5 fatos que você precisa saber sobre ir a um restaurante na Alemanha

Dicas para você não fazer feio no restaurante por aqui

As diferenças culturais e comportamentais são percebidas em uma viagem em coisas simples da vida, até como ir a um restaurante matar aquela fome após o dia todo turistando na Munique linda.

Pensando nisso, hoje vamos falar de 5 fatos para você saber e se atentar antes de ir a um restaurante na sua viagem a Munique ou a outra cidade pela Alemanha.

E minha reserva? Eu só cheguei 15 minutinhos atrasado.

Se você tem uma reserva em um restaurante, chegue na hora certa. Restaurantes que precisam de reserva são realmente cheios e concorridos, logo se você não chegar e vier outra pessoa, eles não pensam nem 2 vezes em ceder a mesa do atrasado. Pontualidade aqui é levada a sério.

Tenho que pagar a ida ao banheiro?

Em muitos estabelecimentos comerciais os banheiros são “pagos”, o que vale também para os restaurantes. É muito comum ver uma pessoa de branco (geralmente mulher) sentada com uma mesinha na porta dos banheiros, e uma cestinha, onde você deixa a sua contribuição pela satisfação do nível de limpeza no banheiro. Em alguns lugares o valor é até fixado, geralmente 50 centavos de euro. A dica é: tenha uma moedinha no bolso antes de ir ao banheiro.

Ei amigo!!!!

Esta é clássica, mas aqui ninguém chama garçom de amigo, faz psiuuu!!!, grita Eiiii!!!!, e por aí vai. Ao chegar no restaurante, tente observar quem está atendendo a área onde você está sentado para se dirigir a esta pessoa. E não espere muito paparicos, ser prático e objetivo são os fortes da cultura alemã, o que não significa falta de educação, como muita gente confunde.

A comida estava boa?

Esta pergunta você vai ouvir sempre que terminar a sua refeição do garçom, em alemão (Hat gut geschmeckt?) ou em inglês.

Esta é a hora de fazer também a sua reclamação, caso tenha alguma.

Já está com 10% o valor da conta?

Lá no comecinho do blog contamos sobre quanto dar de gorjeta em um restaurante. O valor da conta não inclui os serviços. O valor é livre, o critério é a sua satisfação. Eu, pelo hábito brasileiro, costume dar os 10%, mas em muitos lugares, muitos funcionários até se assustam. Não é muito comum dar 10% aqui, mas fica entre 5 a 10%.

Atenção! Não se confunda com os 19% que vem discriminado na conta (e em notas fiscais), este é o valor do imposto local. 😉

Um outro ponto importante: jantar aqui é a partir das 18h. Logo os restaurantes fecham cedo dentro dos padrões brasileiros. Se um restaurante diz que fecha às 23h, às 22h30 geralmente ele não recebe pedido mais. O último pedido geralmente é até 1 h antes do restaurante fechar, pois afinal, o horário que o restaurante fecha é o fim do expediente também dos funcionários na grande maioria.

Para fechar com chave de ouro, não se assuste se, o pessoal da mesa ao lado, assoar o nariz bem alto durante a refeição. Aqui não é falta de educação rs 🙂

Imagem destacada créditos Wikipédia

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro


Comentários

Marcia

02/09/2016

Adorei as dicas.

    Destino Munique

    05/09/2016

    Olá Marcia,
    🙂 que bom !!!!