Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto

Descubra a magia da vila de Schwangau e o belo castelo Neuschwanstein

Localizada no final da Rota Romântica (Romantische Straße, em alemão), é bem perto de uma encantadora cidade chamada Füssen que está um dos cartões postais da Alemanha mais conhecidos no mundo todo, o qual foi a inspiração para Walt Disney criar o castelo da Cinderela: o Castelo Neuschwanstein (Castelo do Cisne de Pedra, em português).

O Destino Munique realiza este sonho de levar você e o seu grupo em um passeio PRIVATIVO para conhecer a cidade dos castelos de conto de fadas, visitando o Castelo Neuschwanstein. Organizamos tudo, desde o transporte (trem regional ou mini van com motorista licenciado) partindo de Munique, com guia brasileira. Envie um e-mail para [email protected] e solicite o seu orçamento. 🙂

Lindo, esplêndido, imponente… mas a melhor palavra que o descreve: UM SONHO! Um mix entre a paisagem local, com os Alpes ao fundo e a bela construção… uma combinação perfeita, que parece ter saído de um livro de conto de fadas.

Neuschwanstein-Fussen-Munique1

A vista do Castelo Neuschwanstein da Ponte Marienbrücke

O passeio se torna mais encantador pois além do castelo Neuschwanstein, você ainda encontra no mesmo lugar mais um outro lindo castelo, o Castelo Hohenschwangau (Castelo do Grande Condado do Cisne, em português). Ambos localizam-se em um uma posição privilegiada, de modo que você em qualquer um dos castelos tem uma vista linda do outro, pois o Castelo Neuschwanstein foi construído de frente para o Castelo Hohenschwangau, propositalmente. Mas por que? Vou contar um pouquinho sobre pra vocês, mas o legal é descobrir tudo por lá e sentir a história 😉

Dicas de hotéis em Füssen/Schwangau (centro histórico, castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein) recomendandos pelos nossos viajantes 😉

Hotel Schlosskrone | Luitpoldpark-Hotel | Hotel Sonne | Hotel Hirsch | Hotel Füssen

O Castelo Hohenschwangau foi o primeiro a ser construído, ainda na idade média. Em 1837, o rei Maximilian II da Baviera tomou posse do castelo em meio de ruínas de uma antiga fortaleza medieval e o reconstruiu, tornando-se a sua residência de veraneio para a família. Posteriormente, após a sua morte, um dos seus filhos, o primogênito Ludwig II (nascido no palácio Nymphemburg em Munique e responsável também pela construção dos palácios Linderhof e Herrenchiemsee), foi nomeado rei da Baviera e foi residir no castelo junto com a sua mãe, de onde teve a ideia de se construir o segundo castelo, o Castelo Neuschwanstein. Ludwig II tinha ideias geniais e engenhosas para época, tido por muitos, por louco.

Hohenschwangau-Dicas-Castelo

Castelo Hohenschwangau

O curioso de toda esta história é que quando o Castelo Neuschwanstein estava próximo de sua conclusão, em 1886, o rei Ludwig II foi declarado insano por uma junta médica e aprisionado, levado para Schlossberg. Posteriormente ele foi encontrado morto no lago Starnberger (o Starnbergersee, próximo a Munique), por motivos até hoje oficialmente desconhecidos.

Ludwig II nem chegou a residir no seu idealizado castelo. Ele tinha um motivo para idealizar a sua maior obra neste penhasco, de geografia acidentada e que por isso, a construção levou mais tempo do que o por ele planejado. Em suas palavras:

“É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo.”

Neuschwanstein-Castelo-Guia-em-Munique

Neuschwanstein-Panoramica-Alemanha

A minha dica é destinar um dia de sua viagem para conhecer os castelos! Chegando ao local, há uma bilheteria que vende tours guiados (em inglês ou alemão, com hora marcada) ou audio guide (que há em português, também com hora marcada) para visitar o interior dos dois castelos. Você também pode reservar pelo site. Cada tour dura cerca de 35 minutos. Só é permitida a visita dentro dos castelos com um funcionário/guia da empresa que os administra.

