Férias no inverno: dicas do que levar na mala para uma viagem no inverno

Arrumando a mala para uma viagem no inverno

O post de hoje é dedicado a vocês que estão planejando uma viagem no inverno para países que possuem “inverno de verdade”, com temperaturas baixas, vento e muitas vezes neve. Tenho recebido muitos e-mails de seguidores que estarão chegando nas próximas semanas aqui em Munique com dúvidas do que realmente trazer na mala. Realmente está fazendo bastante frio, tem que vir “preparado” para não deixar de curtir as atrações da cidade. Então vamos às dicas.

Roupa de frio inevitavelmente pesa mais e faz mais volume na mala. Não dá para trazer tantas opções dentro do limite de peso estabelecido pelas companhias aéreas. E nem sempre viajar com duas malas já cheias de 32 kg é confortável, pois em uma viagem você sempre compra alguma coisinha a mais. Outra situação é: imagina você puxando duas malas na rua coberta de neve??? Trazer o essencial às vezes é quase que impossível (principalmente para nós mulheres!), mas tem como otimizar.

O que considero indispensável:

1 – Um conjunto de roupa térmica: Pra mim é a salvação. Aquece, não faz muito volume e evita de você vestir muitas roupas por baixo do casaco. Os lugares fechados aqui tem aquecimento (sistema de calefação), portanto muita roupa só vai te fazer nestes lugares suar muito, pois não vai dar para você tirar a roupa toda rs. A roupa térmica regula a temperatura do corpo, tanto para o frio quanto para o calor, te protege e te deixa confortável. Se você tiver mais de um conjunto, traga, para alternar ou usar quando o outro estiver no limite. Confesso que já lavei no banheiro de um dia para o outro e deixei secando na calefação e foi uma ótima tática, sequinho no dia seguinte.

2 – Um bom casaco de frio: Quando digo um bom casaco me refiro a UM mesmo, de preferência impermeável, que corte vento, com capuz e realmente quente. É o item talvez mais caro para comprar (caso precise comprar), mas pense que você não vai passar aperto durante a viagem, vai estar protegido e vai ter o casaco para outras futuras viagens. O comprimento é questão de gosto, mas um que vá até a altura das coxas ajuda muito a amenizar o frio também nas pernas.

Geralmente este casaco trago comigo no avião e na mala trago um segundo casaco pra “variar” (como toda mulher), mas juro que estou cada vez mais enxugando o volume na minha mala, pois na maioria das vezes não uso a outra opção.

Uma outra sugestão é a cor: preto, azul escuro, verde escuro, cinza escuro, ou seja, qualquer tom escuro, pois não dá a impressão de sujo e combina facilmente com tudo.

 

Dicas para arrumar a mala para uma viagem de inverno, Alemanha, Munique, Europa

Casacos femininos e masculino

3 – Um bom par de botas: Os pés absorvem muita friagem e precisam ser isolados. Não adianta muitos pares de meia e sim um calçado com um solado grosso, impermeável e se possível, revestido internamente com lã de carneiro (ou similar). Daí sim, um bom par de meias completa esta proteção.

Dicas para arrumar a mala para uma viagem de inverno, Alemanha, Munique, Europa

Esta bota é top para o inverno, além de confortável

Material sintético no frio não resiste, a sensação de pés congelando é horrível. Assim que vim morar na Europa, fui para Salzburg no inverno em um dia lindo de sol, porém com neve e usei um par de botas de couro sintético, que usamos em dias de chuva no Brasil. Meus pés ficaram dormentes e quase congelaram, tive que comprar outro par de botas e além de ter atrapalhado o meu passeio, pois a dormência não passava.

Claro que você pode viajar com o calçado que você usa aqui no Brasil quando está mais frio, acompanhado de meias ou aquelas palmilhas de lã, fácil de achar em lojas especializadas em roupas de inverno. Mas para ficar aqui passeando, você fatalmente vai precisar comprar.

4 – Complementos do vestuário: Uma boa luva de couro, meias, cachecol e gorro de lã são mais que necessários. Não estamos acostumados a tanto frio nas mãos, nos ouvidos e nem no pescoço. Muitos casacos dispensam um cachecol, mas é sempre ter um de reserva. Estes itens podem ser comprados também por aqui com facilidade, tem preços bons e bastante variedade. Para proteger os ouvidos, há também tiaras e protetores de ouvidos de lã (aqueles arquinhos), para quem não gosta muito de gorro (sim, amassa o cabelo!). O importante é se proteger. Para casos extremos, de muito frio (acontece mais nas montanhas), uma toca ninja (aquele que só ficam os olhos de fora), é uma boa pedida.

