Rota Romântica na Alemanha: dicas

Rota Romântica: uma das rotas mais belas na Alemanha

Com o crescimento do turismo na Alemanha, a famosa e belíssima Rota Romântica passou a ser um dos destinos mais procurados e visitados por nós brasileiros.

Um mix de pequenas cidades medievais com belezas naturais, castelos, casas de enxaimel, campos verdes, parques eólicos e vinhedos, a rota se estende por quase 400 km de estrada, da cidade Würzburg até Füssen, de norte a sul no estado da Baviera. No total, são 28 cidades, com muitos pequenos vilarejos nesta lista.

Dicas, rota romântica, Alemanha

Por incrível que pareça, não existem registros históricos oficiais de onde, quando e por quem esta rota foi inserida na Baviera. O que se sabe é que, a rota foi se destacando principalmente na reinvenção e reestruturação do turismo na Alemanha, principalmente para apagar a imagem do governo Nazista que mancha até os dias de hoje a imagem do país, atraindo muitos turistas para saber um pouco mais sobre temas relacionados a segunda guerra mundial. Esta reformulação deu certo, focando nas belezas locais, romantismo e um passeio para realmente relaxar como se estivesse em um mundo de conto de fadas.

Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Fortaleza Marienberg em Würzburg

No finalzinho da rota, há um outro destino procurado por ciclistas do mundo todo: a Via Cláudia Augusta, passando pelo trecho que liga Augsburgo a Füssen, construída pelos romanos há mais de 2.000 anos atrás, ao longo de um rio chamado Lech, cruzando a região dos Alpes, estendendo-se até o norte da Itália. Essa via foi de grande importância cultural e comercial para o Império Romano, sendo a principal via dos romanos ao longo dos rios Danúbio e Lech, ligando o sul da Alemanha a Itália.

Dicas, rota romântica, Alemanha

Algumas informações úteis pra você planejar este passeio

1 – Qual seria o melhor sentido da rota a se fazer?

A minha dica é, se possível, iniciar a rota a partir da cidade Wurzburgo e descer até Füssen. Mas por que? Pelo fato de vocês irem direção a região dos Alpes. É lindo demais na estrada ir avistando os alpes no horizonte.

Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Região dos Alpes em Schwangau

Você pode programar a sua chegada pelo aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do começo da rota e a volta pelo aeroporto de Munique, caso não siga viagem para outros destinos. Em ambos há voos para o Brasil.

Chegando por Frankfurt, você pode ainda incluir um dia em Heidelberg, a cidade do romance alemão (leia este post sobre a cidade).

2 – Quantos dias reservar para a rota romântica?

Para conhecer bem as cidades maiores e visitar as suas principais atrações, pelo menos uns 4 a 5 dias. Em algumas cidades vocês precisarão de quase que um dia inteiro, outras passarão uma ou duas horinhas, por serem muito pequenas, resumidas a uma praça com um centrinho histórico.

Cidades que demandam mais atenção, com mais atrações:

  • Wurzburgo (centro histórico, Residenz que é patrimônio da Unesco e Fortaleza Marienberg)

  • Rothenburg (centro histórico medieval e museu do Natal)

  • Dinkelsbühl (centro histórico)

  • Augsburgo (centro histórico)

  • Füssen/Schwangau (centro histórico e castelo Neuschwanstein)

Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Prefeitura de Rothenburg ob der Tauber

3 – Como escolher as cidades para pernoitar?

Nas cidades maiores há maior disponibilidade de hotéis, porém custa um pouco mais. A vantagem de dormir em uma cidade maior é também ter uma vida noturna um pouco melhor, com mais restaurantes e cafés abertos.

Normalmente nas cidades pequenas na Alemanha a vida noturna se encerra às 21h, ou seja, não se programe para jantar muito tarde.

Uma outra prática dos viajantes é de não fazer reservas de hotéis e sim dormir na última cidade visitada no dia.

4 – Qual a melhor forma de fazer este trajeto?

Sem dúvidas de carro. Ganha-se tempo e novamente a possibilidade de fazer paradas entre as cidades, além de não ficar preso a ter que passar mais ou menos tempo em uma cidade.

Para quem não quer arriscar dirigir aqui ou não quer ter esta preocupação, existe uma linha de ônibus chamada Europabus, que diariamente conecta todas as cidades da rota, em uma maior frequência entre abril e outubro. Os turistas que chegam de avião podem tomar esta linha de ônibus nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Mais informações neste link (em inglês), da própria operadora. Particularmente não tenho experiência neste trajeto de ônibus.

