Coronavírus em Munique: situação atual

O Coronovírus (CoV-19) é o assunto mais falado no momento e tem causado pânico em grande parte da população mundial, ainda mais depois de ter sido declarada pela OMS em 12 de março como uma pandemia.

Hoje o Brasil está passando pelo auge da pandemia, enquanto a Europa está saindo da quarentena aos poucos, após muitos esforços do coletivo para chegarmos na situação que vivemos hoje.

Diante de um assunto tão deliciado e que pode estar colocando em dúvida a sua viagem – “E aí, o que eu faço? Cancelo a minha viagem?” – a resposta certa no momento é se informar corretamente sobre o assunto, filtrar as notícias sensasionalistas e pesar as possíveis consequências pra você e para outras pessoas.

Neste post trazemos pra você algumas informações com base em fontes seguras sobre a situação da Alemanha, em específico em Munique, cidade onde moramos.

O que é Coronavírus

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que tem o formato de uma coroa (por isso o nome “Corona”, palavra originária do latim) e foi detectado pela primeira vez na década de 60.

O novo Corona foi detectado no final do ano passado na China, na região de Wuhan e a doença por ele provocada chama-se COVID-19, atacando as vias respiratórias. A origem ainda não é certa, mas acredita-se que a contaminação nos seres humanos foi devido ao consumo de carne de morcego e cobra.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) os sintomas causados pela COVID-19 são similares aos de uma gripe, apresentando o infectado febre, tosse seca e dificuldade respiratória. Em casos extremos pode causar pneumonia, complicações cardiovasculares e levar à morte. Os sintomas podem demorar até 14 dias para se manifestar.

111040911_corona_virus_symptoms_short_v2_portuguese_640-nc

A taxa de mortalidade está crescente e continua sendo bem difícil de se estimar precisamente, pois nem todas as pessoas que tiveram o vírus foram diagnosticadas com a doença. Por ser muito similar a uma gripe, muitas pessoas provavelmente tiveram contato com o vírus, de uma forma branda, e acharam que era mais um resfriado.

O maior grupo de risco é o dos idosos, principalmente os acima de 80 anos, que já possuem algum tipo de problema de saúde, podendo assim com esta virose agravar o quadro e levar à morte.

Por mais que você não se encontre no grupo de risco, é importante se conscientizar, pois é um vírus que se espalha muito rápido, assim chegando perto de uma pessoa com saúde frágil ou do grupo de risco, representando uma verdadeira ameaça.

Prevenção contra o Coronavírus

As recomendações básicas da OMS para impedir a propagação e contaminação pelo Coronavírus são:

  • Higienizar regularmente as mãos (lavando-as sempre que possível ou usando álcool em gel, quando não puder lavar);
  • Evitar de colocar as mãos nos olhos, na boca e no nariz;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, já que o vírus se espalha através de secreção;
  • Manter a distância de pelo menos 1 metro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
  • Evitar o contato próximo com qualquer pessoa que apresente ou não sintomas de doenças respiratórias (como tosse e espirros). Isso significa: não abraçar, não beijar e não apertar as mãos;
  • Evitar aglomerações.

Note que tudo que a maioria das recomenções da OMS são dicas básicas de higiene, que devemos adotar para o nosso dia a dia independente de ser um Coronavírus.

Máscaras, que acreditava-se que ajudava muitíssimo pouco na prevenção, hoje já são admitidas como fundamentais para muitos especialistas. Elas contribuem no caso dos infectados espalharem a doença pelo espirro ou tosse, retendo temporariamente as secreções expelidas, porém como o vírus é muito pequeno e resistente à umidade, ele pode passar pelas máscaras. Por isso são máscaras descartáveis, que devem ser trocadas a todo momento.

A situação em Munique (atualizada em 23 de maio)

Segundo os dados do Instituto Robert Koch, na Alemanha foram registrados mais de 177.850 casos da doença (dados até 23.05.2020).

Graças aos esforços das autoridades junto ao sistema de saúde com o monitoramento intensivo da população, o sistema de saúde na Alemanha foi capaz de atender a tempo as pessoas infectadas pela doença e hoje o número de novos casos dimuni todos os dias, além de prestar ajuda a países vizinhos com leitos em hospitais.

Em Munique, foram 6.733 casos, sendo que 5.634 pessoas já estão curadas. Hoje foram registrados 22 novos casos na cidade (dados até 23.05.2020). Devido a este avanço no controle da pandemia, as medidas restritivas (Ausgangsbeschränkungen) estão mais leves e a cidade vem retomando a vida.

Hoje podemos ter contato social com uma família amiga e pessoas que não residam conosco, com os devidos cuidados ainda para evitar a contaminação.

