Portugal: de Cascais a Sintra a partir de Lisboa

Dicas de um bate e volta até Sintra a partir de Lisboa

Nossa viagem a Portugal neste ano foi uma das melhores que fiz aqui na Europa. Além de um país lindo, zero dificuldade com o idioma e informações, fomos surpreendidos por muita simpatia e gentileza por onde passamos. Hoje vou contar do nosso bate e volta até Sintra.

O ideal para este passeio é fazê-lo de carro, pela liberdade de parar ao longo do caminho, não perder tempo com esperas de transporte público e por organizar no seu ritmo de viagem.

Tudo saiu tão certinho, que vou contar desde Lisboa. Nós alugamos uma carro na Avis (pela primeira vez nesta empresa) e escolhemos retirá-lo na filial do Hotel Mundial, bem no centro de Lisboa, próximo à estação de metro Martim Moniz (linha verde). A dica é que os preços dos carros na internet são mais baratos que fazendo o aluguel no próprio local. O pacote de seguros e GPS você realiza na loja, que custa o mesmo valor, mas faça a reserva online. Os funcionários são super gentis e prestativos, além do apoio com o veículo, nos deram muitas dicas para o nosso day trip.

Sintra-Portugal-Avis

Optamos por fazer a viagem até Sintra parando e de Sintra para Lisboa direto na volta. Há placas na estrada, mas aconselho ter um GPS para a primeira parte do passeio.

Nossa primeira parada foi Cascais, na região oceânica, um lugar lindo e calmo com carinha de casa. Há muitos locais lindos para parar, mas alguns merecem destaque. Pare na Boca do Inferno, um local de bela geografia, espetáculo com a força da água do mar em direção às falésias e lindo para fotografar.

Cascais-Boca-do-Inferno

Cascais-Boca-do-Inferno-2

Neste dia deixamos para tomar o café da manhã durante a road trip, então paramos na Casa da Guia, em um ponto alto na orla de Cascais com uma vista linda da costa. O local tem diversos restaurantes, que no verão deve ser um verdadeiro ponto de encontro.

Cascais-Casa-da-Guia

Cascais-Casa-da-Guia-Vista

De lá seguimos para Cabo da Roca, o ponto mais a oeste do continente europeu. O caminho é sempre seguindo a orla, você vai passar por uma praia chamada Guincho, avistará neste caminho o cabo, e logo após começará a subir uma serra, com alguns mirantes mas só a vista do carro é maravilhosa. No seu GPS, coloque agora como referência Azóia, há placas indicando o Cabo da Roca, mas às vezes dá a sensação que não chega nunca.

Cabo-da-Roca

O lugar é realmente lindo! Acho que as fotos dizem tudo. Só não abusem nas fotos perto dos precipícios, venta muito no local e pode ser perigoso.

Cabo-da-Roca-2

Cabo-da-Roca-3

Até este ponto da viagem, que começamos às 9h30, era já hora do almoço. O restante do dia passamos em Sintra.

Em Sintra há um pequeno centrinho histórico com muitas ladeiras e escadarias (pois é serra), com lojinhas, restaurantes e as tradicionais pastelarias com doces tentadores.

Sintra-Dicas-Portugal

Sintra-Dicas-Portugal-2

Almoçamos por lá (mas nada demais) e antes de subirmos para visitar as duas atrações no topo da cidade, passamos pela tradicional Piriquita e provamos os famosos e fresquinhos travesseiros, um doce tradicional do local. Vale a pena provar e sabor deixo pra você descobrir lá.

Sintra-Piriquita-Travesseiros

Centrinho visto, partimos com o carro em direção ao Castelo de Mouros (século X a VIII AC) e Palácio da Pena (século XIX), duas construções belíssimas, que merecem ser visitadas. É possível subir a pé do centro histórico para estas duas atrações mas é uma subida íngreme e no próprio local você precisará já subir bastante.

Há um passe combinado para visitar as duas atrações (ganhando assim um desconto de 1 euro) e você compra na bilheteria no local.

A primeira visita foi ao Castelo de Mouros, constituído por ruínas de uma antiga fortaleza construída por muçulmanos. A vista da região é espetacular. No local ainda há um centro arqueológico para visita.

Mouros-Sinztra-Castelo

Mouros-Portugal-Ruinas

Mouros-Castelo-Vista-Portugal

Mouro-Sintra-Castelo

A segunda visita foi ao Palácio de Pena, bem próximo a Mouros mas seguimos também de carro (há local também para parar). O palácio foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal com o seu estilo arquitetônico neo-romântico. Chegando na entrada do complexo, você tem a opção de subir a pé até o palácio ou com um ônibus transfer no valor de 3 euros.

Palacio-Pena-Sintra

Palacio-Pena-Sintra-Portugal

O Palácio da Pena foi antiga residência de verão da família real portuguesa, antes um mosteiro, mas foi construído também pelos muçulmanos. Você pode optar na compra da entrada ao complexo em visitar apenas os seus jardins ou o combinado jardins com interior do castelo (nossa opção). A arquitetura e localizado do palácio é incrível.

Palacio-Pena-Salao

Pena-Palacio-Sintra

As imagens dizem o quanto este passeio é lindo e vale (muito) a pena. Um mix de natureza, beleza, história e cultura.

Procurando hospedagem em Lisboa? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários

Paula

17/09/2017

Olá,
Quanto você gastou nos estacionamentos do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena?

    Destino Munique

    24/09/2017

    Olá Paula,
    Senão me engano não pagamos nada.

Rosa

27/06/2017

Olá Camilian. Pretendo fazer esse mesmo roteiro (Cascais/Sintra) a partir de Lisboa, em um só dia, pois pretendo chegar na noite do mesmo dia no Porto. Qual a via mais rápida para chegar a Cascais e depois de Cascais a Sintra e de Sintra ao Porto? Minha viagem é no início de Agosto.
Obrigada!

    Destino Munique

    02/07/2017

    Olá Rosa,
    De carro seria a forma mais rápida e mais livre para você controlar o horário de partida de Sintra para Porto. 🙂

Solange

09/02/2017

Adorei suas dicas. No Castelo dos Mouros e no Palácio da Pena têm estacionamento? é fácil estacionar. qto eles cobram? Muito obrigada. bj

    Destino Munique

    10/02/2017

    Olá Solange,
    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do post 🙂
    No palácio de Mouros deixamos na rua de acesso ao castelo (onde todos param, há umas máquinas de tickets para parking) e no palácio da Pena há um lugar também do lado de fora para parar, porém até o castelo é necessário pegar um microônibus do próprio castelo, pois é uma boa subida. 🙂

Camila

09/04/2016

Olá, vc precisou da carteira internacional pra retirar o carro na Avis, vi em posts q não é necessario, mas no site da Avis pede….

    Destino Munique

    09/04/2016

    Olá Camila,
    Não, a carteira brasileira é válida na Europa, não é necessário a carteira internacional, mas no caso lá mostramos a alemã e o passaporte.
    Bom consultá-los antes de locar um carro por lá.
    🙂

Juliana de Paula

03/04/2016

Oi Cá! Que ligar belooo!
A nossa próxima viagem acho que será Portugal, mas não sei se eu iria ter coragem dec pegar um carro…hehehehe
Bjs

    Destino Munique

    04/04/2016

    Lindo mesmo, Ju! Em breve vou publicar sobre Lisboa também, anotei muitas dicas bacanas de lá ???? Bjos