Especial Oktoberfest: Cervejas alemãs que você vai saborear em Munique

Última atualização em

Com tantas opções de cervejas fica até difícil de escolher

A cerveja alemã (me desculpe os belgas e ingleses) é a melhor pra mim! Conheço pessoas que passaram a beber cerveja, após visitar a Alemanha. Independente de estar estupidamente gelada ou na temperatura ambiente (não quente, como muitas pessoas pensam!), ela é muito saborosa! E os diferentes tipos e fabricantes agradam a cada tipo de gosto. Tem cerveja pra todo mundo! 🙂 São cerca de 5.000 a 6.000 marcas de cervejas na Alemanha toda.

Um alemão aqui me contou que a cerveja é a terceira bebida mais consumida por aqui, depois da água e do café. Loucura né?!

paulaner-Biergarten-Dicas

A cerveja mais antiga do mundo é também alemã, a Weihenstephaner, localizada aqui na Baviera (em Freising – 30 km de Munique), fundada em 1040.

Weihenstephaner-Cervejas-Dicas

Mas todo este paladar e qualidade da cerveja alemã deve-se a uma lei instituída por um duque chamado Guilherme IV em 1516, chamada Reinheitsgebot, a Lei de Pureza da Cerveja, que determinava que a a composição única das cervejas aqui produzidas: água pura, malte e lúpulo. Mais tarde foi introduzida a levedura de cerveja na bebida, que até então não era conhecida, que causa a fermentação. Esta lei estabelecia também o preço da cerveja por litro nas cidades, passivo de multa a quem não respeitasse (organização nas biritas aqui é coisa séria!).

000226589-300x251Hoje em dia, outros ingredientes são autorizados nas cervejas alemãs, mas a maioria dos cervejeiros tradicionais alemães continuam a seguir as diretrizes do Reinheitsgebot, consideradas bem relevantes por garantir a sua qualidade e ser uma marca registrada no mundo todo.

Por estes e outros motivos, temos que admitir que a cerveja é top!

Há muitas marcas por aqui, dificilmente você encontrará uma ruim. As 6 grandes marcas, que possuem tendas próprias na Oktoberfest são: Hofbräuhaus, Paulaner, Augustiner, Löwenbräu, Hacker-Pschort e Spaten. Mas também há outras marcas muito boas, que você encontrará por lá e em estabelecimentos pela cidade, como a Franziskaner, Tegernsee e Erdinger.

Oktoberfest-Cervejas-Dicas

Outdoor das cervejas consideradas as 6 mais importantes de Munique

Em Munique você vai encontrar muitas cervejas diferentes, mas há 4 tipos característicos de Bier (cerveja em alemão) por aqui:

  • Original, chamada de Helles, que é a cerveja clara. Em outras cidades sem ser no sul da Alemanha, a clara é a famosa Pilsen.

  • De trigo, chamada de Weißbier;

  • De malte, escura, chamada Dunkel;

  • E a cerveja caracterísitca da Baviera, a Radler, que é uma mistura da original com limão, tipo um sprite. Uma delícia!

O que acho curioso, é que pra mim, e para muitas pessoas que conheço, não existe uma marca favorita para todos os tipos de cerveja, e sim para cada tipo uma marca predileta. Por exemplo, a melhor Helles pra mim é a da Augustiner e a melhor Radler é da Hacker-Pschor, que são os dois tipos de cerveja que gosto. Fique bem claro pessoal que eu não sou nenhuma especialista em cerveja, uma mera degustadora rs rs rs!

cervejas-supermercado-dicas

O teor alcóolico das cervejas alemãs também é mais elevado que as cervejas brasileiras que estamos acostumados a beber, tem que ficar atento para não sair do controle rs 😉 O legal também é que aqui, beber uma cerveja já começa no mínimo com uma caneca de 500 ml ou uma garrafinha de 600 ml, podendo chegar ao canecão (chamado Maßbier) de 1 l.

E onde compras as cervejas por um bom preço?! Supermercados! Menos de 1 euro você compra uma garrafa de 600 ml de uma boa cerveja. E por lá vocês ainda encontrarão artigos especiais, como canecas promocionais, barris (que são lindos!), latinhas diferentes… e com a chegada da Oktoberfest há diversos combos de cerveja com brinde.

Cervejas-Alemanha-Dicas

Todas estas cervejas também são encontradas nos famosos jardins da cerveja, os Biergartens. Confiram aqui informações no nosso post sobre este tema 🙂

Tendo a oportunidade, visite também as cervejarias aqui em Munique. As grandes marcas possuem um restaurante da própria marca e oferecem comidas típicas bávaras deliciosas. Confiram aqui o post sobre a Hofbrähaus.

Ein Prosit, pessoal! Deguste esta maravilha!

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest 2019: Dúvidas comuns sobre como se programar para a festa

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2019

Oktoberfest com crianças, dicas, Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Oktoberfest com crianças e bebês: dicas

Guarda-volumes em Munique, estação de trem, dicas

Guarda-volumes em Munique: onde deixar a mala

Starkbierfest

Starkbierfest 2019: a festa da cerveja “forte”

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique


Comentários

Jean Barros

31/08/2016

Olá, Camilian.

Eu já estava com sede antes de ler o artigo, agora então lascou de vez…

Bom, como estou no trabalho, vou ter que me contentar com água mesmo.

Excelente matéria!

    Destino Munique

    01/09/2016

    Olá Jean!
    Obrigada! Estas cervejas são tentadoras mesmo hehehe 🙂