Natal em Munique: doces delícias desta época

Natal em Munique: um pouquinho das delícias desta época do ano tão linda na cidade

Dezembro é a época dos mercados de Natal na Alemanha e de muitas descobertas na terrinha, inclusive novos paladares, novas delícias. Visitar Munique neste período, para quem curte friozinho, é uma experiência nova e maravilhosa, onde podemos mais uma vez confirmar que Munique vai muito mais além de Oktoberfest.

Já contei aqui no blog sobre as tradições de Natal entre os alemães e hoje vou contar um pouquinho sobre alguns doces maravilhosos que podem ser encontrados desde nos mercados de Natal como em supermercados comuns aqui na cidade, assim como os caseiros apreciados por eles (e por mim!).

Vamos então encher a boca de água juntos?! 🙂

Lebkuchen

Este é o doce mais conhecido pela maioria. Há diversas variações deste pequeno bolinho, basicamente feito de amêndoas, gengibre, canela e mel, com cobertura de chocolate.

Doces natalinos, Munique, Alemanha

O Lebkuchenherz, aquele bem conhecido na época da Oktoberfest em formato de coração, é achado também nesta época, com mensagens natalinas, mas não é geralmente gostoso como os tradicionais, são mais lembranças da cidade.

O tradicional Lebkuchen, com a receita original de Nuremberg, é bem macio e saboroso. Poucas pessoas sabem comprar em um lugar tradicional aqui em Munique, e por isso muitas vezes não gostam ao provar.

O tradicional Lebkuchen é achado nos mercados de Natal (fresquinhos), em lojas (como Müller, Galeria Kaufhof) e nos supermercados.

Curiosidade…

Muitos acreditam que a origem da palavra Lebkuchen seja uma junção da palavra Leben (vida) com a palavra Kuchen (bolo), significando assim “bolo da vida”, porém não existe um registro histórico concreto desta origem.

Baumstriezel

De origem húngara (Kürtőskalács), muito comum de se encontrar em qualquer época do ano em países do leste Europeu (Hungria, Rep. Checa, Romênia), faz a alegria dos fãs de doce (como eu!) nesta época do ano na terrinha. A massa é feita de basicamente de farinha, leite, amêndoas, ovo e muito açúcar.

O Baumstriezel tem o formato de um espiral e por dentro é oco, não tem qualquer tipo de recheio. É assado em brasa, gostoso de comer quentinho e quanto mais fininha a massa, mais gostosa. A massa pode ser coberta com açúcar, nozes picadas, canela, coco ralado, dentre outras opções.

Uma possibilidade de degustar esta delícia na cidade fora da época do Natal é durante a edição de verão da Tollwood (no Olympiapark) e todo sábado na praça Marienhilfplatz, no mercadinho semanal do bairro.

Curiosidade…

Baumstriezel é um nome, não tendo assim uma tradução para nossa língua. A palavra Baum sozinha significa árvore e muitos acreditam que a origem do nome tem a ver com o tronco de uma árvore.

Gebrannte Mandeln

Esta delícia também não é novidade por aqui, mas ela está presente na lista de delícias natalinas. Como sempre digo: na época de Natal em Munique as ruas tem cheiro de Glühwein e amêndoas carameladas. Há variações com açúcar, chocolate, coco ralado, uma perdição. Fácil de ser encontrada em qualquer esquina na cidade e fora da época dos mercados de Natal também.

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Curiosidade…

Gebrannte Mandeln significa amêndoas torradas.

Bratapfel

Esta delícia feita basicamente com a maçã propriamente dita é feita geralmente como sobremesa para o dia de Natal. É retirada a sua parte central (o talo com as sementes), fazendo assim um furo. Uma mistura de manteiga, açúcar e amêndoas (ou/e nozes) picadas é feita, cobrindo a maçã toda. No furo feito, também é colocada esta mistura e geralmente completada com canela em pau, para dar um aroma e gostinho especial. A sobremesa é levada ao forno por cerca de 50 minutos e é servida ainda quente acompanhada com sorvete de baunilha. De comer re-zan-do!

