Hallstatt: um lugar para inspirar!

O destino desta semana é Hallstatt na Austria

Uma pequena cidade entre os alpes austríacos e um enorme lago se chama Hallstatt, uma cidade encantadora e romântica, a 208 km de Munique, que merece estar no seu roteiro sul da Alemanha-Austria.

Há quem diga que um dia de passagem neste lugar é suficiente, mas pernoitar por lá e acordar com a belíssima vista do lago e das montanhas cercadas de nuvens como se fossem algodão é indescritível. Esta foi a nossa opção, passamos um fim de semana tranquilo por lá e exploramos cada detalhe da cidade.

Hallstatt-Austria-Vista

Hallstatt está a pouco mais de 500 metros do nível do mar e não possui nem 1.000 habitantes. Há poucas construções, a maioria são hotéis e apartamentos para férias, por ser um destino muito procurado pelos locais para férias de verão. Achar hospedagem por lá é algo que precisa ser feito com antecedência, principalmente em feriados e finais de semana, mas há cidades bem próximas ao redor do lago (como Obertraun) que oferece também hotéis. Os preços não são muito baratos, mas a grande maioria de excelente qualidade, segundo as avaliações que pesquisamos.

Hallstatt-Austria-Casas

Nos hospedamos no hotel Gasthof Zauner Seewirt, que tinham quartos com vista para o lago e para igrejinha que é vista na foto cartão postal da cidade. Era incrível de manhã cedo acordar e ficar na varanda ouvindo a cachoeira (que ficava bem atrás do hotel), o canto dos pássaros e observando a calmaria do local.

O hotel é de excelente qualidade, todo reformado, com acomodações confortabilíssimas e café da manhã excelente.

Hallstatt-Austria-Vista1

A melhor maneira de chegar até Hallstatt é de carro. É possível chegar de trem, mas dependendo de onde você venha, tenha muitas baldeações (no meu caso vindo de Munique). A estação de trem é do outro lado do lago, onde você precisará fazer uma travessia de barco (que com certeza é bem bonita). Nesta época do ano há barcos com bastante frequência (de 15 em 15 minutos).

Hallstatt-Austria-Ruas-Lago

Chegando de carro, você precisará estacioná-lo em um lugar regulamentado. Na rua, onde ficam os hotéis e estabelecimentos, não é permitido transitar com veículos, há cancelas, onde só moradores com suas credenciais transitam. Para isso há 3 estacionamentos próximos, P1, P2 e P3. Estacionamos no P2, a diária custou 9 euros e o eles ainda ofereciam um ônibus shuttle para entrar em Hallstatt, mas era tão pertinho, que fomos a pé.

Um outro detalhe importante aos viajantes que fazem a fronteira Alemanha-Austria de carro: não esqueçam de comprar o adesivo com o passe de entrada no país, o pedágio, chamado Vignette (veja mais informações sobre o pedágio na Austria). Chegando na fronteira há indicações dos postos para você parar e comprar. O pedágio com validade de 10 dias custa 8,90 euros. O adesivo só tem validade quando colado no pára brisas.

Hallstatt-Austria-Pedagio1

A cidade é perfeita para visitar em qualquer época do ano, apresentando cenários diferentes de acordo com a estação e com muito romantismo sempre no ar. Nós fomos na primavera, pegamos chuva constante no primeiro dia, mas não estava um frio insuportável. Em Hallstatt, por ser um vale, chove muito.

O interessante de ir entre a primavera e outono é aproveitar uma das atrações mais interessantes da cidade: a Mina de Sal de Hallstatt (Salt Mine Hallstatt), a mais antiga do mundo. O nome Hallstatt significa “lugar do sal”.

O que vi e indico como passeio na pequena Hallstatt 🙂

Visita à Montanha de Sal (Salzberg)

A Salzberg abriga a mina de sal mais antiga do mundo. Há três atrações imperdíveis na montanha: o trem funicular, o skywalk e a mina de sal.

