Transporte público: o que você precisa saber!

Transporte em Munique: como me locomover?

Na primeira vez que vim à Munique e me deparei com este mapinha do sistema de transporte colorido abaixo, pensei: IMPOSSÍVEL! Com certeza absoluta vou me perder …. Nem informações conseguirei pedir com estes nomes “esquisitos”!

schnellbahn-netzplan2014_gross

Foto: www.mvv-muenchen.de

Antes de falar do mapa, vamos clarear estas siglas “U”, “S” e etc que vocês já devem estar se perguntando: “O que significa? Qual a diferença?”. Vamos lá!munique

A rede de transportes públicos aqui em Munique é composta da seguinte forma: Trens (S-Bahn = Stadtschnellbahn = trem rápido suburbano), metrôs (U-Bahn = Untergrundbahn = trem subterrâneo), bondes elétricos (Tram ou Strassenbahn = trem de rua) e ônibus (BUS). São representados nas estações e pontos pelos logos abaixo:

 

Logos-Transporte-Munique-2

O “mapinha” anterior contém as linhas de trem e metrô. Cada linha é representada por uma cor. Onde você lê S4, por exemplo, na cor vermelha, significa, S-Bahn linha 4. O mesmo para o metrô. onde você lê U1 na cor verde, significa, U-Bahn linha 1. A minha dica: identifique a linha em que você está (seja trem ou metrô, e qual o nome da linha) e siga a cor no mapa até o seu destino final. Se você precisar fazer troca entre linhas, informe-se antes sobre o seu destino, identifique a cor e siga o mapinha até os cruzamentos possíveis. Para os bondes elétricos e ônibus, nas suas respectivas estações há um mapinha informando os seus respectivos trajetos. Atentem-se também ao sentido correto, para não embarcar na plataforma errada.

Diferente do conceito brasileiro, não há ônibus circulando em todas as ruas da cidade ou até mesmo cruzando-a de ponta a ponta. Os ônibus tem a função de “apoio”. Aonde não chegam as linhas de trem, metrô ou tram, o ônibus dá o suporte. Os trens cortam a região central, de leste a oeste, passando pela estação principal (chamada Hauptbahnhof). Eles trafegam nesta reta e depois para as adjacências da cidade, lugares mais afastados. Os metrôs e os trans já circulam dentro da cidade. E os ônibus na cidade toda, partindo sempre de uma estação de trem ou metrô. Na maioria das estações há disponível a combinação de um ou mais serviços. Na estação central, por exemplo, você tem disponível todas as linhas de trens e 5 das sete linhas de metrôs, além de mais ou menos 10 linhas de Tram e ônibus.

Nas estações há um planejamento dos horários de cada linha de cada um destes transportes, o percurso e as conexões possíveis com outras linhas em cada estação. Raramente ocorrem atrasos (mas acontece, principalmente no inverno). O intervalo entre trens é de 20 em 20 minutos para cada linha e os demais meios de 10 minutos. Em horários de pico ou eventos na cidade, são disponibilizados em intervalos menores. Ah… e há painéis eletrônicos informando o horários das linhas para os próximos minutos… Na ordem que passará na plataforma e o sentido. É muita organização e respeito a quem utiliza, não acham?

Os bilhetes podem ser adquiridos em máquinas automáticas nas estações (disponíveis em alemão e em inglês) ou na bilheteria com um funcionário, porém nem em todas as estações contam com o serviço de uma pessoa vendendo. Mas as estações maiores e próximas aos pontos turísticos tem. Não se preocupem! A maioria também fala inglês. Existem vários tipos de bilhetes para se locomover: para um dia, para três dias, para uma semana e para um mês. Adquirindo uma das modalidades de bilhetes conforme falei, você tem direito dentro prazo que você comprou a usar TODOS os transportes acima. Inacreditável, mas é isso mesmo. Mas lembrem-se de uma ponto muito importante: tenham SEMPRE com vocês o bilhete. Vocês irão perceber que as estações não possuem catracas e ao embarcar ninguém pede o seu bilhete. Periodicamente embarcam fiscais da empresa responsável por estes transportes, vestidos de roupas normais e de repente…. eles abordam os passageiros para a apresentação do bilhete, se identificando com a credencial da firma e com a frase Fahrkarten, bitte! (que significa, bilhete, por favor). Caso você não tenha o bilhete em mãos, você terá que pagar uma multa de 40,00 60,00 euros ao fiscal, na hora. (Leia este post sobre o que não fazer em Munique)

1

Máquina para compra de tickets

No meio desta chuva de informações importantes, preciso fornecer apenas mais uma… Os bilhetes para um dia e o para três dias precisam ser “carimbados” em um máquina que fica geralmente antes da escada rolante de acesso à plataforma. Este carimbo significa a validação para o dia. Não esqueçam de fazer isso, caso contrário ao ser fiscalizado dentro do transporte, você pode ser também multado.