Curiosidade…

Bratapfel significa maçã cozida.

Schneeball

Estas delícias são típicas da pequena Rotemburgo, mas que podem ser encontradas por aqui nesta época do ano. São massas folheadas, ocas por dentro e podem ser cobertas com açúcar, chocolate, caramelo, frutas, amêndoas, etc.

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Curiosidade…

Schneeball significa bola de neve.

Plätzchen

Estes são os famosos e tradicionais biscoitinhos caseiros de Natal, feitos geralmente para serem degustados junto com a família nos domingos de Advento. É uma tradição bem antiga, havendo diversas receitas e sabores para os mesmos.

Podem ser também encontrados nos mercados de Natal e supermercados, mas a magia deles, segundo os alemães, é a tradição de assá-los em casa junto com a família.

Curiosidade…

Plätzchen significa bolacha.

Stollen e Panetones

Sim, aqui também tem panetones! Mas tenho algumas ressalvas. Pra mim, o panetone que comemos no Brasil assemelha-se ao Stollen alemão. Já o panetone, estou falando dos italianos, com a massa bem levinha, vendidos aqui nesta época e bem apreciados.

O Stollen é uma tradição de uma cidade alemã chamada Dresden e o mais encontrado para vender nesta época, e o mais gostoso pelos adoradores, é o Dresdner Christstollen. A massa é um pouco mais pesada, leva passas e frutas cristalizadas, como o nosso panetone, e é coberto por açúcar confeiteiro. No Brasil o Stollen é conhecido como rocambole alemão.

Já os panetones, há marcas nacionais e italianas (como a Pandora) e são achados nos supermercados grandes, como Edeka, Rewe e Hit, assim como em gelaterias italianas (nesta época eles costumam vender panetones) e na Galeria Kaufhof. Além do tradicional, há os delciosos panetones trufados (como chocolate), que são os meus prediletos 🙂

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Curiosidade…

Stollen significa galeria, túnel. Por isso o formato. 😉

Chocolates, chocolates… chocolates!

Chocolate não é novidade em lugar nenhum, certo? Mas nesta época, assim como na Páscoa, os chocolates ganham formatos especiais: Papai Noel, Nicolau, calendário de Natal (Weinachstkalender), bolas para árvores de Natal, etc.

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Confesso que, escrevendo este post, comi dois Lebkuchen inteirinhos, que tinha comprado no mercado de Natal na Marienplatz. A seguir, a prova do crime! Um sabor Marzipan e o outro sabor Bratapfel (maçã cozida com amêndoas).

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Munique com bebês e crianças

Munique com bebês e crianças pequenas: dicas

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2017

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2017

Dicas de lanches econômicos em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique, Guia brasileira na Alemanha

Lanchinhos rápidos e econômicos em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para a estação

Dicas de Munique, Alemanha, Kloster Andechs, Guia brasileira em Munique

Kloster Andechs: Mosteiro Beneditino Andechs


Comentários

Elisa

16/12/2015

Oi, Camila.
Tudo bem?
Primeiramente, parabéns pelo site.
Eu ficarei em Munique de 22 a 25/12.
Gostaria de saber se vc tem um lugar a indicar para eu jantar com meu marido na véspera de Natal.
Por falta de opção, no meu roteiro ficou HB, mas acho que não deve ter clima natalino lá…
Vc teria alguma coisa pra me indicar?
Bjs e obrigada.

    Destino Munique

    16/12/2015

    Olá Elisa,
    Obrigada pela visita e pelo feedback tão legal 🙂
    Olha, verifique se a HB funcionará de noite na véspera de Natal. Muitos restaurantes fecham por volta das 20h, pois Natal aqui é data realmente sagrada e que para tudo. Geralmente os hotéis oferecem uma programação especial de ceia neste dia.
    😉