A lei da pureza da cerveja alemã e os seus mais de 500 anos

Última atualização em

Saibam um pouquinho da história da lei que garante a qualidade da cerveja alemã

A cerveja alemã é conhecida mundialmente pelo seu sabor, qualidade e prestígio, desde a época que a Alemanha ainda não era a Alemanha de hoje, e sim uma região formada por diversos impérios, com diferentes costumes e dialetos, mas com algo em comum: a cerveja.

Exatamente no dia 23 de abril de 1516, em uma cidade aqui na Baviera chamada Ingolstadt, um certo duque chamado Guilherme IV, assinava uma lei que garantia uma composição única para as cervejas aqui produzidas: a Lei da Pureza da Cerveja, em alemão, das Reinheitsgebot.

Wie das Bier im Sommer und Winter auf dem Land ausgeschenkt und gebraut werden soll

Lei-Pureza-Cerveja-Alemanha

Duque Guilherme IV

Em outras palavras, a composição da cerveja deve ser a mesma em qualquer época do ano, seja verão ou seja inverno, composição a qual era malte, cevada, lúpulo e água, em quantidades precisas e definidas, além de que os mestres cervejeiros ganhariam consumidores pela qualidade do seu produto, pois por muitos anos os preços foram fixados, para não existir concorrência pelo preço.

Mas qual seria a motivação para esta lei? A composição da cerveja nesta época era digamos que duvidosa. Cada cervejeiro misturava o que bem queria na sua cerveja (de raízes de plantas diversas até ingredientes tóxicos, como fuligem) e como este “alimento” era bastante consumido e algo por aqui sagrado, os consumidores precisavam de uma lei que os protegessem. Inclusive esta lei é a mais antiga do mundo no que se refere aos direitos do consumidor e serviu para banir os mestres cervejeiros que não honrava a sua profissão.

Em algumas outras cidades, antes de abril de 1516, foram estipuladas por seus governantes leis parecidas com a lei da pureza da cerveja, inclusive em Munique, que em 30 de novembro de 1487, teve esta lei assinada pelo duque Albrecht IV, estipulando o lúpulo, água e malte como ingredientes para produção da cerveja na cidade. Neste momento, a lei se aplicava só a Munique. Mas desde então, os governantes já estavam tentando colocar “ordem” na casa.

Nos dias atuais esta lei é mais flexível, pois existem cervejas aqui com outros ingredientes junto aos estipulados pela lei, os preços não são tabelados, mas não quer dizer que a lei foi esquecida e não vigora mais. Tornou-se uma tradição, expandiu-se para toda Alemanha e ao mesmo tempo é um dos pontos altos do marketing da cerveja daqui.

Esta data é lembrada aqui na Alemanha, principalmente na Baviera. Em 2016 os 500 anos de existência da lei foi comemorado em Ingolstadt com direito a presença da chanceler Angela Merkel, que deu até uma provinha e disse em público que a data é sim para ser comemorada e motivo de orgulho. Também acho!!!!

Fonte deste post: Portal oficial da cidade

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br

 


Saiba mais
Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest 2019: Dúvidas comuns sobre como se programar para a festa

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2019

Oktoberfest com crianças, dicas, Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Oktoberfest com crianças e bebês: dicas

Guarda-volumes em Munique, estação de trem, dicas

Guarda-volumes em Munique: onde deixar a mala

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe


Comentários