As cidades maiores disponibilizam também transporte ferroviário, operado pela empresa alemã Deutsche Bahn (trens regionais – RB, RE e trens de alta velocidade – ICE). Existem ônibus intermunicipais que fazem a conexão das cidades que não tem trem. Para mais informações, visitem o site do Deustche Bahn (neste link).

Prefeitura de Rothenburg ob der Tauber

Centrinho da pequena Tauberbischofheim

5 – Há pedágios na rota romântica?

Não há pedágios.

6 – A rota é uma Auto Bahn?

Não. A rota não pertence ao grupo de estradas de alta velocidade alemã – Auto Bahn. Importante ficar atento a este detalhe, devido ao limite de velocidade.

Logo em breve teremos posts mais detalhados sobre as principais cidades desta rota. Se tiverem dúvidas e perguntas, deixem aqui em comentários, para compartilhar também com os outros leitores.

Post sobre Wurzburgo

Post sobre Rothenburg ob der Tauber

Post sobre Dinkelsbühl

Post sobre Schwangau e castelo Neuschwanstein

Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Castelo Neuschwanstein em Schwangau

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Dúvidas e orçamentos escreva diretamente pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Colher morangos em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Colher morangos você mesmo em Munique

tempo, Maio em Munique, Alemanha, Guia Brasileira em Munique, Dicas de Munique

Munique mês a mês: maio

Dicas de Munique, Comidas em Munique, Guia Brasileira em Munique

Comidas que você vai comer pela primeira vez na Alemanha

Steinheil-Sechzehn-Maior-Schnitzel-Munique

Steinheil Sechzehn: o maior Schnitzel de Munique

Abril em Munique, dicas, como é o tempo

Munique mês a mês: abril

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate e volta a partir de Munique


Comentários

Ana

01/06/2017

Olá! Irei para Alemanha em setembro e desembarcarei em Stuttgart.. de lá eh melhor ir para Frankfurt ou Munique para em seguida fazer a rota romântica?

    Destino Munique

    02/06/2017

    Olá Ana,
    Para fazer a rota, você precisa ir para Würzburg, mas claro que se você quiser conhecer Frankfurt primeiramente, você pode ir pra lá. Munique já fica mais no final da rota, ou seja, fazer o sentido inverso, mas também é possível. 🙂

DAVILA

19/05/2017

olá
Também estarei fazendo a rota romantica em meados de julho de 2017, gostaria de saber como é o tempo nesse periodo, vi na meteorologia que tem uma media de 23° mas me falaram que faz bastante calor..isso procede? devo levar apenas roupas leves?
grata

    Destino Munique

    19/05/2017

    Olá Davila,
    É bastante quente sim, mas é bom levar uma roupa de frio para caso o tempo mude 🙂

Claudia rocha

03/05/2017

Oi Camilian! Gostaria de saber se tem sinal de net na rota p pegar pelo cel com google maps .

    Destino Munique

    06/05/2017

    Olá Claudia,
    Geralmente tem sim, nunca tivemos problema com falta de sinal para o Google Maps 🙂
    Mas sempre temos o nosso gps por via das dúvidas.

MarcioPeres

02/05/2017

Sairemos do Rio para Frankfurt 19/10 e queremos conhecer a rota romantica Wurzburg-Fussen de carro,, dormindo nas cidades principais(?).. Depois queremos conhecer Innsbruck, Salzburg e Viena. Que numero de dias resrvar ( pensamos em 12 dias) para a viagem? Deveriamos seguir de carro desde Fussen para a Austria ou ir de trem?

    Destino Munique

    06/05/2017

    Olá Marcio,
    De carro vocês otimizam muito mais tempo, sem dúvidas. Sobre o tempo, depende muito do que vocês estão planejando fazer e ver em cada cidade.
    Se precisarem de ajuda para elaboração de um planejamento/roteiro de viagem, entre em contato através do e-mail contato@degusteseudestino.com.br, que oferece este serviço e cuida desta fase da viagem pra você 🙂

Mauro Rogério Sangelopes

05/03/2017

Olá Camilian.
Eu, minha esposa e filha de 5 anos estamos programando uma viagem pela Europa de 15/07 a 09/08/17, porem não falamos alemão, a ideia é entrarmos na Europa pela Holanda, e na Alemanha percorrer a rota romântica, castelo Neuschwanstein, e Berlin, depois seguiremos para a Itália. Pensamos em alugar um carro na Alemanha e viajar neste roteiro, oque você nos diz sobre a questão de idioma na Alemanha, pode nos passar algumas sugestões de pontos de visita no trajeto de Munique a Berlin, e para o retorno de Berlin a Itália.
Um grande abraço e tudo de bom a vc.

