Floresta Negra: nossas paradinhas no caminho Munique-Freiburg de carro

Última atualização em 7 de setembro de 2018 by Destino Munique

A caminho da Floresta Negra

Este ano fizemos uma viagem de carro na Alemanha, que começou na Floresta Negra e terminou na Rota Romântica. A Floresta Negra, em alemão Schwarzwald, é um daqueles lugares que você escuta falar e associa a livros de contos, sabe? Sempre imaginei que lá tivesse uma certa magia e algo em especial!

Freiburg e Baden-Baden foram as cidades dentro da floresta que escolhemos para conhecer e pernoitar. Começamos por Freiburg, a cerca de 4 horas de carro de Munique. Como era uma viagem “longa”, resolvemos estudar as rotas e possíveis paradas a serem feitas para curtir o caminho e não ficar tão desgastante dirigir por 4 horas direto. Daí vieram algumas novas descobertas 🙂

Optamos em fazer Munique-Freiburg via Lindau, uma cidade à beira do Lago Constança (Bodensee, em alemão) na divisa com a Suíça. Lindau possui um centrinho super aconchegante, além de ser uma grande atração no verão.

O lago Constança oferece muita opções de lazer, um passeio de barco incrível com uma linda vista para os Alpes que cercam a região, restaurantes, cafés e hotéis. Nossa viagem foi no início da primavera, logo uma estada maior no local não foi nem cogitada. A parada na cidade foi para tomarmos um café e caminhar a pé no centrinho mesmo.

Lindau-Caminho-Floresta-Negra

Uma manhã cinza de primavera em Lindau

De lá seguimos por uma estrada cercada de vinhedos, até entrarmos na tão esperada Floresta Negra, cheia de cidadezinhas surpreendentes, já no estado Baden-Wurttemberg.

As paisagens ao longo do caminho eram incríveis. Antes de entrarmos em Freiburg havíamos planejado uma subida a uma montanha de teleférico (Schauinslandbahn se o nome), para estar “dentro” da Floresta Negra, porém o tempo estava bem frio no dia (até nevou no caminho) e optamos em curtimos este primeiro contato com a floresta de outra forma: paramos o carro na estrada, em uma espécie de acostamento onde haviam uns caminhões estacionados e entramos a pé na floresta, subindo morro acima. Confesso que fiquei receosa, mas a vontade era maior de estar no meio daquelas árvores altas e tão juntinhas.

Floresta-Negra-Dicas-Alemanha

E não é que a tal floresta é escura mesmo? A sensação era de estar naquelas florestas de filmes! Aquelas árvores altas, com tronco fino, folhas verdinhas e tão juntinhas, que impediam a entrada de luz na floresta.

Floresta-Negra-Dicas

A nossa última parada antes de Freiburg foi em uma cidadezinha que avistamos também em um vale, com várias construções enxaimel, imagem que todos nós idealizamos da Alemanha toda. A cidade se chamava Neustadt. Como estava frio e era feriado, a cidade parecia até fantasma, mas era linda.

Floresta-Negra-Neustadt

A prefeitura e única igreja de Neustadt

Já quase em Freiburg, um dos trechos mais bonitos da viagem: uma serra em plena floresta Negra, com uma estrada de ferro cortando as rochas e atravessando o vale em uma ponte, a Alte Ravennabrücke. Como neste momento da viagem chovia, as fotos de dentro do carro não ficaram boas. Mas a paisagem era esta, uma foto que achei depois.

As pouco mais de 4 horas de viagem se estenderam a quase metade de um dia que valeu super a pena. Fica a dica para quem não gosta de dirigir direto e vai fazer esta rota. 🙂 O próximo post desta viagem será sobre Freiburg 🙂

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Freiburg: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha


Comentários

Caroline

21/05/2018

Que legal esse post! Eu vou fazer o caminho inverso de Europa Park para Munique. Agora já sei que rota fazer e onde parar. Vc acha que da tempo de parar em Freiburg e em Lindau? Com essas duas paradas chegaria a quanto tempo de viagem (umas 7 horas)? Abraços!

    Destino Munique

    27/05/2018

    Olá Caroline,
    Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado do post!
    Saindo bem cedinho, vc consegue sim! Em Lindau você faz uma parada de mais ou menos 1 a 2 horinhas, porque depois são mais 2 horas mais ou menos até Munique. E Freiburg é bem próxima ao Europa Park 😉 Conseguindo sair cedinho, dá certo! Boa viagem!