstein

Já contamos aqui no blog tudo sobre uma outra viagem que fizemos por este estado, visitando a Floresta Negra – incluindo Freiburg e Baden Baden, dê uma lidinha depois 😉

Pra começar esta rota, o primeiro castelo visitado foi o Schloss Lichtenstein, conhecido como castelo de conto de fadas, que fica numa pequena cidade também chamada Lichtenstein, a 215 km de Munique (pouco mais de 2 horas indo de carro direto) e a menos de 60 km de Stuttgart (capital de Baden-Württemberg). Castelo Lichtenstein

No caminho para Lichtenstein nós optamos fazer uma parada em um outra cidadezinha, chamada Blaubeuren, para almoçarmos e conhecermos o pequeno lago Blautopf (panela azul em português), famoso pela incrível tonalidade azul de sua água. Valeu super a pena, pois o dia estava lindo e o lugar não decepciona. Fica a 50 km do castelo.

Lago Blautopf, Alemanha, dicas

A incrível cor do lago Blautopf

Blaubeuren, dicas, Lago Blautopf, Alemanha

O pequeno antigo centro histórico de Blaubeuren, ao lado do lago Blautopf

Já na estrada de acesso ao castelo, você já consegue avistá-lo de longe, pois ele fica no alto de um penhasco, em uma região chamada montanhas suábias. Mesmo localizado em um local isolado, há uma boa estrutura para a visita com estacionamento, restaurante, Biergarten e banheiros.

Na entrada da área onde fica o castelo há uma bilheteria para compra do acesso ao local. Você tem a opção de visitar o interior do castelo, através de um tour guiado (com horário marcado no ato da compra, com duração de meia hora) ou de visitar apenas o jardim do castelo, para fotografá-lo e apreciar a região de seus diversos mirantes. No site oficial do castelo, você obtém os valores das entradas atualizados.

Castelo Lichtenstein, Alemanha, Dicas, Conto de Fadas, Guia brasileira na AlemanhaO tour guiado é oferecido em alemão. Eles fornecem um material com as informações de cada cômodo do castelo para acompanhar no tour (tem em inglês e espanhol que vimos no nosso grupo). Tours em inglês são oferecidos apenas para grupos com mais de 20 pessoas e com reserva antecipada.

Se você for visitar o local e optar em não entrar no castelo, deixo aqui um pouquinho do que ouvimos no tour 😉 

Os primeiros registros do local são de uma antiga fortaleza medieval, de uma família nobre de cavaleiros desta região. A versão atual do castelo foi construída sob as antigas ruínas desta fortaleza, em 1840, pertencente a um conde chamado Wilhelm von Urach.

Castelo Lichtenstein, Alemanha, Dicas, Conto de Fadas, Guia brasileira na Alemanha

O antigo castelo

Urach herdou o antigo castelo de caça de seu tio Conde Wilhelm de Württemberg e transformou-o em como ele é hoje. Dentro do castelo há inclusive um cômodo com a coleção de armas da família. Neste cômodo há uma fragmentação da rocha sob a qual o castelo foi erguido, que teria a ver com a origem do nome do castelo: a pedra é clara, que remete a palavra luz – quebrando o nome Lichtenstein, temos: Licht, que significa luz e Stein, que significa pedra. A outra versão seria que Urach se inspirou em um romance chamado Lichtenstein do escritor Wilhelm Hauff, batizando assim o nome do castelo.

Castelo Lichtenstein, Alemanha, Dicas, Conto de Fadas, Guia brasileira na Alemanha

Ângulos do castelo do lado de fora do complexo

O Castelo Lichtenstein pertence a família de Urach até os dias de hoje. Uma outra curiosidade tem a ver com os nomes das torres das construções no jardim do castelo: os nomes são de quatro mulheres, as quatro filhas de Wilhelm. Você verá estes nomes no mapinha que receberá ao entrar no complexo 😉

Castelo Lichtenstein, Alemanha, Dicas, Conto de Fadas, Guia brasileira na Alemanha

Vista da região das montanhas suábias

Um detalhe para quem planeja visitar o Castelo Lichtenstein é que ele fica fechado nos meses de dezembro e janeiro. Em novembro, fevereiro e março ele só abre nos finais de semana e feriados, de 10h às 16h. Nos demais meses ele abre diariamente, das 9h às 17h30.

Use a abuse do local para fotografar! Certamente o Castelo Lichtenstein está na minha lista dos castelos mais bonitos que visitei até hoje.

De Lichtenstein seguimos para Haigerloch, cidade na qual nos hospedamos em um castelo – o Schloss Haigerloch, super aconchegante, silencioso, com ótimo café da manhã e receptivo para bebês e crianças.

Schloss Haigerloch, Hotel Castelo, Alemanha

O Castelo Haigerloch onde nos hospedamos

Escolhemos Haigerloch para nos hospedar pois era bem próxima ao castelo Hohenzollern e no meio do caminho para o castelo Sigmaringen (em breve posts sobre estes castelo).

Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Palácio Dachau, Schloss Dachau, Dicas, Alemanha, Baviera, Munique

Palácio Dachau: saindo da rota turística

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança

Oktoberfest Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Quanto vou gastar na Oktoberfest?

Campos de Girassol em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Verão em Munique: campos de girassóis

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio


Comentários

Viajento

07/05/2018

Adoro conhecer a história desses castelos antigos. Infelizmente não falo nada de alemão, mas foi bom que já li as informações aqui.

    Destino Munique

    10/05/2018

    🙂