A distância entre os dois castelos é razoavelmente pequena à primeira vista, porém ambos são localizados em diferentes montanhas, ou seja, há subidas pela frente. Atentem-se ao tempo que falarei em seguida, para você fazer um bom planejamento no horário dos tours a serem comprados 🙂

Visite primeiro o Castelo Hohenschwangau. Na conclusão do tour, desça pelo caminho por trás do castelo. O caminho é lindo, beirando o lago dos Alpes, de onde se tem uma linda vista dos Alpes e do Castelo Neuschwanstein. Este passeio por trás do castelo dura cerca de 20 minutos. Atenção! O caminho da bilheteria até este castelo a pé dura cerca de 20 minutos. Você tem a opção de ir de carruagem, que tem como ponto de partida ao Hotel Müller.

Neuschwanstein-Lago-dos-alpes-Munique

Os tons de azul do Lago dos Alpes

Entre os castelos, há um centrinho com restaurantes e outras opções mais rápidas para comer (como um tradicional Curry Wurst no pão com batatas fritas). Tente fazer um lanche rápido para não perder a hora do próximo tour (caso tenha comprado!).

Neuschwanstein-Centrinho-Fussen-Munique

Vila de Schwangau do alto do Castelo Hohenschwangau

Você pode chegar ao Castelo Neuschwanstein de três formas diferentes: andando (subindo ladeira acima, cerca de 20 a 30 minutos de caminhada), de carruagem e de ônibus. O embarque de carruagem é em frente ao Hotel Müller e o ticket comprado direto com o condutor da mesma. Para embarque de ônibus, há um ponto no começo do trajeto (você irá ver muitas pessoas no local) e o ticket é comprado no ônibus. Não há reservas para carruagens e tickets do ônibus, os mesmos são frequentes e os tickets são comprados na hora.

O ônibus te deixará na via de acesso principal já quase no topo desta montanha. Dura menos de 10 minutos a viagem e este trajeto a pé até o castelo entre 10 e 15 minutos (se você for direto, MAS as melhores fotos são tiradas neste trajeto).

Exatamente no local, onde você descerá do ônibus, há uma placa indicando as direções do Castelo Neuschwanstein e da ponte Marienbrücke (ponte da Maria, em português). É desta ponte de madeira que você tem a MELHOR foto do castelo, com o castelo… um dos pontos auge do passeio! Você pode ir na Marienbrücke após o seu tour dentro do castelo, caso o intervalo de tempo seja curto, mas não deixe de ir. Reserve cerca de 20 a 30 minutos para esta parada, pois há quase sempre um fila até o acesso à ponte e um tempinho para curtir a vista magnífica de lá 😉

Neuschwanstein-Marienbrucke-Vista

Schwangau no verão

Os castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein estão abertos em todas as estações do ano, porém a ponte Marienbrücke durante o inverno fica fechada (por causa na neve), assim como a estrada de acesso ao castelo percorrida pelos ônibus, não tendo assim esta opção de transporte para acesso ao castelo.

Nueschwanstein-Outono-Guia-em-Munique

Schwangau no outono

Neuschwanstein-Castelo-Inverno

Schwangau no inverno

Um detalhe não muito agradável de ambos os tours é que dentro dos castelos não pode fotografar. Mas as lindas imagens ficam pra sempre na nossa memória!

Outros detalhes para ajudar na sua visita:

Horários de funcionamento (preços e horários de 2019)

Ambos os castelos ficam abertos diariamente, exceto no Natal e Ano Novo.

  • Castelo Hohenschwangau: No inverno (segunda quinzena de outubro a março) das 9h às 15h30 e no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 8h às 17h30. A entrada para adultos custa 13 euros e para menores de 18 anos acompanhados dos pais é gratuita.

