Krapfen: o doce do carnaval em Munique

Vem chegando o carnaval em Munique e as vitrines das confeitarias ficam coloridas e saborosas: época de Krapfen, a famosa “Bola de Berlim” em outros países na Europa, ou “Berliner Pfannkuchen“, nome em outros lugares na Alemanha (que significa bola de berlim de frigideira), ou simplesmente “Berliner“.

Você encontra Krapfen o ano todo em Munique, mas nos seus sabores mais tradicionais: creme ou recheado de geléia de frutas, principalmente frutas vermelhas. Durante o carnaval eles ganham além de diversos sabores de recheios, coberturas que te faz literalmente comer com os olhos! Açúcar  de confeiteiro, baunilha, chocolates diversos, morango, framboesa…. uma variedade realmente grande!

Mas o que é este Krapfen? É um doce que associamos ao sonho do Brasil, devido ao formato e a massa, só que ele não tem um aspecto gorduroso, é mais sequinho. E infelizmente nunca achei um recheado de doce de leite, o meu sonho favorito no Brasil 🙂

Traduzindo Krapfen para o português ao pé da letra, o resultado é “rosquinha” (contudo de não ser exatamente uma rosca). Acredita-se que a origem do doce vem da idade média e o nome “Berliner” tenha a ver com um confeiteiro berlinense que produzia doces para os soldados de Frederico II, o Grande, rei da Prússia e inventou essa massa em forma de bolas de canhão, ganhando assim o nome de “Berliner” por causa do confeiteiro. Esta é uma das diversas histórias que existem sobre a origem do doce.

Mas por que aqui na Baviera ele é tão consumido no carnaval? Eu os associo, devido ao colorido, aos confetes de carnaval, cores alegres desta época. Mas esta é apenas a minha teoria. Já ouvi dizer que tem a ver com a quaresma, que os fiéis católicos consumiam devido à alta concentração calórica, para guardar energia suficiente para os 40 dias de abstinência, além de ser um doce barato. Faz sentido, a Baviera conserva muitas tradições referentes aos alimentos nesta época da quaresma (vide a queridinha Starkbierfest – festa da cerveja de malte).

Você encontra o Krapfen na época do carnaval em diversos lugares, de confeitarias até supermercados. Os que mais gosto: padaria Wimmer, Ziegler, Rischart e Woener´sO preço varia, entre 1,20 € a 2,40 € a unidade, depende do sabor. Há diversas promoções, onde você comprando uma caixa com 6, paga 5 😉

Krapfen-Carnaval-Munique-Rischart

Krapfen da confeitaria Rischart (uma loucura!) / Foto créditos

Desejamos um ótimo carnaval e se em Munique, prove um Krapfen e conta aqui pra gente o que achou 🙂

Crédito foto destacada: Hotel Gassner

Fontes de pesquisa deste post: Brauchwiki.de

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br

 


Saiba mais
Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Dicas dos melhores chocolates quentes em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Os melhores chocolates quentes no centro histórico de Munique

Dicas de Munique, Guia brasileira em Munique, Café da manhã bávaro

Café da manhã típico bávaro: uma experiência para vivenciar!

Rua Ludwigstrasse, Munique, Alemanha, guia brasileiro em Munique

Rei Ludwig I e o seu legado em Munique

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique


Comentários