Há duas formas para chegar até a área de visitação da montanha: de trem funicular ou a pé, para quem curte caminhadas íngrimes.

A viagem de trem funicular é curtinha, dura menos de 5 minutos, mas recomendo. A sensação na subida de que toda a pequena cidade está se tornando menor ainda é bem legal.:) O bilhete para subir/descer a montanha com o funicular custa 13 euros.

Hallstatt-Austria-FunicularNo nosso caso… optamos em subir de funicular e descer a montanha a pé. A subida a pé dura cerca de 1 hora e para a descida gastamos cerca de 45 minutos, com paradas para apreciar e fotografar os ângulos proporcionados pela trilha. Ah, a trilha é bem marcada, na verdade é um caminho, ou seja, não há riscos de se perder 🙂

Hallstatt-Austria-Vista-Funicular

Após a subida de funicular, nos dirigimos ao local para o passeio na mina de sal. Há placas indicando o sentido, e neste caminho há sempre placas com um pouco da história do local, em alemão, inglês e italiano. Nestas placas há numerações para quem desejar alugar um audio guide (não aluguei no caso!).

Para quem optar fazer o tour guiado na mina de sal, precisa comprar um ticket. É possível comprar um ticket combinado que inclui a visita à mina e o trem funicular. Caso você decida apenas lá em cima fazer o tour na mina, ainda há uma última chance de adquirir o bilhete, direto no local de onde parte o tour. 🙂

Hallstatt-Austria-Tour

O tour na mina é fantástico! Uma aula de geografia e história. Antes do passeio, me fiz várias perguntas sobre a questão da mina de sal em uma montanha, longe do mar, dentre outras e todas foram respondidas neste tour (vou deixar vocês ouvirem e descobrirem no passeio).

Chegando ao local do tour, você recebe uma roupa especial para o passeio, para evitar que você se suje e ajuda a aquecer também dentro da montanha.

O tour dura cerca de 1 hora, entrando a pé através de um túnel com a altura quase que na sua altura (cerca de 1,85m de altura), com as paredes de sal e com aquela sensação que a luz no fim do túnel está se apagando. A guia conta toda a história em etapas, em alemão e em inglês. A única coisa “chata” do passeio é que na apresentação dos vídeos, a narração é em alemão e há uma legenda dos principais pontos (como um resumo) em inglês. Entretanto, a guia se coloca sempre à disposição para perguntas, e fala um bom inglês.

Hallstatt-Austria-Mina

Um dos pontos altos do passeio é uma descida dentro da mina em um escorrega, no qual você pode atingir até 35 km/h. Sua descida é fotografada e no final você pode adquirir a foto por 5 euros. Após esta descida, você estará em uma parte da montanha com um lago, no qual há um show de luzes com imagens nele projetadas contando a história da mineração no local. É lindo!

Hallstatt-Austria-Escorrega

O final do passeio se dá através de um trenzinho em um dos seus túneis, com a altura bem baixinha, que é preciso se curvar para não bater a cabeça rs mas é bem divertido. Como lembrança do passeio, no final você ganha um potinho do sal que é produzido no local. A mina de sal funciona na produção do mesmo até os dias de hoje.

Hallstatt-Austria-Salzwelt

Concluído o passeio, percorremos pelos belíssimos caminhos na montanha até o outro ponto alto do passeio, o skywalk, patrimônio cultural da Unesco.

Hallstatt-Austria-Montanhas

Para isso, subimos na belíssima ponte de ferro com uma torre que servia de observação para proteção dos trabalhadores da mina, chamada Rudolf´s Tower.

Hallstatt-Austria-Ponte

Hallstatt-Austria-Unesco

Do skywalk e suas proximidades se tem uma vista e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r de Hallstatt. Nesta área há até wifi gratuito, para você que é fã das redes sociais já fazer um ckeck in e postar sua foto no local rs

Hallstatt-Austria-Skywalk

Hallstatt-Austria-Skywalk-2

Na montanha também há um restaurante com uma varanda com vista maravilhosa para o lago de Hallstatt.

