Viena: como não se apaixonar

Última atualização em

Viena, um encanto de cidade imperial

Viena é uma cidade que nos encanta a cada visita. O ar imperial, suas construções bem conservadas e ao mesmo tempo um tom moderno harmonizam a capital austríaca, uma das cidades mais bonitas da Europa. É uma capital completa e rica em diversidades.

A cidade fica a cerca de 4h30 de Munique de trem e pouco mais de 4h30 horas de carro. A viagem de trem é super tranquila e a OBB, empresa responsável pelo trecho, disponibiliza internet (sem custos extras) durante a viagem, o que aliada às belas paisagens a torna mais rápida.

Viena se encaixa perfeitamente em um roteiro pelo leste Europeu, contudo de ainda pertencer a Europa Central, assim como Munique. Reserve pelo menos 3 dias inteiros para desfrutar das principais atrações.

O deslocamento na cidade com transporte público é bem eficiente e organizado. Todo o centro histórico pode ser feito a pé. Os palácios mais famosos, o Schönbrunn Schloss e o Belvedere já ficam um pouco mais afastados, mas alcançados facilmente de transporte público e  alguns minutos de caminhada.

Tem um post bem legal aqui no blog que Iza, do Iza pelo mundo, escreveu sobre os palácios em Viena.

Já estive 3 vezes na cidade, e a cada visita, sempre uma nova percepção e é sempre bom passar por lugares já visitados. Listei a seguir os lugares que você não pode deixar de visitar na cidade.

Palácio Schönbrunn e seus jardins

Um dos símbolos de Viena e um dos principais monumentos da Austria, o palácio Schönbrunn foi construído entre 1638 e 1643, mas apenas em 1743 ele tomou o molde atual com os seus enormes jardins. Desde 1996 o palácio é um patrimônio da humanidade da Unesco.

Viena-Schoenbrunn-Palacio

Reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para este passeio, que é lindo e você vai caminhar bastante. E vale muito a pena visitar o interior do palácio: os tickets podem também ser adquiridos no local, há diversas combinações de tours também.

Se você quiser fugir de filas, você pode comprar o passe desta visita antecipado e online 😉

Compre aqui antecipadamente a visita ao Palácio Schönbrunn e um tour de ônibus por Viena através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Viena-Palacio-Schonebrunn

Praça de Carlos e Parque da Cidade

É na praça Karlsplatz que fica a famosa Karlskirche, que nunca consegui visitar, pois sempre está acontecendo alguma celebração fechada na igreja. Desta última vez foi um casamento e mesmo após o término, permaneceu fechada, e resolvemos seguir o nosso passeio. A entrada na igreja custa 8 euros.

Viena-Karlskirche-Igreja

A cerca de 750 m da praça fica um parque lindo, chamado Stadtpark, Parque da Cidade, onde em um dia de tempo bom, os locais desfrutam desta maravilha de local. Um caminho repleto de lindas fachadas, para quem adora apreciar fachadas antigas.

Viena-Stadtpark-Austria-1

Catedral de St. Estevão e arredores

Localizada na praça Stephansplatz, é uma das catedrais góticas mais bonitas e famosas do mundo, construída ainda no século XII. É possível visitar uma de suas torres (Eagle Tower) e ter além de uma linda vista da cidade, ter a vista de perto dos seu belíssimo colorido telhado em mosaicos. A entrada custa 5,50 euros (subida de elevador). Você pode comprar também antecipadamente uma visita completa.

Compre aqui antecipadamente a visita completa à Catedral de St. Estevão através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Viena-Catedral-Estevao

Viena-Austria-Catedral

Nos arredores da praça onde fica a catedral ficam ruas de compras, grandes marcas, souvenirs e restaurantes, sempre bem movimentadas.

Palácio Hofburg e praça dos Heróis

Mais duas lindas praças de Viena encontram-se neste quarteirão, a Michaeler Platz e a Heldenplatz, em português Praça dos Herois. E entre estas duas praças fica o palácio imperial Hofburg, construção datada no século XIII.

No local hoje funciona a Biblioteca Nacional Austríaca, gabinetes politicos, uma escola de equitação e museus, como o Museu da Sisi. Leia aqui mais informações sobre uma visita ao museu da Sisi e aos aposentos reais abertos ao público no Hofburg.

Viena-Hofburg-Heldsplatz

Jardim Volksgarten

Traduzindo seria Jardim do Povo o nome deste refúgio no centro de Viena. Fica ao lado da Heldensplatz.

