Krapfen: o doce do carnaval em Munique

Última atualização em 29 de janeiro de 2020 by Destino Munique

Vem chegando o carnaval em Munique e as vitrines das confeitarias ficam coloridas e saborosas: época de Krapfen, a famosa “Bola de Berlim” em outros países na Europa, ou “Berliner Pfannkuchen“, nome em outros lugares na Alemanha (que significa bola de berlim de frigideira), ou simplesmente “Berliner“.

Leia também: Carnaval em Munique – programação

Você encontra Krapfen o ano todo em Munique, mas nos seus sabores mais tradicionais: creme ou recheado de geléia de frutas, principalmente frutas vermelhas. Durante o carnaval eles ganham além de diversos sabores de recheios, coberturas que te faz literalmente comer com os olhos! Açúcar  de confeiteiro, baunilha, chocolates diversos, morango, framboesa…. uma variedade realmente grande!

Krapfen-Carnaval-Munique-Rischart

Krapfen da confeitaria Rischart (uma loucura!) / Foto créditos

Mas o que é este Krapfen? É um doce que associamos ao sonho do Brasil, devido ao formato e a massa, só que ele não tem um aspecto gorduroso, é mais sequinho. E infelizmente nunca achei um recheado de doce de leite, o meu sonho favorito no Brasil 🙂

Traduzindo Krapfen para o português ao pé da letra, o resultado é “rosquinha” (contudo de não ser exatamente uma rosca). Acredita-se que a origem do doce vem da idade média e o nome “Berliner” tenha a ver com um confeiteiro berlinense que produzia doces para os soldados de Frederico II, o Grande, rei da Prússia e inventou essa massa em forma de bolas de canhão, ganhando assim o nome de “Berliner” por causa do confeiteiro. Esta é uma das diversas histórias que existem sobre a origem do doce.

Leia também: 5 doces pra você provar em Munique!

Mas por que aqui na Baviera ele é tão consumido no carnaval? Eu os associo, devido ao colorido, aos confetes de carnaval, cores alegres desta época. Mas esta é apenas a minha teoria. Já ouvi dizer que tem a ver com a quaresma, que os fiéis católicos consumiam devido à alta concentração calórica, para guardar energia suficiente para os 40 dias de abstinência, além de ser um doce barato. Faz sentido, a Baviera conserva muitas tradições referentes aos alimentos nesta época da quaresma (vide a queridinha Starkbierfest – festa da cerveja de malte).

Você encontra o Krapfen na época do carnaval em diversos lugares, de confeitarias até supermercados. Os que mais gosto: padaria Wimmer, Ziegler, Rischart e Woener´sO preço varia, entre 1,20 € a 2,80 € a unidade, depende do sabor. Há diversas promoções, onde você comprando uma caixa com 6, paga 5 😉

Desejamos um ótimo carnaval e se em Munique, prove um Krapfen e conta aqui pra gente o que achou 🙂

Crédito foto destacada: Hotel Gassner | Fontes de pesquisa deste post: Brauchwiki.de

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais

Munique no inverno?! SIM !!!!

Dicas de Munique, Guia brasileira em Munique, Café da manhã bávaro

Café da manhã típico bávaro: uma experiência para vivenciar!

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2023: dicas do que curtir nesta época!

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação


Comentários