Rei Ludwig I e o seu legado em Munique

Este ano faz exatamente 150 anos da morte de um ícone da história de Baviera, o engenhoso e bravo rei Ludwig I, pelo qual particularmente tenho grande admiração. Quem já fez o tour Munique a pé conosco sabe que o nosso coração bate mais forte ao falar sobre ele e suas contribuições para a cidade.

O nome Ludwig não soa estranho, você deve está se perguntando, seria o “rei louco da Baviera”? Não, este também é Ludwig (segundo “II”), porém o neto do Ludwig aqui em questão, que além do mesmo nome, eles tinham outras semelhanças, que você vai descobrir neste post 😉

Ludwig-Rei-Baviera-1

Reis da Baviera Ludwig I (1825-1848) e Ludwig II (1864-1886)

Ludwig I nasceu em 25 de agosto de 1786, em Strasbourg e faleceu em 29 de fevereiro de 1861, com 81 anos, em Nice. Ele viveu bastante para uma época que a expectativa de vida não era longa.

Curiosamente, seu neto, Ludwig II, também nasceu em 25 de agosto, em Munique, no grandioso Palácio Nymphenburg, onde o seu avô deixou uma coleção de pinturas de uma de suas paixões: a beleza feminina, a Schönheitgalerie, com 38 pinturas de retratos de mulheres que ele admirava por sua beleza em vida.

Toda essa admiração pelas mulheres foi também responsável por parte da perda de sua popularidade nos últimos anos do seu reinado. Ludwig I teve casos extra conjugais que caíram na boca do povo em um reino onde o catolicismo exercia bastante influência, que aliado a outros fatores, obrigou-o a passar a coroa para o seu filho Maximiliano II, o pai de Ludwig II.

De toda história da Baviera, a herança deixada pelos monarcas é a marca registrada da cultura e estilo de vida local. Ludwig I começou a fazer parte da história antes de ser um grandioso rei, quando em 1810, se casou com Teresa de Saxe-Hildburghausen, promovendo uma grande festa integrando a corte e a população, a Oktoberfest.

Apaixonado por arquitetura, em especial pelo estilo greco-romano, promoveu uma grande reforma urbanística durante o seu reinado em Munique, dando um jeitinho de Munique moderna inspirado neste estilo arquitetônico.

Ludwig-Biblioteca-Igreja-Munique

Biblioteca do estado da Baviera construída entre 1832-39 e igreja Ludwigskirche

Passeando em Munique, certamente você irá de deparar com monumentos imponentes como o Pórtico dos Marechais  (Feldherrnhalle) na praça de Odeon, o Portal da Vitória (Siegstor) dividindo as ruas Ludwig e Leopoldo, o Hall da Fama (Ruhmeshalle) com a imponente estátua de bronze Bavaria, no local onde é realizada a Oktoberfest (Theresienwiese) e a emblemática Praça do Rei (Königsplatz), remetendo uma volta ao passado, inspirada na antiga Acrópole. Estas são algumas das obras do seu reinado, cujo o objetivo era transformar Munique na Atenas do Isar (Isar é o nome de um rio que corta Munique).

Ludwig-Feldhernnhalle-Munique

Pórtico dos Marechais, inspirado na Loggia dei Lanzi de Florença, obra do arquiteto Friedrich von Gärtner

Ludwig-Siegestor-Munique

Portal da Vitória, inspirado no Arco Constantino de Roma, obra do arquiteto Friedrich von Gärtner

Ludwig-Munique-Konigsplatz

Praça do Rei e Hall da Fama, obras do arquiteto Leo von Klenze

Além de monumentos encomendados no seu reinado, em Munique temos uma extensa rua com o seu nome (Ludwigsstraße) onde encontra-se uma estátua em sua homenagem.

Ludwig-Ludiwigstrasse-Munique

Rua Ludwigstraße em Munique

Ludwig-Bayern-Munique-264x300

E todo este talento e aptidão para artes inspirou o seu neto Ludwig II, que recebeu o nome do avô por nascerem na mesma data. Quando rei, Ludwig II tinha como um dos seus objetivos transformar Munique em uma cidade de referência cultural na Europa.

O aniversário de morte de Ludwig I foi lembrado em jornal aqui na cidade e assim resolvi hoje escrever um pouquinho sobre este ícone bávaro.

Ludwig-Rei-Baviera

Ludwig I na capa do jornal Hallo München

Muito mais sobre ele e a herança dos monarcas bávaros você descobre conosco no nosso tour Munique a pé, uma imersão na história, cultura e cotidiano da cidade, de uma forma bem descontraída e leve 😉

Agradeço imensamente a duas professoras que tive aqui na Alemanha, bávaras de raiz, que foram responsáveis por me ensinar tanta coisa da história e cultura local (além da língua alemã), e me permitirem exercer esta profissão com tanto orgulho: Catharina e Elisabeth, que são as fontes do que estou compartilhando hoje neste post com vocês 😉

Leia aqui em depoimentos o que os nossos viajantes contam sobre os tours privativos feitos conosco em Munique e arredores 😉

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Aniversário Destino Munique, Alemanha

Quinto aniversário do blog do Destino Munique

Hop on Hop off Munique, Sightseeing de bonde, Tram 19, guia brasileira em Munique

Sightseeing em Munique de bonde linha 19

Dicas de Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade

Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro


Comentários