Rota dos Alpes na Alemanha: dicas
A Baviera é repleta de diversidade e paisagens incríveis, desde pequenas cidades com jeito de conto de fadas, como os vilarejos da famosa Rota Romântica, cidades maiores como a sua capital, Munique, bela e moderna, quanto paisagens naturais, com lagos e montanhas. Esse conjunto torna-a atraente para o turismo do mundo todo e caiu no gosto também de nós brasileiros.alpes
Uma rota já bastante explorada, porém pouco divulgada como destino no Brasil é a Rota dos Alpes, que como o próprio nome diz, é um percurso seguindo as montanhas, os alpes alemães (Deutsche Alpenstraße). Ela é a rota destinada às férias do alemães mais antiga em solo nacional 😉
A cultura bávara é algo bem forte nesta rota, repleta de paisagens rurais. Parando nas pequenas vilas ao longo do percurso é comum você se deparar com animais (as famosas vaquinhas da marca Milka), pracinhas com Biergarten e seu frequentadores vestidos com os trajes típicos da região ao som de música popular bávara, mosteiros que vendem a sua própria cerveja, estabelecimentos familiares de própria produção como queijarias, dentre outras atrações com jeitinho de interior.

Tegernsee no verão – a tradição das roupas típicas bávara no dia a dia
Sem dúvidas é uma opção incrível para fazer parte de suas férias na Alemanha. Algumas informações que podem ser úteis no planejamento deste roteiro 😉
1 – Qual a melhor opção de transporte para esta rota?
Pra mim, a melhor opção é alugar um carro com GPS. São 450 km de estrada pela Deutsche Alpenstraße. Por ser uma região de montanhas, pode ser que a internet falhe em algum momento, dependendo da operadora, perdendo o sinal para o uso de Google Maps, por exemplo.
As cidades maiores também são conectadas por trem, mas dependendo do tempo que você tenha de viagem, pode ficar bem apertado o roteiro, pois nestas cidades os trens tem um espaço maior de tempo entre um e outro.
No verão, há muitas pessoas que fazem este trajeto de moto e bicicleta.

Rota dos Alpes (fonte)
2 – Como incluir esta rota no meu roteiro?
Uma combinação boa para incluir esta rota no seu roteiro é fazendo com a Rota Romântica (a partir de Füssen/Schwangau), ou vindo da Suíça ou da Áustria (veja o mapa acima).
O sentido de começar/terminar tanto faz, ajuste de acordo com a logística de sua viagem. Se você estiver vindo de Zurique ou da Floresta Negra, por exemplo, comece por Lindau.
3 – Não tenho tempo para fazer apenas esta rota, mas gostaria de conhecer apenas algumas cidades. Posso fazer bate e volta a partir de Munique?
Você tem a opção de escolher algumas cidades mais famosas e de fácil acesso para fazer bate e volta a partir de Munique, caso não deseje fazer a rota e sim conhecer algumas cidades dela.
Venha conhecer as cidades mais belas da Rota dos Alpes conosco em um bate-volta de carro a partir de Munique! Contate-nos através do nosso e-mail contato@destinomunique.com.br
Neste caso, fazer de trem é uma boa opção, quando há uma boa conexão de trem a partir de Munique.
Leia aqui no blog dicas de bate e volta a partir de Munique para:
Ettal e a Abadia mais bonita da Rota dos Alpes
Mittenwald: a cidade dos violinos na Rota dos Alpes
Oberammmergau e a cidades da paixão de Cristo na Rota dos Alpes
Zugspitze – o ponto mais alto da Alemanha
Schwangau e o castelo Neuschwanstein
4 – Quanto tempo reservar para este roteiro?
5 dias pelo menos, pois em algumas cidades, como Füssen/Ettal, Garmisch-Partenkirchen e Schönau am Königssee você passará maior parte do dia por terem mais atrações (castelos Neuschwanstein e Linderhof, Zugspitze, Ninho de Águia e lago Königssee).

Berchtesgaden: Schönau am Königssee & Ninho de Águia
5 – Quando fazer esta rota?
As estações mais bonitas e agradáveis seriam a primavera, quando você ainda tem neve no topo das montanhas dando aquele toque a mais na paisagem, com a temperatura mais agradável, e no outono, nos meses de setembro e outubro, quando você tem a explosão de cores da estação.

O outono em Ettal & Oberammergau
Se você curte o inverno e o frio não é um problema, um possível empecilho é a neve, pois possivelmente você pegará trechos com neve na estrada e a questão de ter a segurança em dirigir nestas condições. Nas cidades que tem estações de esqui nas montanhas, os hotéis encarecem e lotam rápido nesta estação.
Já no verão, altíssima estação, esta rota é um destino escolhido pelos alemães para férias, e também os hotéis encarecem bastante, porém você tem dia mais longos, possibilidade de se refrescar nos lagos da região, fazer caminhadas nas montanhas e curtir os Biergartens com os locais 🙂
Esta rota é para apreciar as paisagens e relaxar, fazer paradas entre as cidades onde você achar bonito 😉
6 – Quais são as cidades recomendadas para se hospedar?
As cidades mais famosas com melhor estrutura de hotéis e restaurantes são:
Porém lembre-se que estamos falando de vilarejos, logo não são cidades com vida noturna badalada, por exemplo. Atente-se ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, principalmente na baixa temporada.

Lindau e o Lago Constança (Bodensee) no inverno
7- Há pedágios na Rota dos Alpes?
Não há pedágios na rota.
Espero que curta mais uma opção de destino para suas férias no sul da Alemanha 😉

Zugspitze no inverno – a montanha mais alta da Alemanha, na região de Garmisch-Partenkirchen
Leia também aqui no blog os posts sobre a Rota Romântica 😉
Rota Romântica na Alemanha: dicas
Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes
Rota Romântica: um dia em Rothenburg
Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica
Rota Romântica: Landsberg am Lech
Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto
Fontes deste post:
Deustche Alpenstraße – site oficial da rota
Créditos da foto destacada:
Touristikverein Deutsche Alpenstraße através do jornal Spiegel.de
Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.
Um beijo, Camilian
Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.
Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!
Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!