Dicas para arrumar a mala para uma viagem de inverno, Alemanha, Munique, Europa

Acessórios para completar a proteção contra o frio

5 – Calças e blusas: A calça por incrível que pareça, pode ser uma jeans, caso você esteja de conjunto térmico. Se você tiver uma calça de veludo, uma leggings mais grossa, dá para aguentar o frio também. Como blusas sugiro qualquer uma de lã, linho, materiais que aqueçam (além da térmica). Os homens gostam muito de um casaco de moletons grosso por baixo, também aquece bastante.

O que eu geralmente visto no dia a dia aqui quando preciso passar muito tempo na rua (durante os tours, por exemplo) ou quando estou viajando: conjunto térmico (pelo menos a calça eu uso sempre), blusa de lã, calça jeans (ou leggings grossa), um casaco comprido (até as coxas), bota de couro, meias de lã, luva de couro, cachecol e gorro. Dificilmente passo frio na rua ou excesso de calor nos ambientes fechados.

Importante também é ter alguns cosméticos para reduzir a agressão do frio ao corpo.

1 – Protetor labial

2 – Hidratante facial com protetor solar

3 – Creme de mãos

4 – Hidratante para o corpo

5 – Creme para os pés

A pele no frio, que geralmente é bem seco aqui, resseca demais, dando aquele aspecto esbranquiçado ou até mesmo “rachando” (principalmente os lábios). Se proteger é o ideal. Muitas vezes o rosto também fica avermelhado, pois o frio queima.

Dicas para arrumar a mala para uma viagem de inverno, Alemanha, Munique, Europa

Algumas dicas para hidratação (lábios e corpo)

Você pode comprar no Free shopping para não fazer já peso na sua mala de embarque ou comprar por aqui, que possuem boas marcas com ótimos preços. Mas claro que se você tiver como trazer, sem comprometer espaço e peso, traga a vontade.

Pra finalizar a mala… Não custa nada trazer uma vitamina C e alguns remedinhos que tomamos para gripe e resfriados no Brasil. Como a mudança de clima é grande, pode acontecer de pegar um resfriado. As farmácias aqui vendem este tipo de remédio sem receitas, mas trazer um conhecido, que já estamos acostumados a tomar, é bem melhor.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br



Saiba mais
Rota dos Alpes, dicas, Alemanha, Baviera, Guia em Munique

Rota dos Alpes na Alemanha: dicas

Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

Natal na Alemanha: tradições e percepções

Tollwood, Festival de Inverno, Dicas de Munique, Guia Brasileira em Munique

Tollwood 2017: festival de inverno em Munique

Munique com bebês e crianças

Munique com bebês e crianças pequenas: dicas

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2017

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2017


Comentários

Thays crosara

20/02/2017

Olá camilian
Adoro o blog
Mas bom mesmo foi o city tour com o grupo de vcs. A Jessica eh extremamente simpática e atenciosa, nos deu uma aula incrível sobre a história de Munique. Fomos a opera por um preço inacreditável, e as dicas gourmet nem se fala!!!! Estou anciosa pela viagem a Salzburgo e a Fussen.. bj

    Destino Munique

    20/02/2017

    Olá Thays!!!!!
    Ficamos muito felizes em tê-los aqui passeando conosco e que estejam curtindo as dicas.
    Jessica ADOROU vocês e está super ansiosa para os próximos passeios 🙂 Será puro encanto 🙂
    Bjs

Juliana

06/12/2016

Oii, estou amando seu blog e anotando todas as dicas.
Estou embarcando para Munique em 7 dias e passarei 30 dias pela Alemanha.
Minha duvida é quanto a roupas para ocasiões especiais, como para um restaurante chique e principalmente baladas. Que roupas uso nesse caso??

    Destino Munique

    07/12/2016

    Olá Juliana,
    Que alegria que vocês está curtindo o nosso blog 🙂 Muito obrigada!
    Se em uma saída noturna, para um restaurante ou festa, for do Hotel direto para o local desejado, você pode se produzir normalmente (vestido ou saia, com uma meia calça) e um bom sobretudo com cachecol por cima, que nos lugares tem local para deixar o casaco. Só não dá muito para ficar andando ao ar livre assim, mas dentro dos lugares é assim que todos vão 🙂 Tudo é aquecido, logo você até esquece o frio que está lá fora. rs

Sandra Ramiro

05/12/2016

Tu poderia informar algumas lojas que vendem as roupas térmicas e os casacos conforme referistes, aí em Munique?

    Destino Munique

    06/12/2016

    Olá Sandra,
    Na maioria das lojas, pois o vestuário todo é voltado para o inverno nesta época. 😉

Mariana G.

08/08/2016

Olá, vou pra Munique em março de 2016, do dia 19 ao dia 23.. vc acha que vou pegar mto frio ou as temperaturas já estarão mais amenas nessa época? Estou com mta dificuldade de achar casacos aqui no Brasil, pq deixei pra comprar agora no fim do inverno e não encontro mais nada :/

    Destino Munique

    08/08/2016

    Olá Mariana!
    Esta época geralmente costuma ser mais amena, já é o começo da primavera, mas é sempre bom vir preparada para o frio. Aqui nesta época vende roupas de frio do fim de liquidação também, pois já entra a primavera. Dá uma olhadinha nas lojas especializadas em roupas de inverno no Brasil para garantir apenas um casaco bom. 🙂

      Mariana G.