Transportes-Colagem

Máquina para validar o ticket

Ou seja…. em Munique você não precisa de carro para se locomover. O transporte público é eficiente, rápido, de qualidade, seguro, confiável e acessível. Nos próximos posts daremos mais informações de como comprar tickets.

Aqui em Munique você pode adquirir com antecedência um passe para transporte com desconto em diversas atrações, chamado Munich City Tour Card. Compre aqui antecipadamente o Munich City Tour Card,  através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Guarda-volumes em Munique, estação de trem, dicas

Guarda-volumes em Munique: onde deixar a mala

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Hop on Hop off Munique, Sightseeing de bonde, Tram 19, guia brasileira em Munique

Sightseeing em Munique de bonde linha 19

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Onde se hospedar em Munique, Alemanha

Onde se hospedar em Munique? Dicas


Comentários

Oscar Xavier

17/06/2019

Olá Camilian,
Estarei em Munique em outubro de 2019; estaremos em um grupo de 3 pessoas.
Provavelmente faremos passeios ao Castelo de Neuschwanstein, Salzburg e Hallstatt.
Os demais passeios serão pelo centro de Munique mesmo.
É possível fazer isso tudo de transporte público? Qual tipo de ticket em grupo aconselha comprarmos?
Desde já grato!!
Um abraço!!

    Destino Munique

    18/06/2019

    Olá Oscar,
    Para o Castelo Neuschwanstein e Salzburg compre o Bayern Ticket, já para Hallstatt terá que ser uma passagem de trem específica para este destino (verifique no site da Deustche Bahn a disponibilidade para a data desejada).
    Uma boa viagem!

Christine França

25/02/2019

Ola, vou pra alemanha em junho , qual chip para ter acesso a internet vc aconselha usar ? E goataria de saber se vende no aeroporto de frankfurt.
Obrigada
Christine

    Destino Munique

    28/02/2019

    Olá Christine,
    O chip da Vodafone pra mim é o melhor, em termos de atender em qualquer local, creio que você ache sim no aeroporto de Frankfurt.. em Munique você acha.

Douglas Teixeira

20/02/2019

Camilian, seus posts são muito bons, como bastante detalhe.
Eu vou para Munique no final de setembro, você tem alguma ideia de valor para estacionar carro em hotel? E se consigo achar vaga na rua de graça?

    Destino Munique

    21/02/2019

    Olá Douglas, muito obrigada pelo feedback 🙂
    No centro da cidade é mais difícil local gratuito para o carro por exemplo pernoitar. Há muitos hotéis com estacionamento incluso e outros que tem parceria com estacionamento próximo, oferecendo descontos. Na média, quando os hotéis cobram, é por volta de 7 a 10 euros a taxa por dia, varia. Verifique ao reservar se o hotel oferece esta cortesia 😉

Ana Paula

19/02/2018

Olá Camilian, amei seus esclarecimentos, principalmente na descrição de como validar os bilhetes. Só uma dúvida: comprando o bilhete para 3 dias eu tenho que, a cada dia antes de usar, validar na máquina, correto (ao final seria um total 3 validações) ou uma validação só para o primeiro dia e depois não precisa mais? Obrigada,

    Destino Munique

    19/02/2018

    Olá Ana Paula!
    Fico feliz que tenha sido útil o post pra você 😉
    Você precisa validar apenas no primeiro dia 😉

Pablo Vilarnovo

02/05/2017

Oi Camilian, boa tarde!
Estarei usando o Eurail (Global Pass – 25 dias consecutivos)e ele dá o direito de usar o S-Bahn em Munique. Como faço? É só carregar ele comigo e serve como se fosse o bilhete? Se algum funcionário perguntar é só mostrar o passe?
Obrigado pela ajuda!

    Destino Munique

    06/05/2017

    Olá Pablo,
    Infelizmente não sei te dizer, sei que o mesmo serve para os trens regionais, mas para o S-Bahn não sei dizer. O ideal é você se informar com a Deutsche Bahn para saber como proceder em caso de pedirem o seu passe e o o fiscal entender 😉

Ana Carolina

15/02/2017

Boa tarde
Estarei em Munique por 4 dias e precisarei bastante do transporte publico
Ficarei hospedada no hotel próximo à Estação Hirschgarten.
Chegarei na Hauptbahnhof.
Estarei com mais 3 adultos
Seria mais viável comprar os tickets que valem para 3 dias?
Aguardo orientação e desde já agradeço e felicito pelo inteligente blog
Ana Carolina

    Destino Munique

    23/02/2017

    Olá Ana!
    O ticket de 3 dias de grupo é bem em conta sim, mas verifique primeiramente a programação dos seus dias na cidade, o que vocês farão, para escolher a agrangência do ticket. Leia este post, vai ajudar 😉 /bilhete-transporte-parte1/
    🙂

Anderson

28/09/2016

Camiliana parabéns pelo material.

