Dachau: Campo de concentração nazista

Dachau: o campo modelo nazista durante o terceiro Reich

Contudo de ser um ambiente muito triste, o campo de concentração Dachau foi um dos lugares mais incríveis a nível de história que visitei e um lugar que realmente te faz refletir, pensar sobre a vida e o que você pode fazer de melhor no mundo. É um dos passeios mais procurados pelos nossos clientes em Munique.

Caminho em direção à área dos antigos alojamentos

Caminho em direção à área dos antigos alojamentos

O lugar é o retrato de uma história tão próxima a tantas pessoas, ricosem detalhes tão reais e o melhor, a mensagem que eles nos foi deixada, preservando este lugar ali vivo a pedido dos ex prisioneiros com certeza é bem transmitida: o lugar está ali, para as pessoas reviverem este momento trágico na história da humanidade e não fazer que um fato tão triste se repita.

Dachau-Munique-Alemanha

Mensagem em diferentes idiomas para que a tragédia não se repita

Super recomendo esta visita a todos, acho uma oportunidade incrível, embora seja o retrato de uma história bastante triste. Lá presenciei, nas diversas vezes que fui durante o meu trabalho como guia em Munique, muitas famílias de judeus, de pessoas que foram mortas pelos nazistas, rezando nas capelas que tem no local, deixando coroas de flores no monumento de homenagem aos mortos. Gerações talvez nem tão próximas, mas que prestam a sua homenagem até os dias de hoje.

Homenagem aos mortos no campo de concentraçãoHomenagem aos mortos no campo de concentração

Homenagem aos mortos no campo de concentração

Em 1933, o campo de concentração foi aberto, com a finalidade de aprisionar ex politicos, após a tomada do poder de Hitler. O Dachau foi o campo de concentração “modelo” para os posteriores que surgiram. No local vocês verão mapas mostrando a localização de todos eles pela Europa. Os números dizem que, durante os 12 anos de existência, foram presas no Dachau e nos demais campos mais de 200.000 pessoas, sendo que 41.500 foram cruelmente assassinadas. Em 1945 as tropas norte-americanas libertaram os sobreviventes deste triste episódio. Dentre os aprisionados nos campos, com a crise econômica na Europa e falsa promessa de “o trabalho liberta” (Arbeit macht frei), frase encontrada logo na entrada do campo no portão do Dachau, tinham judeus, homossexuais, ciganos, negros, e mais quem os liderados por Hitler perseguisse e aprisionasse, por motivos injustificáveis para grande parte do mundo.

Entrada do campo de concentraçãoEntrada do campo de concentração

Entrada do campo de concentração

"O trabalho liberta" - mensagem no portão de entrada do local

“O trabalho liberta” – mensagem no portão de entrada do local

No campo de concentração há uma exposição detalhada com a história da guerra, chamada o caminho dos prisioneiros e o surgimento do nazismo. Há objetos de ex prisioneiros que lá foram encontrados, cartas, documentos e as instalações onde eles dormiam, tomavam banho, até mesmo a camera de gás e dois crematórios, onde eles eram executados. Esta é a parte mais impressionante durante este tour.

Exposição Dachau, Munique, Alemanha

Exposição sobre a história do Nazismo

Dachau, Munique, Alemanha, Campod e Concentração

Alojamento onde ficavam os prisioneiros.

Há também um acervo de documentos que pode ser visistado mediantes a um agendamento prévio direto com eles.

Toda história é contada em painéis, por audio guide ou por nós, contratando um passeio privativo guiado em português.

Monumento artísticos em homenagem aos mortosMonumento artísticos em homenagem aos mortos

Monumento artístico em homenagem aos mortos

Há uma sala de cinema, que transmite um filme com cenas e documentários reais, em diversos idiomas. Veja a programação com os horários de cada idioma (não tem em português, mas tem inglês).

Crematório, Dachau, Munique, Alemanha

Camera de gás e Crematório

Crematório, Dachau, Munique, Alemanha

Fornos que cremavam os mortos

O memorial fica aberto diariamente, das 9h às 17h, exceto dia 24.12 (véspera de Natal). A entrada é gratuita. O acervo de documentos fica aberto neste mesmo horário, de terça a sexta.

Como chegar até o memorial a partir de Munique?

Para chegar no memorial a partir de Munique, basta você pegar o trem linha S2 (S-Bahn), sentido Dachau/Peterhausen, e descer na estação Dachau. Lá se oriente nas placas indicando o ponto de ônibus (BUS) e pegue a linha 726, sentido Saubachsiedlung (cerca de 10 minutos até o campo de Concentração). Caso você vá de carro, há estacionamento no local, mas não é gratuito.

O Destino Munique realiza tour guiado privativo e em português no memorial e conta detalhadamente a história deste local, para todas as idades. Envie um e-mail para contato@destinomunique.com.br e receba mais infos sobre este tour.

Um bom passeio e não percam esta oportunidade.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Dicas de Munique, Guia brasileira em Munique, Café da manhã bávaro

Café da manhã típico bávaro: uma experiência para vivenciar!

Campos de Girassol em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Verão em Munique: campos de girassóis

Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2018: Sommerfestival Impark

Tollwood de verão, Munique, Alemanha

Tollwood 2018: umas das festas do verão em Munique

Salão brasileiro em Munique, centro de beleza brasileiro em Munique, Tropical Brasil

Tropical Brasil: um novo conceito de beleza e bem estar em Munique

Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados


Comentários

Mariana G.

06/09/2016

Oi Camilian, como eu faço pra voltar de Dachau para Munique? E chegando lá, como eu faço pra ir até o Allianz Arena.. será que dá tempo de fazer os dois passeios no mesmo dia? Assim eu aproveitaria o ticket de transporte para o dia inteiro.
Obrigada!

    Destino Munique

    07/09/2016

    Olá Mariana,
    Da mesma forma do percurso da ida (descrito no post). Para visitar o Arena voce terá que voltar para Munique até a estação Marienplatz e pegar o metrô linha U6, descendo em Fröttmaning, que é a estação do estádio, cerca de uns 15 minutos de caminhada. Fica bem corrido fazer estes dois programas no mesmo dia devido à distância, mas não impossível. 🙂