Durante a primavera ele fica repleto de rosas, com cores vivas e vibrantes. Um lugar para fotografar muito.

Viena-Volksgarten-Dicas

Praça da Prefeitura e Parlamento

Local onde além de ficar a construção gótica da prefeitura da cidade, o Rathaus, ocorre diversos eventos na cidade.

Bem pertinho da prefeitura fica o Parlamento Austríaco, uma construção muito bonita com o estilo neoclássico, que nos remete ao estilo da Grécia antiga. É possível visitar o seu interior, são oferecidas visitas guiadas.

Viena-Parlamento-Prefeitura

Prater e a roda gigante

É o famoso parque de diversões onde fica a famosa roda gigante mais antiga do mundo, inaugurada em 1897, o Madame Tussaud de Viena e diversos restaurantes.

Curioso é que a roda gigante oferece cabines luxuosas, onde à noite você pode até mesmo reservar para um jantar romântico com uma linda vista de Viena iluminada.

Veja aqui mais infos sobre a visita à roda gigante. Você também pode comprar o ingresso antecipado e fugir das filas 🙂

Compre aqui antecipadamente o ingresso para a Roda Gigante no Prater através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Viena-Prater-Parque

Palácio Belvedere

Se ainda sobrar um tempinho no seu tempo na cidade, dê uma passada neste palácio, mesmo que não seja para visitá-lo internamente, a sua área externa é linda demais. É um palácio barroco do ano de 1716, que sofreu diversas ampliações ao longo dos anos.

Compre aqui antecipadamente a entrada para visitar o Palácio Belvedere através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Viena-Belvedere-Palacio

E as dicas gastronômicas que não poderiam faltar.

Figlmüller

Esta foi uma super dica da Letícia, onde tem o melhor tradicional Wiener Schnitzel da cidade. O lugar é concorrido. Chegue cedo ou tente antes uma reserva. Há dois restaurantes, bem próximos um do outro.

Viena-Schnitzel-Figlmueller

Naschmarkt

Mercado a céu aberto para um tour gastronômico completo. De barraquinhas de frutas e legumes a vinhos, é por lá que você vai experimentar sabores da cidade junto com os locais.

Viena-Naschmarkt-Dicas

Café Savoy

Um café bem bonito e agradável que ficava próximo ao nosso hostel (Wombats, recomendo muito), onde comi pela primeira vez uma torta Sacher gostosa e que não estava seca (é a característica da torta…).

Outras dicas

  • Mais sobre Viena recomendo um blog que sou fã: o Viva Viena, escrito pela brasileira Letícia Diethelm. É excelente e super completo 🙂
  • Viajando de carro para Áustria, não esqueça de parar em uma loja de conveniência ou  posto de gasolina na estrada para comprar o Vignette, um adesivo para colar no para brisas do seu carro, que é o pedágio na Áustria.
  • Viajando de trem, reserve os assentos. Desta vez não consegui na compra online das passagens reservar os assentos da volta. Chegando em Viena, me dirigi até ao centro de informações da OBB e fiz a reserva dos lugares para a volta. O trem vem de Budapeste, logo vem já cheio. Ideal fazer esta reserva (leia aqui no blog sobre cuidados ao viajar de trem na Europa).
  • Tenham sempre o passaporte com vocês, pois devido à crise dos refugiados, há controle de passaporte nos trens e estradas ao cruzar fronteiras.

Procurando hospedagem em Viena? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Dicas de Salzburgo, Austria, Guia brasileira em Salzburgo

Salzburgo no verão: 5 dicas imperdíveis

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários

Letícia Diethelm

07/11/2016

Oi, Camilian!

Vim conhecer a roupa nova do Destino Munique e acabei caindo neste post sobre Viena que estava em destaque. Antes de tudo, o blog está lindo demais! Adorei a carinha nova. Sempre foi fácil encontrar os artigos – já era super organizado e clean… Nem sabia que dava para melhorar e você foi lá e melhorou! hahaha Parabéns mesmo!
Por último, fico muito feliz por saber que você gosta tanto do Viva Viena. Você sabe que é recíproco, né? Sou fā! (sei que parece rasgaçāo de seda, mas é uma rasgaçāo de seda da verdade. :D)

Grande beijo e até sexta em Berlim! \o/

    Destino Munique

    07/11/2016

    Oiii Letícia!
    Muito obrigada pelo feedback, fico lisonjeada! 🙂
    E sexta-feira estaremos todas juntas, alegria total!!!!
    Grande beijo e bis bald