      09/08/2016

      Obrigada pela resposta!
      Vou procurar sim.. eu já comprei um casaco mais ou menos e algumas blusas térmicas pra usar por baixo, mas, como vou pra Roma primeiro, vou tentar comprar ainda na Itália um casaco mais pesado pra quando chegar em Munique.
      Estou adorando seu blog, estou montando todo meu roteiro com base nas suas postagens.. ah, vi pelo fb que vc foi pra Salzburgo esses dias, vai sair post novo de lá?? Vou aguardar ansiosa!
      Obrigada mais uma vez 😉

        Destino Munique

        09/08/2016

        Oi Mariana!
        Fico feliz que as dicas estejam te ajudando 🙂
        Vai sair sim post novo, mas já temos um post aqui no blog sobre Salzburg, dá uma olhadinha 🙂

Larissa

07/05/2016

Olá !!! adoro o blog e o insta!:)Por favor vocês poderia passar os endereços de lojas em Munique onde compro esse casaco maior e térmico e as botas recomendadas(fora H&M e C&A Chego 20.12e nesse dia já quero adquirir peças que por aqui no Brasil sei que não consigo as ideais para suportar o frio!Obrigada!

    Destino Munique

    07/05/2016

    Olá Larissa,
    Na rua principal no centro histórico, há diversas lojas que vendem estes produtos, podendo assim você escolher de acordo com o seu gosto e os se os valores atendem. Tem a Decathlon agora na cidade (na passagem subterrânea Karlsplatz-Stachus), North Face, Sport Check, Jack Stones, todas na mesma localidade, dentre várias outras 🙂
    Obrigada pela visita e pelo feedback do blog 🙂
    Seja bem vinda em Munique

      Larissa

      07/05/2016

      Maravilha!!Tudo anotado!;) Obrigada!!!

Marcela

15/12/2015

Olá, obrigada pelas dicas. Estou morando no norte da Espanha e passando maior frio com minhas meias sintéticas aqui, agora entendi o porquê. Chego em casa com mais frio que quando saí.

Em breve viajo pra Munique e sei que aí tudo vai ser mil vezes mais frio. Espero conseguir aqui uma bota a altura (e grossura haha)!

Abs!

Marcela

    Destino Munique

    15/12/2015

    Olá Marcela 🙂
    Obrigada pela visita!
    Vai conseguir sim, fique tranquila 🙂 Aqui é frio mas é suportável. O que mais ajuda para vencer o frio é usar as roupas térmicas e meias adequadas. Fazendo isso, estará protegida 😉

Suely Barreto

23/11/2015

Gente, agora é a minha dica: Viajando para Munique não deixem de fazer um tour com a Camillian. Simpática, atenciosa e sabe tudo e muito mais sobre a cidade e sua história. Recomendo.

    Destino Munique

    23/11/2015

    Obrigada querida Suely! 🙂

Luciana

26/10/2015

Oii..Vc pode dar dicas de loja em munique onde encontramos roupas de inverno a um custo mais baixo? Vou para lá no final de novembro e devo ter q comprar casacos e bota. Preciso de dicas de lojas de roupas de inverbo masculinas também. Obrigada

    Destino Munique

    27/10/2015

    Olá Luciana,
    Infelizmente nesta época as roupas e calçados de inverno costumam ser caros, já que está no começo da estação. Talvez você consiga melhores preços em lojas como a H&m e C&A, mas atente-se a qualidade também, pois as roupas de inverno precisam ser boas para não passar sufoco. 😉

    Davi

    31/10/2015

    Luciana, vou para Munique em dezembro e providenciei minhas roupas de frio no site da Decathlon. Consegui todas as roupas que precisava por lá (segunda pele, fleeces, casacos de pneas, gorros etc.), num preço e qualidade que considero muito justos. Chegando a Munique vou comprar apenas mais alguns itens, que não são indispensáveis. Vale conferir!

Marina

23/08/2015

Olá! Estou planejando uma visita a Munique em Fevereiro/16. Na segunda semana. (6-13)
Existe chamces de neve nessa epoca? Obrigada!!

    Destino Munique

    23/08/2015

    Olá Marina,
    Geralmente sim 🙂

Mônica

02/07/2015

Qual site eu consigo comprar essa bota? Obrigada

    Destino Munique

    07/07/2015

    Olá Mônica,
    Esta bota da foto no caso é da marca Tamaris. Ela tem lojas próprias na Alemanha, mas é vendida em outras lojas também. On line do Brasil eu não sei te informar, mas comprando aqui, pelo site oficial da marca você consegue. 😉