Carnaval 2020: dicas do que curtir nesta época!

Última atualização em

Ah o carnaval! É difícil de imaginar a festa mais popular no Brasil, marcada pelo verão e muito calor, em um lugar frio e sem a nossa música popular. Mas ele acontece aqui na Europa, sim, temos Carnaval na Alemanha!

Diferente do nosso carnaval (em alemão Fasching, Fasnacht ou Karneval), em Munique não é feriado, mas as datas deste período, devido às tradições da igreja católica, são registradas no calendário. Em alguns estabelecimentos comerciais, na terça de carnaval (em alemão Faschingsdienstag) trabalha-se meio expediente.

Carnaval-Munique-Marienplatz-1

E como é o Carnaval na Alemanha? Diversas festas ocorrem nas ruas, em clubes, boates, bares e restaurantes, desde a quinta-feira que antecede o carnaval até a quarta-feira de cinzas.

Não pense que o frio atrapalha a festa e quanto menos os trajes: os alemães se vestem a caráter, com fantasias belíssimas e bem elaboradas muitas vezes (e claro, adaptadas para o frio). Há festas que a entrada é permitida apenas fantasiado.

Leia também: Krapfen, o tradicional doce do Carnaval na Alemanha

Após o Natal, as vitrines das lojas já estão ocupadas por fantasias e artigos de carnaval. Inacreditável, não é? No meu primeiro ano morando aqui me surpreendi.

Carnaval-Munique-Alemanha-1

A cidade mais famosa pelo seu carnaval é Colônia (Köln). O período de festas começa por lá em novembro (dia 11.11 às 11h11) e vai até a quarta-feira de cinzas.

É o carnaval mais badalado da Alemanha, marcado por muitas festas, bailes de máscara, desfiles pelas ruas com direito a carros alegóricos (ocorrem no domingo e na segunda-feira – a Rosenmontag, o dia mais curtido por lá) e o famoso beijo selinho (Bützje, em alemão) entre os foliões.

Aqui em Munique, cidade onde moro, acontece as tradicionais festas nas ruas do centro histórico da cidade, com palcos montados nas praças Marienplatz e Karlsplatz-Stachus, com muita música e animação.

Se você quer presenciar algo bem tradicional, a dica é curtir a festa no mercado Viktualienmarkt, onde também há um palco e onde os Muniquenses gostam de marcar presença na terça de carnaval.

Nas festas toca de tudo, inclusive um pouquinho da nossa música popular. E nas ruas há muito batuque! Os alemães adoram estas tradições afro.

E se você vai estar em Munique durante os dias de folia, agora algumas dicas do que acontecem aqui no pré carnaval e no carnaval 🙂

Domingo (16.02.2020)

O pré carnaval começa com o tradicional desfile Faschingumzug der Damischen Ritter (desfile dos cavaleiros estúpidos). É muito divertido! Música, fantasias e cores, fazendo sol ou chuva 😉

O ponto de partida é ao lado da praça Sendliger Tor, às 13h13 (soa estranho, mas este é o horário pontual), seguindo o trajeto das seguintes ruas do centro histórico de Munique: Rua Herzog-Wilhelm-Straße, rua Sendlinger Straße, praça Marienplatz, rua Dienerstraße, Hofgraben, Rua Pfisterstraße  e rua Sparkassenstraße.

A tradição é após o desfile ir para a cervejaria Hofbrauhaus (After-Zug-Party, em alemão, “festa após o desfile”). Por falar na HB, durante o carnaval lá é o point de festas!

Leia também: Cervejaria Hobräuhaus, a cervejaria mais famosa do mundo!

Domingo (23.02.2020) a terça-feira (25.02.2020)

Tradicional München narrisch, o carnaval de rua de Munique, que acontece por três dias no centro histórico da cidade.

O dia mais animado do carnaval na cidade é na terça e a nossa dica é, pela manhã, ver as tradições carnavalescas que acontecem no mercado Viktualienmarkt.

O prefeito da cidade visita o local e discursa para os foliões, há música o dia todo, que os próprios comerciantes do local disponibilizam em seus estabelecimentos, mas a principal atração acontece ainda pela manhã (geralmente após o discurso do prefeito, por volta das 11h): o tradicional Tanz der Marktweiber (dança das mulheres do mercado), onde as mulheres que trabalham nos estandes do mercado se apresentam no palco, fantasiadas e fazem apresentações especiais com música, dança e até comédia.

Se você estiver aqui e quiser ir numa atração gratuita, vale a pena dar uma passadinha no carnaval de rua,  vivenciando assim um pouquinho do carnaval na Alemanha 🙂

Fonte de informações atualizadas deste post e crédito da foto destacada: Portal oficial da cidade – Muenchen.de

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Krapfen, doce do carnaval em Munique

Krapfen: o doce do carnaval em Munique

Dicas para viajar no inverno

5 dicas para curtir melhor sua viagem no inverno

Munique no inverno?! SIM !!!!

Garmisch-Partenkirchen temporada 2019-2020: esquiar em Hausberg e Zugspitze

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação


Comentários

BRUNO

20/12/2018

Eu peguei esse carnaval em 2014. Fui surpreendido positivamente. Não esperava. Peguei também na Suíça, em Zurique.

Kelly Santos

18/01/2018

Que pena que chego na quarta ( 14/02) Tem algo interessante pra ver nesse dia, ou como aqui é o dia da ressaca ?

    Destino Munique

    22/01/2018

    Olá Kelly,
    Quarta é o encerramento, tem uma despedida na Marienplatz 😉