Este passeio infelizmente não é possível ser feito no inverno. A montanha fica aberta para visitas geralmente a partir do começo de abril (neste ano que fomos foi a partir de 28.03) até o comecinho de novembro (este ano 01.11), em horários diferentes de acordo com a estação do ano. O mesmo acontece para a visita à Mina de Sal. Para maiores informações sobre os horários de funcionamento, visite o site oficial do local.

Hallstatt-Austria-Vista-3

Praça Markplatz

É a praça central da cidade, rodeada de hotéis e restaurantes, um charme só! As construções de Hallstatt são lindas, o que dá um toque ainda mais especial na cidade. Nesta praça fica o hotel onde nos hospedamos e também o hotel Seehotel Grüner Baum, que é conhecido pela imperatriz austríaca Sissi ter se hospedado. Ele possui um pier no lago incrível. Tentamos nos hospedar lá, mas estava já lotado (isso porque organizamos a viagem 4 meses antes).

Hallstatt-Austria-Marktplatz

Igreja Evangélica de Hallstatt

Esta é a igrejinha que com sua torre faz parte de quase todos os cartões postais da cidade. Trata-se de uma igreja Luterana, construída em 1785.

Hallstatt-Austria-Igreja-Evangelica2

Igreja Católica de Hallstatt e Capela dos Ossos

A Parish of the Assumption é a Igreja Católica da cidade. Pequena, mas belíssima, com estilo gótico e um altar belíssimo.

Hallstatt-Austria-IgrejaAo lado da igreja fica a capela dos ossos, custando 2 euros a entrada. Nesta capela estão os ossos de moradores da cidade. Como o cemitério da cidade é muito pequeno (você vai cruzá-lo entre a capela e a igreja e vai achar que é um jardim), não havia espaço para enterrar todos, então eles com o tempo , colocam a ossada nesta capela, fazendo um altar com os crânios, identificando-os com nome e o ano em que a pessoa nasceu/morreu. É meio macabra a visita na capela, mas curiosidade é tudo. O importante é que os ossos são tratados, não havendo qualquer mau cheiro no local.

Hallstatt-Austria-Cemiterio

Hallstatt-Austria-Capela-dos-Ossos

Caminhada pela ruas que beiram o lago de Hallstatt

Caminhar pelas ruas que fazem margem ao longo do lago de Hallstatt é uma delícia, passeio mais que obrigatório. Ao seu longo você passará pelas moradias da cidade, hotéis, restaurantes e cafés com vistas maravilhosas e convidativas. Não esqueça de ir até uma ilha saindo deste centrinho e curtir o visual da cidade no gramado na beira do lago. 🙂

Hallstatt-Austria-RuasOnde comer em Hallstatt

A maioria dos restaurantes da cidade são dos hotéis, abertos ao público, mas também há estabelecimentos próprios no local. Vale lembrar que tudo fecha cedo, então um bom horário para jantar seria às 19h.

Onde fui e recomendo 🙂 No final tínhamos bastante opções para pouco tempo.

Restaurante Gasthof Zauner Seewirt

Este é o restaurante do hotel que ficamos, considerado um dos melhores da região. A especialidade é peixes locais (trutas), mas há comida típica austríaca (Wiener Schnitzel). Vale destacar as sobremesas do local, que são deliciosas.

Endereço: Praça Marktplatz 51

Hallstatt-Austria-SeewirtBräugasthof Lobisser

É um restaurante estilo cervejaria local, que possui um menu bem variado de comidas típicas. Não deixe de provar a cerveja local.

O local é aconchegante e em dias sem chuva, há uma área externa bem na beira do lago.

