Oktoberfest 2017: o que curtir na festa além das grandes tendas

Tendas lotadas? Calma, a festa não acabou! 😉

A cada ano que passa a Oktoberfest atrai um número maior de pessoas (claro, todos querem conhecer ou repetir a dose da maior festa da cerveja do mundo!). Com isso, principalmente aos fins de semana, as tendas alcançam lotação máxima e fecham as suas portas, até esvaziar um pouco. É realmente muito chato, pois todos querem curtir a festa dentro das cervejarias.

Mas nem tudo está perdido. Ao invés de se chatear ou ficar no empurra-empurra tentando uma brechinha para entrar na tenda, aproveite o seu tempo na festa de uma forma também muito agradável, conhecendo também um pouco mais da grande Theresienwiese e o que este enorme espaço oferece a mais. 🙂

A estátua da deusa Bavaria

A figura feminina em forma de deusa chamada Bavaria é um dos maiores símbolos locais e é encontrada na forma de estátuas por toda cidade. Na Theresienwiese há uma imponente estátua de bronze desta deusa, confeccionada a mando do rei Luis I (cujo o casamento é a origem da Oktoberfest), de onde se tem uma das vistas mais bacanas de todo o local da festa.Oktoberfest, Munique, Alemanha

Subindo as escadarias, já dá para ter uma vista boa, mas se você quer subir mais… Pode visitar o topo da estátua, mas não é gratuito, custa 3,50 euros.

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Parque de diversões

Por que não curtir os brinquedos e atrações do parque da Oktoberfest? Desde de brinquedos para crianças, há muitos para adultos, para quem gosta de adrenalina e altitude!

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Recomendo muito a roda gigante da festa! Há sempre fila, mas a vista é incrível, tanto de dia, quanto de noite. De noite a fila é bem mais rápida 🙂

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Doces da festa

Esqueça definitivamente a palavra dieta durante a Oktoberfest. Como senão bastassem as cervejas e os pratos típicos, os doces também marcam presença na festa.

O primeiro doce que logo associamos com a festa é o Lebkuchenherz, o famoso e tradicional biscoito de gengibre (que associamos ao pão de mel), que nem sempre é muito gostoso, por não estar tão fresquinho, mas é um presente e uma recordação bonita da festa para se ter (digamos que um souvenir).

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Bem comum na festa são os fondues de frutas, como morango, kiwi, banana envolvidos por chocolate no palito, adorado pelas crianças, mas o mais incrível e delicioso são as amêndoas caramelizadasgebrannte Mandeln em alemão. Normalmente encontramos por toda a cidade esta delícia, mas na grande festa tem uma lojinha bem especial: as amêndoas são caramelizadas com chocolate, frutas, café, late machiato, licor…. uma loucura! Para quem gosta, vale mais que apena provar!

Esta lojinha fica bem numa rua lateral em frente aonde está a cervejaria Hofbräuhaus este ano. O preço para 100 gramas está 4 euros neste ano. Pedindo 200 gramas, você pode misturar os sabores.

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Comprinhas na Oktoberfest

Não é só de comida e bebida que vive a Oktoberfest. Por lá você vai encontrar lojinhas de souvenirs diversos, para registrar a sua ida a festa. São canecas, chaveiros, camisas, casacos e até bichinhos de pelúcia de temas diversos.

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Você deve estar pensando: “Ok, mas eu quero beber cerveja. Não quero sair da festa sem provar pelo menos uma!”. Então tem mais dicas pra você! 🙂

Biergarten das tendas

A festa acontece não só dentro das tendas, mas também nos seus arredores, em seus Biergartens. Mesmo não sendo exatamente dentro da tenda, lá você pode beber cervejas e provar os pratos deliciosos bávaros. Nas laterais das tendas tem até caixas de som com a música ao vivo que está rolando lá dentro da tenda. De lá você pode observar também o movimento, inclusive se a tenda está novamente de portas abertas. 🙂

Oktoberfest, Munique, Alemanha

Não estou dizendo que é vazio, mas a probabilidade de você sentar, comer e beber é bem maior nestes dias super cheios de festa.

Oide Wiesn

Muita gente não sabe, mas dentro da Oktoberfest tem uma “antiga Oktoberfest” acontecendo, chamada Oide Wiesn, no bávaro, antiga Wiesn, um areal (chamado aqui também de Areal) na direção sul da Theresienwiese. É frequentada mais pelos locais e preserva exatamente (é o que dizem) os costumes e tradições antigas da cultura bávara.

Além das duas tendas – a Festzelt Tradition e a Herzkasperl, que é mais frequentada pelos jovens – a Oide Wiesn oferece também um pequeno parque de diversões e um museu – o Museumzelt – contando a história da festa.

Oudi-Wiesn-Oktoberfest-Munique

A entrada não é gratuita, custa 3 euros e crianças até 14 anos não pagam, funcionando diariamente de 10 h às 22h.

No mapinha abaixo segue as orientações para achar a Oide Wiesn a partir da estátua Bavaria, dentro da festa. Você pode obter informações com relações às direções com o staff da festa.

Lembre-se que para isso tudo o ideal é ter dinheiro em espécie. Algumas lojas de souvenirs aceitam cartões, mas os demais estabelecimentos só cash.

Uma nova forma de olhar para a Oktoberfest? Foi assim que curti o meu primeiro dia deste ano e foi muito legal! Queria passear tranquilamente pelo local, tirar fotos, tomar uma cerveja e degustar as delícias.

Mais dicas da festa e das tendas? Leia este post sobre perguntas e respostas sobre a Oktoberfest 🙂

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais

Outono em Munique: dicas para a estação

Dicas de Munique, Alemanha, Kloster Andechs, Guia brasileira em Munique

Kloster Andechs: Mosteiro Beneditino Andechs

Oktoberfest Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Quanto vou gastar na Oktoberfest?

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2017

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest 2017: Dúvidas comuns sobre como se programar para a festa

Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2017: Sommerfestival Impark


Comentários

Ro Marzionna

23/08/2016

Oi Camilian, tudo bem? Você pode esclarecer uma dúvida sobre a Oktoberfest? O acesso aos biergarten das tendas é livre? No caso de haver lugar, claro…
Em outras palavras, é possível acessar os biergarten sem passar por dentro das tendas?
Pelo que vc descreve no post o entorno das tendas deve ser parecido com as feiras de Natal ai da Alemanha, correto?
Obrigada. Bjs

    Destino Munique

    23/08/2016

    Olá Ro,
    O acesso é livre sim, como voce falou, Mediante a disponibilidade de lugares. Quando dentro da tenda e o Biergarten lotam, a organização/segurança fecha o acesso. Uma super dica é acessar as tendas/Biergarten pelas laterais, pois muitas vezes eles fecham a entrada principal (na rua principal do evento) e as laterais estão liberadas. 🙂
    Bjos e está chegando! lol

      Ro Marzionna

      23/08/2016

      Obrigada Camilian. Bjs