    Destino Munique

    06/03/2017

    Olá Mauro,
    Com inglês vocês conseguirão se virar bem na viagem 🙂 fiquem tranquilos!
    Tudo aqui também é bem sinalizado e as estradas bastante seguras.
    Podemos planejar este roteiro de vocês, é um dos serviços que oferecemos. Se vocês tiverem interesse, só enviar um e-mail para contato@degusteseudestino.com.br 🙂
    Temos também aqui no blog uma série de posts sobre as cidades da rota romântica 🙂

rebeca carvalho

21/02/2017

Boa Tarde!!!
Que postagem maravilhosa!!!
Eu e meu marido estaremos em Abril fazendo esta rota…
Gostaria de saber sobre estacionamentos, trânsito local, regras locais de trânsito…
Tenho muito medo de entrar com carro em locais proibidos, e por não conhecer, tomar multas.
Poderia me dar dicas?
Obrigada

    Destino Munique

    23/02/2017

    Olá Rebeca,
    Obrigada pelo feedback! Você vai identificar os estaciomamentos pela letra P (de Parking), placas azuis normalmente, não tem erro 🙂
    Boa viagem

George

16/02/2017

Olá tudo bem,

Estamos indo fazer um Motorhome pela Alemanha, vc acha viável fazer o percurso de Motorhome?
Súper obrigado

    Destino Munique

    18/02/2017

    Olá George,
    Super viável, há diversos lugares de Camping pelas cidades na Alemanha, é uma prática muito comum aqui e na Europa 🙂

LUCIANA

15/02/2017

Oi Camilian tudo bem? Adoro o teu blog e sempre olho.

Estou indo para a Alemanha em em outubro/2017 e será que você pode me tirar uma dúvida…. vamos alugar um carro… o GPS aí eu consigo colocar no idioma português?

Outra coisa que li que por exemplo algumas cidades da Rota como Rothenburg ob der Tauber não pode entrar com o carro, só se vai pernoitar na cidade … no nosso caso vamos ficar lá 3 noites e o hotel que reservamos conta com estacionamento ….

Beijo e obrigada

Lu

    Destino Munique

    15/02/2017

    Olá Luciana,
    Geralmente dá sim para escolher o idioma dos GPS. Nunca tive problemas 🙂
    Se vocês se hospedarão dentro da fortaleza, podem entrar de carro sem problemas. 🙂

Catiane

26/01/2017

Olá, gostaria de saber se vocês que já fizeram esta rota poderiam me aconselhar se é possível aproveitar a mesma levando uma criança de 1 ano… o que vocês acham?

    Destino Munique

    29/01/2017

    Olá Catiane,
    Se a criança está acostumada a viajar de carro, sim, pois é uma viagem super tranquila. O que muitas pessoas queixam um pouco são trechos mais sinuosos da rota, que causam um pouco de enjoo. Particularmente nunca tive problemas com isso. 😉

Carol

02/01/2017

Olá Camilian,
Eu e meu marido temos férias no início de marco e queremos conhecer a rota romântica. Vc sabe como é o clima nessa época? Eu sei que é final de inverno, mas ainda neva? Tem alguma recomendação?

    Destino Munique

    14/01/2017

    Olá Carol,
    Geralmente nesta época não neva mais nesta região da Alemanha. Ano passado fiz a rota nesta época e o tempo estava de começo de primavera já, embora ainda friozinho. Aproveitem bastante! 🙂

Rosane

20/11/2016

Olá, Camilian. Eu e meu marido vamos viajar com um grupo de amigos e nos separamos dos nossos amigos em Amsterdam. Marcamos nosso retorno de Frankfurt e teremos uns 9 dias para curtir a Alemanha. Pensamos em ir à Munique por 4 dias e fazer a rota romântica por mais 4, reservando um dia para Frankfurt. Mesmo sendo inverno, a ideia é alugarmos um carro, mas vi que se pegarmos na Holanda para devolvermos na Alemanha, o custo fica muito mais alto. Seria uma boa ideia pegar um trem de Amsterdam a Munique e fazer o caminho de carro de lá até Frankfurt?

    Destino Munique

    20/11/2016

    Olá Rosane,
    É uma boa ideia sim! Dê uma verificada também no valor de avião, pois Amsterdam-Munique de avião costuma ser mais em conta que de trem 🙂