Berlim: Meu top 10

Dicas de Berlim: #Destinos agora no ar no Destino Munique

Este é o primeiro post da nova coluna aqui no Destino Munique: Destinos. Nela, vamos trazer posts com dicas de viagens para outras cidades que já visitamos e que fizemos questão de cuidar detalhadamente dos nossos roteiros. E para começar não poderia ser diferente: dicas de Berlim!

Esta viagem foi super especial, pois fui acompanhada também com as minhas duas irmãs! Ficamos por lá 4 dias, em efetivo 3 dias de passeio intenso e um dia que acordamos com calma, arrumamos nossas coisas e no começo da tarde voltamos para Munique.

Berlim-Destino-Munique-Viaja

Ficaria mais em Berlim? Sim! Apesar de termos conhecido bastanteee coisa, gostaria de ir em alguns lugares que não fui, como visitar os da Ilha dos Museus (Museuminsel), mais um motivo para retornar (leia este post sobre a nossa segunda vez turistando em Berlim).

Ficamos hospedados ao lado da Hauptbahnhof de Berlim, no hotel Meininger Hotel e chegamos pelo aeroporto Tegel. Fomos de ônibus para o hotel, linha Express TXL , cerca de 25 minutos. O ônibus segue para a Alexander Platz, passando também pelo Brandenburger Tor. Foi bem tranquilo e sem erro!

No nosso primeiro dia por lá resolvemos comprar um ticket daquele ônibus Hop-On, Hop-Off, pois bem na rua do hotel tinha uma espécie de “ponto final”, de diversas empresas e queríamos ter uma visão geral da cidade (Berlim é bem grande comparada às demais cidades daqui) e foi uma boa escolha. Fizemos uma volta completa com ele e depois fomos “subindo e descendo” nos pontos turísticos.

Compre aqui antecipadamente o ônibus Hop On Hop Off através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Nos demais dias, compramos o Berlin Welcomecard, com o qual você tem direito ao uso do transporte público e desconto para diversas atrações na cidade, além de mapas e um guia de bolso excelente.

Compre aqui antecipadamente o Berlin WelcomeCard através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Berlim-Hauptbahnhof-Destino-Munique

As nossas dicas de Berlim em um top 10, com o que mais gostei na cidade e acho que vale a pena conhecer!

1 – Checkpoint Charlie e o Mauermuseum

Começamos a descer do Hop-On, Hop-Off (em comum acordo!) pelo ponto auge da nossa viagem: Checkpoint Charlie! E realmente foi isso aí! Incrível pisar em um lugar que, você ouviu a vida toda, na escola, na televisão, toda história de conflitos, disputas políticas, um fervor, que marcou a vida de muita gente por aqui. É visível as diferença do lado oriental para o ocidental. Ele fica em cruzamento que é possível, pelas construções de um lado e do outro, você notar as diferenças entre o lado soviético e o lado americano.

Checkpointcharlie-Berlim-Destino-Munique

Berlim-Checkpointcharlie-Destino-Munique

Atravessando a rua, você irá ver o Mauermuseum (entrada gratuita!), que traz fotos e documentos com relatos da época, de pessoas que tentavam fugir do lado soviético para o lado americano e como eles tentavam fazer isso. Confiram 🙂

A região é recheada de lojas de souvinier e umas banquinhas na rua, nas quais você consegue adquirir pedaços do muro de Berlim, pertences de soldados americanos, soviéticos, como chapéu, medalhas, canetas (eles garantem ser originais rs).

Berlim-Souviniers-Destino-Munique

Um outro lugar ali do ladinho que achei bem interessante é o Mc Donalds, todo no clima do lugar hostil.

Berlim-McDonalds-Destino-Munique

Nem parece um Mc Donalds, não é?!

2 – Muro de Berlim

Visitamos dois pontos diferentes na cidade que há ainda parte do muro.

O primeiro fica na rua Niederkirchnerstraße 8 (cerca de 10 minutos andando do Checkpoint Charlie), onde fica a Topografia do Terror, um local onde os nazistas ficavam durante o seu regime, sede da antiga SS (Schutzstaffel, que significa tropa de proteção), onde eles planejavam e ordenavam os crimes executados por suas tropas. Muito rico em detalhes e interessante! A entrada é gratuita.

Berlim-Topografia-do-TerrorBerlim-Muro-Destino-MuniqueO segundo ponto foi o East Side Gallery, na rua Mühlenstraße, ao longo do rio Spree, onde no muro há diversas pinturas simbolizando manifestações políticas, protestos, pedidos de paz e homenagens.

Muro-de-Berlim-Destino-Munique

3 – Museu da DDR

No contexto ainda “queda do muro de Berlim”, este foi o museu que mais gostei. É uma viagem ao mundo da antiga DDR (Deutsche Demokratische Republik), como o lado soviético vivia. O museu é interativo, você pode tocar nos objetos, entrar num apartamento típico soviético típico daquela época, ver como as pessoas se comunicavam de um lado para o outro, enfim, super recomendo! Você pode comprar antecipadamente a entrada e evitar ficar em fila de espera no dia.