  • Castelo Neuschwanstein: No inverno (segunda quinzena de outubro a março) das 9h às 15h e no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 8h às 17h. A entrada para adultos custa 13 euros e para menores de 18 anos acompanhados dos pais é gratuita.

Preços do acesso aos castelos de carruagem (preços de 2019)

  • Ao Castelo Hohenschwangau: A subida ao castelo custa 5 euros/pessoa e a descida custa 2,50 euros/pessoa.

  • Ao Castelo Neuschwanstein: A subida ao castelo custa 7 euros/pessoa e a descida custa 3,50 euros/pessoa.

Atenção! No inverno, se houver neve ou gelo no caminho, não há subidas/descidas de ônibus e de carruagem, assim como alguns acessos ao redor do castelo e a ponte Marienbrücke ficam fechados.

Preços do acesso ao castelo Neuschwanstein de ônibus (local de partida no estacionamento “Alpseeparkplatz P4”)

  • Subida: 2,50 euros/pessoa

  • Descida: 1,50 euro/pessoa

  • Subida e descida: 3,00 euros/pessoa

Estacionamento (preços de 2019):

Há estacionamento no local, porém disputadíssimo! Verifique no local onde é permitido estacionar para evitar multas e reboque.

  • Carro: 7 euros/dia

  • Ônibus: 15 euros/dia

  • Motorhome: 8,50 euros/dia

  • Moto: 3 euros/dia

Mapa para auxiliar na localização:

Leia mais sobre a Rota Romântica aqui no blog 😉

Rota Romântica na Alemanha: dicas

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes

Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Fonte e informações deste post: portal oficial do castelo Neuschwanstein

 

Procurando hospedagem em Schwangau? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Castelos e palácios em Munique, na Alemanha, Dicas, guia brasileira em Munique

10 castelos e palácios para visitar em Munique e arredores

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Castelo Blutenburg, dicas, Munique, Alemanha

Castelo Blutenburg: sossego e beleza perto de Munique

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança

Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio

Castelo de Hohenzollern, Alemanha, Baden-Württenberg, guias brasileiras na Alemanha

Castelo de Hohenzollern: um dos castelos mais bonitos da Alemanha


Comentários

Thaise Calaça

10/08/2019

Olá!

Suas postagens aqui e no instagram são minhas fontes de pesquisa preferidas!

Não achei a informação sobre funcionamento em feriados. Poderia me dizer se o castelo fica aberto no dia 03/10?

Gratidão!

    Destino Munique

    12/08/2019

    Olá Thaise, obrigada pelo carinho 🙂
    Fica aberto sim nesta data 🙂

Rafael

08/07/2019

Olá..
Em um de seus posts, vi sobre o ticket de 14 dias para entradas nos Castelos e outros pontos de interesse na região da Baviera. Quando faço a reserva da visita dos Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau, eu preciso colocar o cartão de crédito. Como consigo usar o ticket de 14 dias nesses Castelos? Você acredita que vale a pena esse ticket de 14 dias?

    Destino Munique

    15/07/2019

    Oá Rafael,
    Este ticket vale a pena se vocês tiverem interesse em visitar bastante castelos/palácios na região.
    Sobre a questão de reservar antecipadamente a visita ao Neuschwanstein, sugiro contatar o mesmo para esclarecer qual é a atual necessidade, se é preciso hoje fazer reserva ou apenas chegando no dia desejado para visita já é suficiente.

Ana

25/04/2019

Olá Camilian!

Estou adorando as dicas! Eu e meu marido pretendemos percorrer a Rota Romântica em meados de outubro deste ano. Vc saberia informar nessa época quando o castelo Neuschwanstein estaria menos cheio? Qual horário de visitação dele seria mais aconselhável para fazermos a visita com mais tranquilidade?
Desde já agradeço!!

