Maibaum: a tradição da árvore de maio na Baviera

Conheça um pouco da tradição do Maibaum e a despedida do frio na região

Aqui em Munique onde geralmente tem uma praça com Biergarten ou mercadinho ao céu aberto, tem sempre um mastro bem alto e relativamente fino, todo enfeitado e pintado nas cores azul e branca, chamado Maibaum, em português Árvore de Maio.

Por muito tempo me perguntei o que era isso quando vim morar na cidade, pesquisei o que significava, mas não me dava por satisfeita com o que isso realmente significava até os dias de hoje no cotidiano na cidade. É um costume local muito antigo.

Conversando com um colega de trabalho bávaro da gema, tive as minhas perguntas respondidas e vou contar hoje aqui pra vocês.

O Maibaum marca a entrada de uma época próspera na cidade, a chegada do calor com a primavera e o início da época da colheita. Aqui na Baviera, ele tem o mastro nas cores azul e branca que simbolizam as cores da bandeira do estado, além de prosperidade.

Maibaum-Baviera-Alemanha

O Maibaum no mercado dos Vitualhas (Viktualienmarkt)

Todos os anos, no dia 1 de maio, há uma festa tradicional para a troca dos mastros, confeccionados pelos moradores do bairro, região ou dos vilarejos, no caso de cidade menores (chamadas aqui Dorf) e todo o cuidado é pouco durante a produção, pois este imenso mastro pode ser roubado (Maibaum klauen, em alemão), de uma forma amigável, no meio da noite e em troca, o grupo que roubou, ganha cerveja e comida de graça.

Pra isso, durante a produção da nova Árvore de Maio, as tarefas são bem divididas: há um grupo destinado à segurança do Maibaum, vigiando dia e noite para que ninguém o roube.

Resumidamente esta é a brincadeira, que para tal claro existem regras (estamos na Alemanha rs!), que variam de local pra local, como por exemplo, no dia da troca, o Maibaum não pode ser mais roubado, até mesmo na noite anterior, dia 30 de abril, conhecida aqui como a Freinacht (noite livre), noite na qual os locais cometem “travessuras” pela cidade, de forma extrovertida e não ofensiva.

É uma brincadeira muito pacífica e organizada, este meu colega inclusive me contou que o pai dele faz parte do sindicato do Maibaum em Munique.

Faz parte também da tradição que o novo Maibaum seja erguido pela população, pelos homens, sem uso de guindaste, mas hoje em dia em muitos lugares é usado este equipamento para erguê-lo. As mulheres por sua vez amarram fitas azuis e brancas no tronco, pois após erguido, um show a parte começa em volta do novo Maibaum na praca: Tanz in den Mai, a dança de maio, onde as mulheres dançam vestidas com a roupa típica local fazendo um carrossel com as fitas amarradas na Árvore de Maio.

Novo Maibaum erguido, dança concluída, festa para todos, celebrando também o feriado, dia do trabalhador. Cerveja e comidas típicas não faltam para uma festa onde toda a família vai para comemorar a despedida oficial do frio na cidade, que sempre dá um toque especial na semana anterior, geralmente com neve, proporcionado pelo indeciso mês de abril (April, April, der macht was er will – Abril, abril, faz o que quer).

Uma ótima oportunidade de você que está visitando a cidade curtir esta tradição e outras aqui na cidade é na Frühlingsfest e na Marienplatz, no dia 1 de maio.

A tradição do Maibaum existe em outras regiões na Alemanha, assim como na Áustria, Rep. Checa e Suíça. Como é a celebração do Maibaum na sua cidade? Compartilhe conosco!

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Starkbierfest

Starkbierfest 2019: a festa da cerveja “forte”

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique


Comentários