Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio

O Castelo de Sigmaringen foi o terceiro castelo que visitamos na nossa “Rota dos Castelos” em Baden-Württemberg, após visitarmos o Castelo de Hohenzollern (56 km de distância).

Ele fica em Sigmaringen, uma cidadezinha linda com cerca de 18.000 habitantes também na região da suábia. Nós passamos o dia todo por lá, conhecemos a cidade e o castelo.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Sigmaringen tem como símbolo um cervo, que você verá em diversos pontos da cidade. Antigamente esta era uma região de caça e inclusive a família real que habitava o castelo, os Hohenzollern-Sigmaringen, tinha a caça como hobby, adotando assim o cervo, animal típico da região, como símbolo da cidade.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

O centro histórico da cidade fica próximo ao castelo, com lojas, restaurantes, cafés e algumas opções de hospedagem. No dia que estávamos na cidade era feriado, então muitos estabelecimentos estavam fechados, mas não nos impediu de provar os sabores da cidade.

Nossa primeira parada foi no histórico Cafe Seelos, que existe há mais de 150 anos. Queríamos provar a famosa  torta Hohenzollern. A receita desta torta foi inventada pelo antigo dono do Cafe Seelos, que queria presentear o Príncipe Friedrich Viktor da família Hohenzollern, frequentador do local, pelo seu aniversário de 70 anos. Como homenagem, o aspecto da torta simboliza o brasão dos Hohenzollern. A torta é de marzipan, chocolate e rum, sendo que estes dois últimos ingredientes também foram em homenagem ao Príncipe, já que quando ele visitava o Cafe Seelos sempre tomava chocolate quente com rum.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Fizemos como o príncipe: pedimos a sua torta com chocolate quente

Bem próximo ao Cafe Seelos fica o Hotel Restaurant Traube. O seu restaurante serve diversos pratos típicos da região, inclusive com carnes de caça. O restaurante é simples, com preços ótimos e comida bem gostosa.

A pedida do Rodrigo (na foto maior) foi um Schnitzel de carne de caça ao molho de champignon (porco selvagem) e a minha pedida foi um tradicional steak bovino acebolado, ambos os pratos acompanhados com batatas coradas.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

A cidade também tem uma famosa cervejaria, chamada Cervejaria Zoller-Hof, mas não pudemos infelizmente desfrutar o sabor da cerveja local lá, pois estava fechada devido ao feriado, mas neste restaurante do Hotel Traube servem esta cerveja 🙂

Sem dúvidas o Castelo de Sigmaringen é a atração principal da cidade. Com o estilo arquitetônico neogótico, ele fica localizado em uma encosta às margens do rio Danúbio, de onde você pode apreciá-lo de diversos pontos.

A sua primeira menção na história foi no final do século XI, porém a versão atual é do século XIX, uma reconstrução e ampliação do antigo palácio fortificado, que sofreu um grande incêndio. Os seus cômodos já possuem mobília e decoração bem modernos.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Acesso ao castelo – entrada

A visita dentro do castelo é feita apenas com guia, com duração de 1 hora, bem detalhada e leve. Nós fizemos o tour em alemão, e para outros idiomas, eles ofereciam também um livrinho com as informações de cada cômodo visitado (como no Castelo de Hohenzollern e no Castelo Lichtenstein). Para grupos com mais de 20 pessoas, eles oferecem tours em outros idiomas mediante a agendamento prévio (informações no site oficial do castelo).

Antes de iniciar a visita ao castelo, você tem a possibilidade de deixar seus pertences em um local seguro, como mochilas, casacos, etc. No nosso caso, deixamos o carrinho do nosso bebê, pois a acessibilidade dentro do castelo é ruim (há escadas), fazendo assim a visita com nosso filho no canguru (ele tinha 9 meses na época).

Por falar em bebê, o castelo dispõe de banheiro com fraldário. Há uma lojinha de souvenirs junto ao local onde você compra a entrada do castelo (veja no site oficial os preços atualizados).

Outro detalhe é que é proibido fotografar dentro do castelo.

Além da visita aos cômodos do castelo, é possível visitar uma ala de artilharia e armaduras medievais, com áudio guide. Dentro da visita ao castelo, um dos últimos cômodos visitados é uma sala de animais empalhados, fruto da caça da família residente no castelo. É impressionante, apesar de eu não ser fã de caça.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Exposição das armas e armaduras

O castelo não funciona nos meses de janeiro e fevereiro, assim como nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e possui horários de funcionamento diferentes nas temporadas de inverno (março, novembro e dezembro, das 10h às 16h) e no verão (abril a outubro, das 9h às 17h).

Nós pernoitamos em Sigmaringen e deixamos aqui a dica do local onde nos hospedamos: Gästehaus Pfefferle Hotel garni und Ferienwohnungen. tratam-se de apartamentos super aconchegantes, espaçosos e com estacionamento no local, próximo ao castelo e na mesma rua da Cervejaria Zoller-Hof.

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Fotos do apartamento que ficamos, no último andar do prédio. Uma graça!

Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo, além do material recebido da Prefeitura da cidade

Procurando hospedagem em Sigmaringen? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Castelo Blutenburg, dicas, Munique, Alemanha

Castelo Blutenburg: sossego e beleza perto de Munique

Oktoberfest com crianças, dicas, Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Oktoberfest com crianças e bebês: dicas

Palácio Dachau, Schloss Dachau, Dicas, Alemanha, Baviera, Munique

Palácio Dachau: saindo da rota turística

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança

Oktoberfest Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Quanto vou gastar na Oktoberfest?


Comentários