Natal na Alemanha: tradições e percepções

O mês de dezembro é muito especial e celebrado aqui na Alemanha. A Baviera é um estado de maioria católica (praticante), fortalecendo as tradições natalinas mais antigas, além de estar mais próximo da família e dos amigos, o verdadeiro espírito de Natal 😉

A partir do último domingo de novembro, inicia-se a época de Advento (Adventszeit), que são os dias que antecedem a noite de Natal. Há quatro domingos (Adventssonntage) neste período e nestes dias, as famílias e amigos se reúnem em suas casas para passar a tarde (ou o dia todo) juntos. Como símbolo desta série de domingos, a cada domingo é acesa uma das vela da coroa de Advento (Adventskranz). Esta é uma tradição da igreja católica.

Coroa de Advento / Foto créditos

No lanche são servidos os tradicionais biscoitinhos caseiros de Natal, chamados Plätzchen. Nesta época você encontra em todos os lugares o que é preciso para prepará-los (ingredientes, as forminhas em diferentes formatos, livro de receitas). Você também pode comprá-los prontos, mas a tradição é fazer em casa com toda a família, um programa muito adorado pelas crianças.

Os tradicionais biscoitinhos Plätzchen / Foto créditos

Há uma variação enorme de receitas para estes biscoitinhos: chocolate, mel, amêndoas, laranja, dentre outros. E como nesta época já está bastante frio, para acompanhá-los toma-se chá, chocolate quente ou simplesmente café.

Leia também aqui no blog as dicas dos doces natalinos para você provar na sua visita à Munique nesta época 😉

Para esta contagem regressiva até a noite de natal tem o calendário de Advento (Adventskalender ou Weihnachtskalender), no qual em cada dia, você pode, por exemplo, preparar uma pequena surpresa para uma pessoa da sua família, que mora com você, deixar uma mensagem, um chocolate ou até mesmo um vale presente.

Natal, Alemanha, Munique

Calendário de Advento / Foto créditos

No dia 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau (St. Nikolaus) que é como se fosse o nosso Papai Noel. Na véspera deste dia as crianças colocam o seu “sapatinho” limpinho atrás da porta, para esperar uma surpresa do Nicolau no dia seguinte. Os pais geralmente compram um Nicolau de chocolate, doces (aquelas balas em forma de bengalinhas coloridas), o famoso Lebkuchen em formatos divertidos e colocam dentro da botinha de natal. Nas ruas onde há mercados de natal e nos shoppings, o Nicolau distribui para as crianças amêndoas, chocolates e até frutas da época (como tangerinas e maçãs).

Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

São Nicolau distribuindo chocolate em um shopping na cidade

Durante toda época de Advento acontecem os famosos mercados de Natal na Alemanha. Devido ao frio desta época, as bebidas quentes são os maiores atrativos: o Glühwein (vinho quente), o Feuerzangenbowle (vinho quente flambado) e o Kinderpunsch (bebida quente para crianças e quem não aprecia bebida alcoólica).

Ao longo do mês a cidade as luzes de Natal tomam conta da cidade: fachadas de lojas e casas, varandas dos apartamentos, porém a tradicional árvore de Natal dentro das casas não é montada no dia 6 de dezembro, como é para nós, um mês antes do dia de Reis. O costume aqui é ter uma árvore natural em casa, onde você pode comprar facilmente em qualquer lugar (mercados, lojas de plantas, feira nas ruas – como acontece na praça Odeonplatz todos os anos).

Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

Luzes do natal no centro histórico

A árvore é ornamentada geralmente na véspera da noite de Natal. No topo da árvore também é pendurada a estrela de Natal, simbolizando a estrela de Belém, que foi o aviso da chegada do menino Jesus aos Reis Magos.

Tenho que confessar que a nossa árvore é artificial, já montada e ornamentada no dia 6 de dezembro. Muito difícil mudar isso, gosto da nossa casa toda decorada com clima de natal no mês de dezembro, por mais que uma árvore de verdade seja muito bonita. Quando amigos alemães nos visitam e veem a árvore prontinha, tomam um susto. 😉

Na véspera de Natal (Heiligabend), dia como os nossos, no qual as famílias se reúnem para ceiar e festejar o Natal, as crianças esperam, ao invés do Papai Noel (com um saco de presentes) o espírito do menino Jesus (Christkind), que chega “invisível” nas casas para abençoar as famílias, conforme contam os pais. A estrela já está colocada no topo da árvore de Natal anunciando a chegada de Jesus.

Uma tradição antiga é ter na mesa um sino e ao ser tocado, é o momento de todos irem à mesa e ceiar.

Ah… aqui na Alemanha o dia 26 de dezembro é feriado, é o segundo dia de Natal 🙂

As diferenças entre São Nicolau, Papai Noel e espírito do menino Jesus estão relacionadas às questões religiosas e históricas que ocorreram aqui na Europa, ficando cada região com uma variação diferente para a figura natalina. Por influência americana, todos conhecem o famoso Papai Noel por aqui.

Natal em Munique, Alemanha

Estas são algumas das tradições desta época. Como nossa família é brasileira, estamos nos adequando e sempre conhecendo novos costumes com os nossos amigos alemães.

Desejamos a você e toda sua família um ótimo Natal!  Frohe Weihnachten 🙂

Foto destacada créditos Zeit online

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Tempo em Munique, Alemanha, Novembro, guia brasileira em Munique

Munique mês a mês: novembro

Tollwood, Festival de Inverno, Dicas de Munique, Guia Brasileira em Munique

Tollwood 2017: festival de inverno em Munique

Munique com bebês e crianças

Munique com bebês e crianças pequenas: dicas

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2017

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2017

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Natal em Munique: doces delícias desta época


Comentários