Estarei na Alemanha no mês de novembro. Hamburgo, Berlim e Munique. De trem de Berlim para Munique eu preciso fazer baldeação nos trens? Abs e obrigado.

    Destino Munique

    29/09/2016

    Olá Anderson!
    Obrigada pela visita e que bom que voce curtiu nosso site 🙂
    Depende da passagem que você comprar, geralmente não precisa, o trem para em cidades intermediárias porém voce não precisa trocar. Esta indicação vem na passagem 🙂 Não deixe de visitar o Agenda Berlim e Viagem Hamburgo, sites excelentes com muitas dicas e parceiros nossos 🙂

Juliana Soares

19/06/2016

Oi Camilian,
irei viajar de trem de Füssen à Berlim e como são muitas horas de viagem não sei se seria melhor comprar a passagem de segunda classe ou primeira classe. Qual a sua opinião? Qual a principal diferença entre elas?
Obrigada.

    Destino Munique

    21/06/2016

    Olá Juliana,
    Neste caso eu recomendaria a primeira classe. A diferença está no espaço e no valor. O importante é você fazer a reserva de lugares também no trecho Berlim-Munique, para você não ter que ficar percorrendo os vagões do trem com mala, atrás de lugar vazio. Em breve vai entrar um post novo no blog sobre esse tema 🙂

Cássio

06/06/2016

Três perguntas
A ligação entre o aeroporto e a Hauptbanhof pela linha S8 é direta ou requer baldeação?
Estação do metrô no aeroporto fica em qual terminal?
Como é a ligação entre os terminais do aeroporto, a pé ou ônibus?
Obrigado!

    Destino Munique

    07/06/2016

    Olá Cássio,
    Você acessa a plataforma de trem a pé a partir de qualquer um dos terminais (que são dois no total). Não há baldeações até a Hauptbahnhof 🙂 Mais informações sobre o trecho aeroporto-central neste post /aeroporto-de-munique/ 🙂

Barbara Carolina Garcia Gimenez

17/05/2016

Olá,

Parabéns pelo post, bastante completo e esclarecedor!
Chegaremos (eu e mais 2 amigas) no aeroporto de Munique as 9:35 hs da manhã e nossa conexão é apenas às 21:30 hs.
Para ir até à estação Marienplatz, devemos comprar o day ticket aiport gruppe? Com ele será possível chegar à estação Marienplatz e depois retornar ao aeroporto sem precisar comprar um novo ticket? Qual o custo desse bilhete?
Tanto faz pegar a linha S1 ou S8? Alguma delas seria mais rápida??

Obrigada!

    Destino Munique

    17/05/2016

    Olá Barbara!
    Exatamente. Compre o ticket de grupo e o mesmo é válido por 24 horas, logo serve para ida para a cidade e retorno ao aeroporto. Tanto faz a linha sim, mas o S8 é um pouquinho mais rápido (5 minutinhos) 🙂
    Muito obrigada pela visita e pelo feedback tão bacana do blog!
    Uma boa estadia em Munique 🙂

Karyn

31/05/2015

Camilian,
Estarei em Munich pelas próximas 4 a 5 semanas. Assim, quero comprar o ticket de 1 mês. É possível comprar na máquina só com dinheiro? Não gostaria de ter de usar o cartão de crédito. Também já verifiquei que pra mim o ideal é aquele que cobre os anéis 1 e 2.

    Destino Munique

    01/06/2015

    Olá Karyn,
    Para você não comprar com cartão de crédito, você precisará comprar direto com um atendente do MVV, na central de vendas. Nas estações principais da cidade, você encontra o “Kundencenter”, que é onde você compra este e qualquer outro ticket direto com um funcionário da empresa responsável e pode pagar com dinheiro. Nas estações Marienplatz, Sendlinger Tor e Hauptbahnhof há esta central.
    🙂

Simone

27/05/2015

Camilian, pfv quais horários de funcionamento do S-Bahn e do U-Bahn?

Fora do post, mas para gerar pergunta única.
Qual horário de funcionamento dos supermercados?
Grata

    Destino Munique

    27/05/2015

    Olá Simone!
    Os mercados funcionam até às 20h, sendo que aos domingos e feriados não abrem. O metrô/trem funcionam com frequência a partir das 4h da manhã até às 2h da manhã, sendo que depois das 23h com intervalos maiores. 🙂