    Destino Munique

    27/04/2019

    Olá Ana,
    A dica é fazer a reserva online antecipada 😉 Assim não irá influenciar a sua visita 😉

LUCIA

16/10/2018

Boa Camilian!

Vc acha que no inverno vale a pena conhecer os castelos?
A subida à pé é difícil? ou tranquila?
Vou no para Munique dia 08/12.

abs

Lúcia

    Destino Munique

    16/10/2018

    Olá Lucia,
    Vale muito a pena visitar a região em todas as estações do ano 😉 E no começo de dezembro ainda estamos na época de transição de estações.
    A subida a pé em si não é difícil, a reta final do caminho até o castelo Neuschwanstein que é mais cansativa, pois é mais íngrime, mas se você não tiver problemas de locomoção, é em ordem 😉
    Um bom passeio!

Marina

24/09/2018

Bom dia!
Pretendo passar o Natal em Fussen e fazer a visita ao local dos castelos (não pretendo entrar neles). Sei que nos dias 24 e 25/12 o castelo fica fechado, mas como minha pretensão não é fazer a visita dentro deles, vale a pena ir nesses dias? Os transportes que levam até lá partindo de Fussen estão funcionando?
Obrigada!

    Destino Munique

    25/09/2018

    Olá Marina,
    Infelizmente não tenho esta informação pois nunca estive nestas datas no local 🙁

Lorene

12/09/2017

Oi. Boa noite. Adorei seu blog muito completo.
Estou com uma duvida. Vou a fussen na 2 metade de out, e como os castrlos fecham mais cedo, qual seria o melhor roteiro.
Estou com receio de ficar corrido,
Pois tenho que pegar o carro em Munique e ir pra fussen.
E o que mais há pra fazer em fussen? As lojas e restaurantes fecham que horas?
Será que não seria mais interessante visitar um só castelo e curtir a cidade ou ir para zugspiyze?
Obrigada

    Destino Munique

    12/09/2017

    Olá Lorene!
    Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado 🙂
    Então, nesta época como já escurece mais cedo, muda o horário de funcionamento mesmo dos castelos. De carro, indo cedo, dá tempo para visitar os dois castelos, que ficam em Schwangau na verdade, do ladinho de Füssen. Em Füssen tem um centrinho muito charmoso, com mais opções de comércio e restaurantes, já em Schwangau fecha tudo cedo – termina o funcionamento dos castelos, a cidade “fecha”, mas os restaurantes dos hotéis funcionam.
    Dividir o dia com a visita a um dos castelos e seguir para o Zugspizte é muito corrido, não recomendo. Se for para dividir, visite o palácio Linderhof, a 45 min mais ou menos de carro de Schwangau. Tem um post aqui no blog falando dele também 🙂

antonio cerqueira

03/08/2017

Camilian,

Fiz a compra on line dos tickets.
Eles agendaram a entrada no Hohenschwangau para 12:45 e para Neuschwanstein às 17:05.
Qual melhor lugar para almoçar lá? Vi o restaurante Alpenrose am see, você indica? Ele estará aberto após a visitar do Hohenschwangau?

    Destino Munique

    03/09/2017

    Olá Antonio,
    É um ótimo restaurante! O horário de funcionamento varia com a época do ano, recomendo antes da visita ao Hohenschwangau passar por lá e verificar 😉

Anderson

23/03/2017

Camilian, parabéns pelo blog! Muito útil e detalhado.

Pretendo ir à Alemanha no início de setembro/2017. Minha ideia é sair pela manhã de Munique de carro em direção ao Castelo Neuschwanstein e depois pernoitar em Lindau.
É possível fazer isso tranquilamente em um dia?
Quantas horas são necessárias para conhecer bem (sem pressa) os dois castelos?