Endereço: Rua Seestraße 120

Hallstatt-Austria-LobisserCafe Polreich

Café super charmoso com vista para o lago. Há também área externa com vista para o lago. No local serve também refeições.

Endereço: Rua Seestraße 89

Hallstatt-Austria-Polreich

Gasthof Höllwirt

Em uma das noites resolvemos ver Hallstatt do outro lado do lago, na cidade Obertraun, então resolvemos jantar por lá, em um restaurante típico recomendado pelo Trip Advisor. Muito bom, por sinal! 🙂 Schnitzel é uma de suas especialidades. Infelizmente esqueci de fotografar os nossos pratos 🙁

A vista das janelas lateriais é para as montanhas do Dachstein. É nesta cidade que fica o complexo de montanhas Dachstein Salzkammergut com a atração 5 Fingers, bem parecida com o Skywalk de Hallstatt. Este lugar ficou para uma próxima trip 🙂

O restaurante fica a menos de 10 minutos de carro de Hallstatt.

Endereço: Obertraun 29

Espero que você curta as dicas desta belíssima cidade! 😉

Procurando hospedagem em Hallstatt? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Dicas de Salzburgo, Austria, Guia brasileira em Salzburgo

Salzburgo no verão: 5 dicas imperdíveis

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários

Gustavo

17/07/2018

Oi! Boa noite!

Em Hallstatt tem guarda-volumes para mochileiros?

Att

    Destino Munique

    23/07/2018

    Olá Gustavo,
    Infelizmente não tenho esta informação 🙁

TALITA VARELA

03/04/2018

Olá, Camilian. Gastaria de saber se vcs fazem o tour (ou conhecem alguém que faz) para Hallstaat e Lago Gosau, saindo de Salzburg. O passeio será apenas para 2 pessoas. Obrigada desde já pela atenção e parabéns pelo blog.

    Destino Munique

    03/04/2018

    Olá Talita,
    Infelizmente não conhecemos um guia para indicar 🙁
    Boa viagem 😉

Simone Silva

17/04/2017

Olá Camillian, tudo bem?
Li seu blog e fiquei muiti impressionada com as fotos e com seu relato… Um sonho!
Gostaria de te pedir uma ajuda com alguns esclarecimentos… rsrs

Em novembro faço dez anos de casada e vamos (eu e meu esposo) comemorar pela Europa.
No período de 21 a 23 Passaremos por Munique e de lá gostaríamos muito de ir até Hallstatt pernoitar, no dia 24/11/2017.

Minha grande dúvida é como chegar lá partindo de Munique. A ideia é irmos de trem porque meu esposo acha que nessa época as estradas estarão com neve e temos um certo medo de dirigir por estradas que não conhecemos com neve.

Você teria alguma dica para me passar sobre como chegar lá partindo de Munique de trem, tipo: como faço para comprar, quais as companhias de trem, etc…?

A outra pergunta: De Hallstatt vamos para Davos na Suiça. Vi que tem uma cia de trem que sai as 19h de Halsstatt e chega no dia seguinte em Davos as 8 da manhã.
Também to um pouco preocupada por nunca ter comprado trem noturno e não sei os “truques” para fazer..rsrsrs

Tinha pensado que talvez de carro também seria uma opção, mas meu esposo acha que teremos muita neve nas estradas e isso o preocupa.

O que você acha Camillian? Vc teria alguma experiência para me passar sobre esse percurso?

Desculpas passar tantas perguntas, mas é que as dúvidas são muitas e estou pesquisando tudo que posso e contando com o apoio de quem já fez esses trajetos.

Por se tratar de um momento mega especial, quero que tudo funcione bem.
O Hotel que reservamos é o Seehotel Grüner Baum, que fica de frente para o lago e tem um restaurante bem na frente.

Um enorme abraço e parabém pelas informações de altíssima qualidade!

