Croácia: Hvar, paraíso e agito do verão croata

Hvar, a nova Ibiza da Europa

Na nossa trip para Croácia reservamos um fim de semana para Hvar, uma ilha paradisíaca e super badalada já em direção a parte central da Croácia. Nos despedimos de lá querendo ficar, pois o lugar é fantástico.

Praias tranquilas com água cristalina, centro histórico aconchegante e baladinhas bem cara do verão europeu definem Hvar. Muitos dizem que Hvar é a nova Ibiza da Europa. É um lugar super fácil de passear por ser pequeno, sem nenhuma dificuldade.

Hvar é uma das maiores ilhas em comprimento da Croácia e nos hospedamos na cidadezinha que leva o nome da ilha, a 75 km do porto (Sucuraj) por onde chegamos (ou seja, cruzamos a ilha toda). A estrada é bem estreitinha e em alguns trechos precisa de bastante atenção, ideal pegá-la de dia, mas bem sinalizada e asfaltada.

Como chegar

Há duas formas de chegar na ilha: de ferry boat, que pode fazer a travessia com carro, a partir de Drvenik e de catamarãs, partindo de Split e até mesmo de Dubrovnik (porém dura um dia inteiro a viagem). O aeroporto mais próximo é em Split.

De ferry, a viagem dura cerca de 30 minutos e há horários pré fixados, porém na alta temporada, não há grandes intervalos do transporte. A balsa comporta cerca de 30 veículos e você pode comprar online o bilhete, o que não garante que você vai embarcar no horário escolhido, pois o embarque é por hora de chegada. Custa 108 Kunas/15 euros um veículo tipo passeio e 16 Kunas/2,50 euros por pessoa (valores de 2017).

A travessia já é um passeio lindo!

Croacia-Hvar-Ferry

Croacia-Hvar-Como-chegar

Dicas: se de carro, chegando a Drvenik, você terá que ficar em uma fila, bem organizada, para embarque na balsa. Se você não tiver comprado o bilhete online, após parar na fila, compre o bilhete do ferry logo, o mesmo não é vendido no embarque. Fica em um guichê escondido fora da área da fila, mas pergunte ao funcionário que estará organizando a fila, que ele indica.

Vindo de Dubrovnik, você cruzará a fronteira da Bosnia-Hezergovina, dirigindo cerca de 20 minutos neste país. Há controle de passaporte na fronteira, portanto tenham os documentos já a postos.

Onde se hospedar

Desta vez nos hospedamos em um apartamento, chamado Apartments Jakic, próximo à praia e ao centrinho (10 minutos a pé). Ótimo local, apartamento ótimo, limpo e a dona mora no pequeno prédio e te recebe com muitas dicas da cidade e uma cortesia de um vinho local. Recomendamos!

Hvar-Hospedagem-Craocia

hotéis maravilhosos à beira mar com infra estrutura completa. Reserve sua hospedagem através do blog e colabore conosco sem custos adicionais pra voce 😉

Deslocamento

Fizemos tudo a pé. Na área do centro histórico, porto e praias próximas, não passam carros. Você tem que estacionar nos arredores e chegar a pé.

Onde comer

Dalmatino e Divino são excelentes opções, cuja a especialidade são peixes e frutos do mar, preços médio a alto. Outro restaurante bem famoso no local, que não fomos, é o Passarola. Tem 5 estrelas no Trip Advisor.

O que fazer

Centro histórico

O centro histórico é bem pequeno e charmoso, com muitos bares, restaurantes e construções históricas bem conservadas. Um lugarzinho ótimo para passear em um fim de tarde, pois de dia a atração são as praias.

Croacia-Hvar-Centro-Historico

Há uma antiga fortaleza medieval na cidade, chamada Forte Espanhola, que tem uma bela vista de Hvar e das ilhas Paklinski, após uma boa subida e alguns degraus. Esta parte do passeio pulamos, pois estava já tínhamos encarado no dia anterior mais de 1.000 degraus em uma outra fortaleza em Montenegro, mas a vista pelas fotos é linda, e mais bonita ainda durante um pôr-do-sol.

Hvar-Croacia-Forte-Espanhola

Croacia-Hvar-Porto

Croacia-Hvar-Centrinho

Ilhas Paklinski (Pakleni Islands)

No porto da cidade há diversas empresas oferecendo passeios de barco pela região. As ilhas mais próximas da costa de chamam Paklinski e há taxi boats a todo momento fazendo esta travessia para as principais praias do local.

Nós optamos por fazer o passeio de forma diferente, alugamos um barco de pequeno porte (bem teco teco), já que não temos licença para barcos e para este não era necessário. Foi aventura mesmo, mas bem tranquila, não passamos nenhum tipo de apuro. O responsável pelo barco faz uma voltinha na enseada com você ensinando a conduzi-lo e realmente, não tem muito o que aprender rs a não ser controlar o barco e ancorá-lo. Foi a melhor coisa que fizemos, custou 65 euros para o dia inteiro.

Hvar-Croacia-Paklisnki

Croacia-Hvar-IlhasO que valeu mais a pena foi poder parar aonde achávamos legal e ficar por lá, sem pressa de andar em grupo. Uma das partes mais bonitas do passeio é a Lagoa Azul, lugar tranquilo, ótimo para mergulho e a água incrivelmente em tons de azul. Em algumas praias há restaurantes, como na Palmiziana Beach. Não se assustem ao se aproximarem da costa das ilhas com as pessoas nuas, é permitido fazer nudismo por lá.

Croacia-Hvar-Ilhas-Passeio

É bem na praia chamada Stipanska que acontece a famosa festa Carpe Diem. Durante o dia o restaurante funciona e há uma super infra estrutura para banho de sol e descansar na praia.

O mar em Hvar é super calmo, não tem ondas, apenas movimento causado pelo tráfego de outros barcos. O barco tinha coletes salva vida e passeamos sempre onde tinham outros barcos. Foi maravilhoso nosso dia, para quem não tem medo do mar e sabe nadar, recomendo esta experiência.

Passeio de barco panorâmico

Infelizmente quando chegamos à ilha a última embarcação já tinha saído para este passeio panorâmico, que além das ilhas Paklinski, visita outros lugares incríveis que só de barco chega, como a praia Stiniva Bay. Os passeios saem geralmente às 10h e retornam às 19h.

Há a opção de fazer em um barco alugado todo esse passeio panorâmico apenas para você, custa entre 350 a 500 euros o passeio.

Hula Hula Bar

A baladinha do fim de tarde em Hvar assistindo o pôr do sol no seu melhor ângulo.

Croacia-Hvar-Sunset-Hula-Hula

Ambiente jovem, música boa e bons drinks definem o local. Além de bebidas há o que comer no bar além de petiscos.

Croacia-Hvar-Hula-Hula-Drinks-831x1024

Croacia-Hvar-Hula-Hula-2

Croacia-Hvar-Hula-Hula-1

Chegamos por volta das 18h30, pegamos lugar tranquilamente, a música começa a ficar mais alta com clima de festa por volta das 19h. Fica a beira mar, 10 minutos a pé do centro histórico.

Croacia-Hvar-Hula-Hula

Ficaríamos certamente mais na ilha, pelo menos uns 5 dias. É um local ótimo para descansar, curtir as praias e sua tranquilidade.

Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂

Montenegro: beleza dos fiordes na região dos Balcãs

Croácia: Dubrovnik, a pérola do mar adriático

Procurando hospedagem em Hvar? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários