Nuremberg: do medieval ao contemporâneo

Última atualização em

Rica em beleza e história, incluir Nuremberg em seu roteiro é uma ótima pedida

A charmosa Nuremberg (Nürnberg, em alemão) é uma ótima opção de cidade a ser incluída no seu roteiro pela região sul da Alemanha.

Para quem estiver em Munique, com um pouco mais de tempo, é uma ótima opção para um bate-volta 😉 A viagem de trem rápido (ICE) dura 1 hora e de carro, dura pouco menos de 2 horas (cerca de 170 km de distância).

Quer fazer um bate-volta de trem para Nuremberg a partir de Munique? Reserve aqui antecipadamente este passeio através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

A cidade com o ar medieval tem o seu centro histórico cercado por uma muralha e diversas ruas ainda de paralelepípedos, além de fachadas de construções antigas com pinturas da história local.

Nuremberg-Ruas-Centro-Historico

Nuremberg é cortada por um rio, o Pegnitz, que o divide em duas partes: São Sebaldo (Altstadt St. Sebald) e São Lorenço (Altstadt St. Lorenz). As pontes, que ligam as duas partes do centro histórico ao longo do percurso, são lindas e no percurso do rio tem algumas residências da cidade, parecem verdadeiras paisagens pintadas em quadro.

Nuremberg-Ponte-Alemanha1

Assim como Munique, Nuremberg é fruto hoje de reconstrução pós guerra mundial. A cidade era sede do partido nazista e ficou famosa pelo julgamento pós guerra dos criminosos nazistas (Julgamento de Nuremberg).

Nuremberg-Burg-Sinwellturm

Foto pós guerra, presente na exposição de fotos da cidade na torre Sinwellturm, no Burg e vista atual do mesmo ponto

Há diariamente, de hora em hora, trens partindo de Munique para Nuremberg, que fica a fica a 170 km daqui. A viagem dura de 2,5 a 3 horas de trens regionais (RB) e apenas 1 hora de trem de alta velocidade (ICE). Para maiores informações sobre os horários e valores dos trens, acesse o site da empresa Deutsche Bahn.

A estação central de trens fica bem próxima a entrada principal do antigo centro histórico, onde fica o portal Königstor. Todo o passeio pode ser feito a pé e para isso, usem sapatos confortáveis e sem salto, pois além dos paralelepípedos há algumas subidinhas também.

Mas o que há de interessante e de bonito a se visitar? Vamos às dicas! 🙂

Centrinho de lojas

Entrando no antigo centro histórico, você estará rodeado de lojas, desde conhecidas, até lojinhas locais, incluindo de vestuário, artesanato e antiquários até os deliciosos e originais Lebkuchen, o biscoito de gengibre (tipo o nosso pão de mel) bem conhecido na Alemanha, principalmente na época do Natal. Não deixe de provar, os da loja Lebkuchen Schmidt são deliciosos!

Hauptmarkt e a Schöner Brunnen

É o local onde acontence, desde 1349, o tradicional mercado a céu aberto de alimentos frescos, plantas, especiarias locais, artesanato, dentre outros produtos, onde lá são comercializados.

É nesta praça que todos os anos acontece também o tradiconal mercado de Natal de Nuremberg, o Christkindlesmarkt, onde a cidade fica especialmente linda e iluminada. É uma ótima oportunidade para se provar as comidas típicas natalinas e beber o bom vinho quente chamado Glühwein nas charmosas canequinhas de cerâmica para se aquecer do frio.

Ainda por lá está a Schöner Brunnen (bela fonte), de 17,30 m de altura e com 40 personagens da história, dentre eles heróis, filósofos, reis, profetas e figuras bíblicas. A fonte é uma réplica da original, cujos fragmentos encontram-se no Museu Nacional Germâmico, também em Nuremberg. Na grade que cerca a fonte está o famoso anel dos desejos (Wunschring em alemão), onde há uma tradição de girá-lo três vezes para alcançar um pedido.

Nuremberg-Bela-Fonte-Hauptmarkt

Schönner Brunnen (fonte) e mercado de Natal (fonte)

Igrejas: São Lorenzo, São Sebaldo e Frauenkirche

Estas igrejas têm os estilo de construção bem parecidos, de pedra, de pé direito alto e pouca iluminação e são frutos de reconstrução, pois foram destruídas nos bombardeios na segunda guerra mundial.

Nuremberg-Sao-Lorenzo

A igreja de São Lorenzo é logo a primeira próxima às ruas de compras, com as suas torres pontiagudas e altas. Nela há uma foto que me chamou bastante atenção: a igreja após o fim da guerra. Esta foto fica protegida em uma caixa de vidro, onde já destroços da igreja desta época. Bem ao lado, no chão, há um pequeno cercado com areia, também proveniente da destruição da igreja e velas, onde as pessoas rezam e prestam as suas homenagens às vítimas da guerra. Ela está aberta diariamente das 9h às 17h, exceto aos domingos, que o horário de visita é de 13 h às 16h.

