Hofbräuhaus “HB”: a cervejaria mais famosa de Munique

Hofbräuhaus: Mais de 400 anos de tradição em Munique

A Hofbräuhaus, ou simplesmente HB, é a cervejaria mais popular e conhecida aqui em Munique. É um verdadeiro fevor de turistas durante todos os dias da semana.

Hofbrauhaus-Munique-Cervejaria

Fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para consumo apenas da realeza, embora muitos pensem, a Hofbräuhaus não é a mais antiga do mundo. A mais antiga é a Weihenstephan, localizada aqui na Baviera também, na cidade de Freising (30 km de Munique), fundada em 1040.

Apenas muito tempo depois de sua fundação, em 1828, a cervejaria Hofbräuhaus foi aberta ao público, deixando de ser um privilégio da corte e alta burguesia, por ordem do rei Luís I (ele mesmo, o Ludwig I cujo casamento originou a Oktoberfest). Além disso, ele ordenou a redução do preço, para que todas as pessoas tivessem acesso.

Em 1920 foi realizado na Hofbräuhaus o primeiro grande evento político do partido dos trabalhadores alemães, do qual Hitler fazia parte e em tal evento fez o seu discurso, apresentando o “programa de 25 pontos”, que seriam as diretrizes futuras do partido nazista (ou nazi, como é conhecido). Posteriormente muitos encontros do partido foram realizados na Hofbräuhaus e durante a Segunda Guerra, ela foi totalmente destruída, sendo reconstruída em 1958.

Hofbrauhaus-Munique-Alemanha-1

De volta ao presente: uma visita a Hofbräuhaus não pode faltar ao seu roteiro 😉 É animada, calorosa e uma viagem no tempo. A decoração rústica é linda e as pessoas (principalmente as mais velhas) frequentam o local vestidos a caráter, com Lederhosen e Dirndl, e se orgulham muito desta tradição.

Uma tradição antiga na Hofbräuhaus são as canecas que ficam guardadas nos armários da cervejaria e protegidas por cadeados, como verdadeiras joias, pois são heranças de família, que passam por diversas gerações e continuam a frequentar a cervejaria. Quem faz parte destas famílias possui a chave deste armário, devidamente numerado e o direito de beber sua cerveja nestas canecas, cada vez que visitam à cervejaria.

Hofbrauhaus-HB-Munique

No salão principal tem uma banda que toca o tempo todo músicas tradicionais da Baviera e claro, vestidos também a caráter. E de tempos em tempos, eles tocam a famosa Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit (um brinde ao aconchego!) e todos levantam os seus canecões e brindam juntos! Uma alegria só! 😉

Hofbrauhaus-Alemanha-Munique

A Hofbräuhaus dispõe de um salão que muita gente não sabe (no segundo piso), que em seu mezanino tem um pequeno museu, contando através de fotos e objetos, a história da cervejaria e fatos importantes que aconteceram por lá. Além disso, este salão possui um palco, no qual quase sempre há uma apresentação de música e dança bávara.

Hofbrauhaus-Salao-Superior

Comentar que a cerveja é maravilhosa parece até redundante. Lá você pode degustar a cerveja tradicional clara (chamada Original ou Helles), a de trigo (chamada Weißbier) e a escura (de malte, chamada Dunkel). Há também cerveja sem álcool e cerveja light (a Weiße leicht), que tem o teor alcoólico reduzido. Os canecões servidos possuem na faixa 5% – 6% de teor alcoólico, portanto, a onda após alguns é bem grande. Para quem não bebe cerveja, tem refrigerante, água e vinho 🙂

A cervejaria serve os pratos mais típicos da região: joelho de porco, salsichas diversas, Schnitzel, salada de batatas e Bretzl. O menu da cervejaria com os respectivos preços podem ser acessados através dos seguintes links em inglês e em alemão.

Hofbrauhaus-Comidas-Tipicas

A cervejaria Hofbräuhaus fica no seguinte endereço: Platzl 9 e funciona diariamente, de 9h às 23h30. Para jantar no local, chegue no máximo até às 20h30, pois a cozinha fecha cedo e eles servem um menu diferenciado (mais de petiscos) após este horário.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Frühlingesfest, festival da primavera, Munique, alemanha

Frühlingsfest 2019: a festa da cerveja na primavera

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Starkbierfest

Starkbierfest 2019: a festa da cerveja “forte”

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Neve em Munique, dicas, cuidados

O que muda quando está nevando em Munique & arredores: cuidados importantes


Comentários

Salegio back

02/11/2018

Muito obrigado Munique foi a viagem mais fantásticas da minha vida pena que foi poucos dias mais por onde passamos vimos imagens fantásticas lugares simplesmente maravilhoso rota romântica muito linda cervejaria HB de Munique de Berlim uma maravilha não sei quando vou poder retornar mais gostaria muito obrigado pátria mãe.

    Destino Munique

    06/11/2018

    Que maravilha Salegio que sua viagem foi ótima, ficamos felizes! 😉

Adriana Borelli

22/11/2017

Você sabe se aceitam reserva para o dia 31/12/2017? Obrigada

    Destino Munique

    23/11/2017

    Olá Adriana,
    Aceitam sim, porém fecha às 22h senão me engano, não há festas no local da virada.

Carolina

15/11/2017

Olá! Em 2010 fui na cervejaria com um grupo, na ocasião além de pratos do cardápio, havia um buffet para se servir à vontade, achei tudo muito bom! Sabem se ainda há está opção? Se houver, sabem a média de preço? Obrigada!!

    Destino Munique

    20/11/2017

    Olá Carolina,
    O serviço é a la carte agora 😉

JOEL SILVA

22/02/2017

Estive no HB ha 2 anos, e após dar uma lida no artigo de vocês, só posso dar os parabéns! Resumiram muito bem a historia e o ambiente do lugar! Belo trabalho!

    Destino Munique

    23/02/2017

    Olá Joel,
    Muito obrigada pela visita e ficamos muito felizes que tenha gostado do post 🙂 Ainda mais por já ter vivenciado esta experiência de estar lá 🙂

23/07/2015

Bateu saudade!! Marido vai à loucura na HB!! Rsrs

    Destino Munique

    23/07/2015

    Então venha, Sis!!!!!

    Destino Munique

    24/07/2015

    🙂