A rígida fiscalização por parte da polícia e corpo de bombeiros permanece, para averiguar se estão ocorrendo aglomerações, como os estabelicimentos comerciais estão controlando o volume de pessoas, assim como o uso de máscara/proteção para as vias respiratórias nos ambientes fechados e no transporte público.

Seguem também as seguintes determinações:

Instituições de ensino

  • As escolas (em todos os níveis) estão retomando as aulas em esquemas especiais desde o final de abril, de acordo com a classe e faixa etária dos alunos;
  • As Universidades retomaram o funcionamento em 20 de abril;
  • Jardins de infância e creches permanecem fechados (possível reabertura em junho).

Comércio

  • Supermercados, depósitos de bebidas, drogarias e farmácias continuam funcionando normalmente;
  • Lojas (inclusive em shoppings) e estabelecimentos comerciais com área até 800 m² estão em funcionamento com controle do número de pessoas e uso de máscara obrigatório.

Eventos

Gastronomia

  • Restaurantes, cafés e Biergärten reabriram em 18 de maio para funcionamento na área externa, dentro as regras de distanciamento. No dia 25 de maio serão reabertos para funcionamento total (incluindo área interna). Nas mesas não é obrigatório usar máscaras, mas para circular dentro do estabelecimento sim;
  • Os restaurantes terão uma lista com dados pessoais de seus clientes por dia, para em caso de necessidade devido ao vírus, contatar os seus clientes.

Lazer & turismo

No dia 16 de março foi oficializado pelo governo o controle de fronteiras. Momentaneamente não está mais permitido entrar no país quem não é residente até o dia 15 de junho.

No mundo corporativo diversas ações para minimizar a contaminação em massa permanecem, como a possibilidade de se fazer homeoffice e o rodízio de profissionais em escritórios.

Uma hotline para contato em caso de suspeita de infecção pelo Coronavírus foi disponibilizada pela Prefeitura de Munique (089 / 6221-1234).

A decisão de cancelar ou não a viagem é algo bem pessoal, o nosso papel com este post é informar você, leitor, como está situação real aqui. Seja consciente 🙂

Atualizaremos este post sempre que necessário 🙂

Fontes de informações deste post:

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais

Comentários

Marta

03/05/2020

Adorei o post. Eu tenho viagem marcada pra julho para Munique. Vc acha que turista vai poder entrar no país durante esse mês?
Ou, acha que posso viajar mesmo com a carta convite de alguém que more na cidade?
Fiquei preocupada devido a pandemia…

Heliana Franciosi

21/04/2020

Olá, tenho viagem marcada para 9 de setembro/2020 para Alemanha. A princípio a viagem seria para 13 de maio próximo, mas precisei transferir para setembro. Espeto usufruir das belezas da Baviera. Desejo que até lá a situação já esteja controlada. Abraços.

    Destino Munique

    22/04/2020

    Olá Heliana,
    Esperamos também que tudo esteja caminhando melhor 🙂

Suzana

10/03/2020

Bom dia! Estou com viagem marcada em junho e não pretendo desistir. Vou para a cidade de Weiden e pretendo aproveitar muito jintos com meus filhos e neto.

Lethicia

10/03/2020

Estou com viagem marcada para Munique dia 31/03. Minha única preocupaçao é o avanço da doença acarretar medidas de isolamento de áreas. Por isso sempre estou acompanhado, não quero ter q cancelar 😥. Minha primeira viagem pra Europa, tem manhãs que acordo e torço pra essa situação seja só um pesadelo.

    Destino Munique

    10/03/2020

    Olá Lethicia,
    Esta é uma situação que não podemos prever, mas pela forma que o assunto vem sendo conduzido aqui, acho pouco provável. Fique de olho nas notícias sérias que você tomará a decisão certa pra você. 😉

Andrea

05/03/2020

Olá Camilian!
Obrigada pelo post direto de Munique!
Meu marido e eu estamos com viagem marcada para semana q vem e, a não ser q aconteça algo extraordinário, seguimos firmes com os planos de visitar o sul da Alemanha. =)
Com certeza seu texto ajuda nos esclarecimentos da situação por ai!
Um grande abraço!

    Destino Munique

    05/03/2020

    Olá Andrea, desejo uma ótima viagem 🙂
    Fico feliz que nosso post tenha levado infos verdadeiras pra vocês 🙂

Cecília Alves

04/03/2020

Olá, Camilian!

Estou indo para Munique com meu esposo na segunda quinzena de julho e me preocupei um pouco com os crescentes casos de infectados na Alemanha. Espero que realmente no verão essa epidemia (ou pandemia) melhore muito. Obrigada pelas informações úteis!

Abs.
Cecília.

    Destino Munique

    04/03/2020

    Olá Cecília,
    Estamos Nesta torcida também 🙂 Fico feliz que as infos tenham a ajudado.
    Um grande abs!