Nuremberg-Sao-Lorenzo-2-922x1024

Detalhes da igreja São Lorenzo

Seguindo para o lado de São Sebaldo, chegando na praça Hauptmarkt, está a igreja Frauenkirche, construída entre 1350-58, famosa pelo seu relógio central, chamado Männleinlaufen, que diariamente ao meio dia toca e os bonequinhos se movem, simbolizando uma homenagem ao imperador Carlos IV, que encomendou a construção da igreja. É o momento onde todos param na praça e a atenção está voltada ao espetáculo, para fotografar ou apenas assistir. A igreja está aberta para visitação em horários diferentes: segundas e quintas, das 8 h às 18h, terças e sextas, das 9h às 18h, quartas das 8h às 19h, sábado das 8h30 às 18h30 e domingos das 12h30 às 19h.

Nuremberg-FrauenkircheAinda em São Sebaldo, encontramos a igreja que leva o seu nome, construída a partir de 1230 em diversas etapas. Nela está o túmulo de São Sebaldo, que foi restaurado após e segunda guerra. Há uma interessante exposição de fotos da igreja no pós guerra e relatos sobre as mesmas.

Nuremberg-Sao-Sebaldo

A igreja recebe visitações diariamente das 9h30 às 18 h de abril a dezembro e de 9h30 às 16h de janeiro a março.

Nuremberg-Sao-Sebaldo-Igreja

A entrada nas igrejas é gratuita, porém eles pedem, caso desejem, uma doação de 2 euros para visitá-las. Não há ninguém cobrando e sim na entrada das igrejas, uma mensagem com um local para você deixar a sua contribuição.

Burg – o castelo Imperial de Nuremberg e Dürerhaus – a residência do pintor Albrecht Dürer

Em São Sebaldo está o castelo imperial de Nuremberg, o Kaiserburg Nürnberg, que fica no ponto mais alto da cidade (as subidinhas que falei!), de onde se tem uma linda vista! Lá você vai fazer uma verdadeira viagem ao tempo, se sentir em uma cena de filme medieval, em meio de torres de pedras, canhões, fortaleza e masmorras. Bem legal!

Confira este aqui no blog um post sobre a visita ao Castelo Imperial de Nuremberg 🙂

Nuremberg-Castelo-BurgEle fica aberto das 10h às 16h, de março a outubro e das 9h às 18h entre abril e setembro, custando 7 euros o ticket para visitar o museu e sua torre, de onde se tem uma vista linda de toda Nuremberg.

Próximo ao castelo está a casa de Albrecht Dürer, um pintor renascentista que nasceu na cidade e a igreja de São Sebaldo.

Nuremberg-Albert-DurerhausMuseu Nacional Alemão

No centro histórico de São Lorenço está o Museu Nacional Alemão (Germanisches Nationalmuseum), fundado em 1852. Nele você vai encontrar um acervo de mais de 1 milhão de objetos retratando a história da cultura alemã. A entrada custa 5 euros e fica aberto de terça à domingo, das 10h às 18h (às quartas fica aberto até às 21h). Bem interessante para quem se interessa pela história daqui 🙂

Antigas ruas e vielas da cidade

Andar expontaneamente e se perder pelas ruas de Nuremberg é também a melhor pedida. Admire a beleza de sua arquitetura em estilo único: construções, fontes e pontes reunidos em um centro histórico 😉

Nuremberg-RuasProve em Nuremberg

Há muitas opções para refeição na cidade, mas provem as especiarias locais! Assim como em Munique, há diversos Biergartens. A Nürnberger Rostbratwurst, são salsichas grelhadas acompanhadas com chucrute (Sauerkraut), uma pedida para quem não quer arriscar no paladar, ou podem ser degustadas no pão, encontradas por todos os cantos da cidade. Mas se você já prefere ousar, há o Schäuferla, que é o ombro do porco assado, que geralmente acompanha Knödel (uma massa de batata).

Se você é fã de cervejas, prove também as locais 😉

Um doce típico da cidade é o Nürnberger Lebkuchen, que é uma espécie de biscoito de gengibre, que comparamos ao nosso pão de mel, bem típico no Natal.

Nuremberg-Pratos-T%C3%ADpicosEspero que vocês curtam as dicas e tenham um ótimo passeio na cidade!

Procurando hospedagem em Nuremberg? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Hop on Hop off Munique, Sightseeing de bonde, Tram 19, guia brasileira em Munique

Sightseeing em Munique de bonde linha 19

Castelos e palácios em Munique, na Alemanha, Dicas, guia brasileira em Munique

10 castelos e palácios para visitar em Munique e arredores

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha


Comentários