    Destino Munique

    17/04/2017

    Olá Simone,
    Obrigada pela visita e pelo feedback do nosso trabalho 🙂
    Sem dúvidas será uma super viagem com um roteiro muito romântico 🙂
    Nesta época geralmente não neva aqui e as estradas estão tranquilas para dirigir sem neve, mas tudo muda a cada ano, mas pela minha experiência, a neve tem chegado cada vez mais tarde.
    A empresa de trem aqui na Alemanha se chama Deutsche Bahn (DB), que opera em parceria com a empresa austríaca ÖBB para este trecho, você pode comprar por ambas. Não é um trecho direto, vocês terão que fazer algumas conexões chegando na Áustria, incluindo ônibus, totaliza cerca de 4h30 – 5h de viagem. De carro seria mais prático, mas de trem também será bacana 🙂 De Hallstatt para Davos será uma longa viagem, cerca de 9h, mas de trem noturno é super tranquilo, seguro e vocês estarão dormindo. Fique tranquila 😉 Para Davos como o caminho será praticamente de carro pela região dos alpes, é maior a probabilidade de neve. Espero que ajude 🙂 Ambos os sites das cias de trem tem a versão em inglês 🙂 Uma ótima viagem!

Vera

16/03/2017

Oi Camilian! Gostei muito do seu post! Vou com duas amigas de Salzburg a Hallstat em outubro. Pretendemos ir de trem, e sei que teremos que cruzar o Lago ao chegarmos. Estou um pouco apreensiva porque estaremos com malas. Você acha tranquilo pegarmos o barco com malas? Ou seria melhor contratarmos um transfer? Obrigada!!

    Destino Munique

    19/03/2017

    Olá Vera,
    Muito obrigada 🙂
    Infelizmente não sei te dizer como é a travessia de barco com malas, pois fiz este passeio de carro 🙁 Creio ser organizado e funcionar bem, pois muitas pessoas fazem 😉

Cássia Queiroz

23/01/2017

Olá! Parabéns pelo relato perfeito e detalhado.
Estarei em Hallstatt no fim de março deste ano e no check out gostaria de alugar um carro p ir à fussen, devolvendo -o no dia seguinte no aeroporto de Munique.
Contudo nenhuma locadora em que pesquisei até agora tem carro p entrega em hallstatt. Pode me dar alguma ajuda ou orientação?
Grata!

    Destino Munique

    23/01/2017

    Olá Cassia, muito obrigada pela visita e fico muito feliz que tenha gostado do post! Infelizmente não me recordo de locadoras de carro em Hallstatt, a cidade é muito pequena. Dei uma pesquisada no google, a cidade mais próxima que eles redirecionam para alugar carros é Salzburgo. Uma pena não ter mais informações sobre para te ajudar ? Uma boa viagem!

LUCIANA

07/12/2016

Oi Camilian, muito obrigada pela resposta.

Outra coisa que vi, é que em alguns locais da Alemanha, para dirigir é preciso ter no carro tipo um “selo verde.”…. É mesmo assim ? Será que saindo de Frankfurt, passando pela Rota Romântica, Alpes e depois devolvendo o carro, assim que chegar em Munique, tem que ter esse selo? E se necessário será que as locadoras já alugam?

Abraço

Lu

    Destino Munique

    08/12/2016

    Os carros saem da locadora já prontos para se locomover dentro da Alemanha 🙂

Vitor Seripierri Neto

07/12/2016

Excelente,um passeio de contos de fada mesmo!eu e minha mulher ficamos encantados com tanta beleza nessas cidades.Saimos de Munique para salsburgo em seguida para encantadora Hallstatt.

    Destino Munique

    07/12/2016

    Sim Vitor! É um passeio belíssimo! 🙂

LUCIANA

06/12/2016

Oi Camilian que lindo o teu blog. Adorei.
Meu nome é Luciana e moro no RS, aqui no Brasil.
Sabe, estamos planejando(eu e meu marido) uma viagem a Alemanha, para conhecer a Rota Romântica.