Obrigado!
Anderson

    Destino Munique

    24/03/2017

    Olá Anderson,
    É um passeio de um dia inteiro, para visitar os castelos e curtir o lugar que é magnífico! 🙂
    No final do dia voce pode seguir para Lindau sem problemas 😉 Cerca de 1h30 de viagem de carro 🙂

Maira

18/03/2017

Oi….estou adorando suas dicas…Elas estão me ajudando muito.Dúvidas:
1- Você comenta de ir primeiro no castelo Hohenschwangou.Se eu for no outro mais tarde ,não estará muito mais lotado, sendo que é mais famoso? Por que você acha melhor ir nesse primeiro?( pretendo chegar em Fussen as 9:00.)
2- Duas horas seriam suficientes entre os dois castelos?
3- Quando chego em Hohenschwangou para pegar minhas reservas de ingresso, já pego as reservas dos dois castelos,certo?Agradeço desde já sua atenção. Super obrigada.

    Destino Munique

    19/03/2017

    Olá Maira,
    Fico feliz que esteja gostando das dicas!
    Fazendo a reserva antecipada, o sistema de reserva te obriga ir primeiro ao castelo Hohenschwangau. Comprando no dia da visita, você pode escolher (contudo deles recomendarem a primeira visita também ao Hohenschwangau, que fecha um pouco mais cedo). Como as visitas são programadas e com número de pessoas definidos a cada entrada a ambos os castelos, ao comprar/reservar você saberá se estará lotado ou não.
    Duas horas são suficientes entre você entrar no primeiro castelo, terminar a visita, se locomover imediatamente para o outro e visitar o outro, sem contar tempo de chegada, bilheteria e eventuais paradas para tirar foto, visitar o lago e subindo a pé para o Neuschwanstein (sem tempo de espera na fila da carruagem ou do ônibus). 😉

Márcio Pelluso

17/10/2016

Fiquei com uma dúvida: No inverno, se houver neve ou gelo no caminho, como subimos? Somente à pé? rsrs

Descobri seu site, agora estou lhe enchendo de perguntas! rsrsrs
Mas vou ajudar a divulgá-lo, pode deixar!

    Destino Munique

    17/10/2016

    Olá Márcio,
    No inverno pode subir a pé, não circulam ônibus até o castelo por causa da neve, ou de carruagem. 🙂

Dolores Vidal

15/09/2016

Bom dia

Amei suas dicas . Queria saber uma coisa o passeio é acessivel a quem usa cadeira de rodas motorizada?
Desde já agradeco.

    Destino Munique

    17/09/2016

    Olá Dolores,
    Obrigada pela visita 🙂
    É acessível sim. Na entrada do castelo apenas informar ao segurança a necessidade de usar elevador. Chegue um pouco antes do seu horário agendado para a visita, para que fique tudo bem organizado com eles 🙂 Bom passeio!

Samir

24/07/2015

Camilian, mto legal teu blog, parabéns!!

Qual distância de munique para os castelos? Indo de trem, quanto se gasta mais ou menos?

Bjos!!

    Destino Munique

    24/07/2015

    Olá Samir,

    Muito obrigada 🙂 Fico muito feliz por ter gostado 🙂
    Cerca de 2 horas do centro de Munique de trem.

    🙂

Beta

01/07/2015

Oi, bom dia
Adorei a sua dica dos castelos porém fiquei com uma dúvida; estarei de carro, então minha idéia é deixar o caaro no estcionamento do castelo Hohenschwangou, fazer o tour, descer por onde voce indica, visitar o castelo Neuschwangou. Então, minha dúvida, posso deixar meu carro no pprimeiro castelo e depois fazer o caminho inverso e pegá-lo?

    Destino Munique

    07/07/2015

    Olá Beta,
    Obrigada 🙂 Fico feliz por ter ajudado as dicas.
    Você pode deixar o carro direto no estacionamento e no final do passeio completo no local, pegar o carro. O importante é estacionar em local permitido. Chegando ao local, você verá placas de estacionamento “P1, P2 e P3” que eles chamam, P de Parking. 🙂