Compre aqui antecipadamente a entrada para o Museu da DDR através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Berlim-Museu-DDR

Dica: Assitam o filme Goodbye Lenin! Só lembrava deste filme nos primeiros momentos em Berlim 🙂

4 – Portal de Brandenburgo (Brandenburg Tor) e Parlamento (Reichtag)

Este portal é lindo de dia… lindo de noite! Atualmente ele é o símbolo da unificação alemã e onde ocorre muitos eventos em Berlim (maratonas, festa de Reveillon, onde ocorreu a festa da seleção alemã este ano pela Copa do Mundo).

Lá tiramos fotos divertidíssimas com acessórios de soldados americanos e soviéticos (tem que pagar), mas valeu a pena a bagunça!

Berlim-Brandenburgtor-Destino-Munique

Coladinho ao portal (uns 5 minutinhos) está o Reichtag, a sede do parlamento alemão. Lindo! Para visitar é necessário uma reserva online antes.

Berlim-Reichtag-Destino-Munique

5 – Memorial do Holocausto

É o memorial em homenagem aos Judeus perseguidos e mortos por toda Europa idealizado por um arquiteto americano, inaugurado em 2005. São diversos blocos de concreto cinza escuro em diversas alturas, distribuídos em fileiras e paralelos uns aos outros. No local há um salão na sua parte subterranea, onde há uma exposição de documentos de famílias vítimas do holocausto. Ele fica na rua Cora-Berliner-Straße 1 e a entrada é gratuita.

Berlim-Memorial-Holocausto

6 – Praça Alexander Platz e arredores

Esta praça foi um dos lugares mais movimentados e alternativos que vimos em Berlim. Nela está o famoso relógio Urania-Weltzeituhr, que possui diversos diferentes fuso horários do mundo.

Berlim-Alexander-Platz-Destino-Munique

Na mesma região está a torre de televisão (Berliner Fernsehturm) de onde ser tem uma vista bem legal da cidade. Lá do alto, mais uma vez, você perceberá nitidamente a diferença entre a antiga parte soviética e a parte americana através das construções. Os tickets tem horário agendado para subida e as filas são geralmente bem grandes. Como não compramos antecipado, conseguimos visitá-la apenas 2h após o horário da compra.

Compre aqui antecipadamente o bilhete para a  sua visita da Torre de Televisão através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Berlim-Torre-Destino-Munique

Berlim vista da Torre e o Rotes Rathaus

Enquanto você possivelmente espera o horário da sua subida na torre, ali perto também fica a prefeitura de Berlim, o Rotes Rathaus, numa praça bem bonita com a linda fonte Netuno em frente.

Berlim-Netuno-Torre

7 – Praça Gendarmenmarkt

Localizada bem no centro histórico da cidade, foi a praça mais bonita e harmônica que visitei por lá! Nela há uma belíssima estátua (Estátua Schiller) no seu centro e 3 belíssimas construções: a Casa dos Concertos (Konzerthaus), a Catedral Alemã (Deutscher Dom) e a Catedral Francesa (Französischer Dom).

Berlim-Gendarmenmarkt

8 – Avenida Unter den Linden e Ilha dos Museus (Museuminsel)

Passeio obrigatório a, desde a ilha dos Museus, onde próximo fica a Catedral de Berlim (na praça Lustgarten) até o portal de Brandenburgo. Esta é avenida mais famosa da cidade e ao longo dela vocês verão construções belíssimas.

Berlim-Catedral-Destino-Munique

Visitei os museus na minha segunda visita à cidade e conto isso em um outro post sobre Berlim aqui no blog 😉

9 – Passeio de barco pelo rio Spree | Dicas de Berlim

Na região da Ilha dos Museus, embarcamos neste passeio pelo rio Spree. O barco percorre o rio Spree passando por diversos pontos turísticos como a Ilha dos Museus, o Reichtag e a Catedral de Berlim, em mais ou menos 1 hora. Há uma narrativa do passeio e os lugares que você vai passando. Há passeios mais longos, com itinerários maiores (durando até 3h).

Compre aqui antecipadamente o passeio de barco no Rio Spree através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Berlim-Spree-Destino-Munique

10 – Potsdamer Platz e o Sony Center | Dicas de Berlim

Esta praça foi dividida com a construção do muro de Berlim. Após a queda, novos prédios foram construídos, tornando-se a parte moderna da cidade. Nela se encontra o edifício Sony Center com seu exuberante teto de vidro e a calçada da fama, com os super stars da Alemanha.

Berlim-Sony-Center

A Potsdamer Platz é considerada um point da cidade, uma região onde há restaurantes e bares bacanas, cinemas mais modernos, hotéis luxuosos, lojas, etc. Berlim-Postdamerplatz

Visitamos também o jardim Zoológico (Tierpark) e o palácio de Charlottenburg (a parte “Palácio Antigo” – Altes Schloss) com o seu belíssimo jardim. Ambos são legais, mas trocaria hoje o tempo que usei para visitá-los, por um ou dois Museus da Ilha dos Museus.

Berlim-Charlotenburg-Destino-Munique

Berlim-Zoo-Tierpark

Minha impressão de Berlim: uma cidade rica em história, de diferentes épocas e contextos, recheada de opções de lazer e entretenimento para diversos gostos, e acima de tudo…linda! Espero que curta as nossas dicas de Berlim 😉

Procurando hospedagem em Berlim? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio


Comentários

Fernanda

03/11/2014

Emocionante relembrar a nossa sis trip!! Eu amei essa cidade, foi uma aula de história!! Recomendo a visita!!