Acho que iria no final de maio para junho/2017.

Penso em chegar por Frankfurt, alugar um carro e ir descendo em direção aos Alpes; após queria conhecer algumas cidades dos Alpes e atravessar a fronteira para ir até Hallstatt; depois seguir para Munique, já devolver o carro, ficar ali uns dias e voltar para o Brasil.

Então, fique sabendo do tal selo pedágio- Vignette-
É fácil comprar assim que sair da Alemanha e antes de entrar na Austria?

As locadoras de carro na Alemanha, permitem a travessia com o carro para o outro país? VC saberia dizer se elas já alugam o carro com este selo?

Obrigada LU

    Destino Munique

    06/12/2016

    Olá Luciana!
    O Vignette é comprado já na estrada em direção à Austria, em estabelecimentos como restaurantes e postos de gasolina, muito bem sinalizado que nestes lugares você compra o mesmo. Não tem erro 🙂 Alugando um carro aqui na Alemanha você pode tranquilamente cruzar para Austria sem problemas, não há restrições entre esses dois países 🙂 O selo você precisa comprar,a locadora não tem este controle.

Lily Pestana

31/08/2016

Excelente relato!! Adorei e anotei as dicas!!
Você não teve vontade de ir à Ice Cave? Ou Five Fingers?
Beijos, Parabéns!
Lily

    Destino Munique

    31/08/2016

    Olá Lily,
    Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado do post!
    O tempo estava muito fechado quando estávamos por lá e friozinho, daí optamos em ir apenas na Salzberg que ficava em uma altitude menor que a 5 Fingers, tendo uma vista para aquele momento mais legal, “sem nuvens” hehehe…. Mas voltando lá é uma visita que certamente iremos incluir!
    bjos

Sérgio Pereira

05/07/2016

Olá Camilian !

Seu site já está favoritado aqui.. muito bom.
Olha, estou planejando uma viagem um pouco diferente.
Minha chegada será em Frankfurt, onde irei alugar um carro.
A Intenção é fazer a rota romântica completa, esticando até Munique.
Chegando em Munique pretendo ir até Hallstatt, e de lá até Viena, quando pegarei o voo de volta para o Brasil.

Minhas dúvida é:
1º Você acha que terei algum problema de imigração, já que desembarco na Alemanha e volto pela Áustria ? Terei que fazer algum processo adicional ?

    Destino Munique

    06/07/2016

    Olá Sérgio!!!!
    Muito obrigada pela visita e pelo feedback tão legal 🙂
    Qualquer dúvida só escrever aqui 🙂

    Destino Munique

    12/07/2016

    Olá Sérgio,
    Não terás problema não, fique tranquilo. No seu passaporte terá o carimbo de entrada pela Alemanha na União Europeia. O máximo que podem perguntar na imigração é quantos dias você ficou em cada país e o motivo da sua viagem 🙂

eduardo

13/07/2015

Olá, camilian,

muito bom seu site, muito boas as dicas.

Estou indo a munique em outubro e quero ir de lá a hallstat de trem. vc sabe como faço esse trajeto?

de hallstat, quero ir a viena igualmente de trem. vc sabe como faço esse trajeto tb?

gostaria de saber tb se compro essas passagens aqui do brasil e se sim, qual seria o melhor site.

Obrigado.

    Destino Munique

    14/07/2015

    Olá Eduardo,
    Fico muito feliz que tenha gostado =)
    De Munique para Hallstatt não tem trem direto, dependendo do dia da viagem, tem de 3 a 4 baldeações. De Hallstatt para Viena há uma troca de trem apenas. Você pode comprar ambos os trechos pelo site http://www.deutschebahn.com/en/start.html (versão em inglês). Geralmente a compra não pode ser feita com tanta antecedência (cerca de 1 mês antes). Boa sorte e boa viagem!