Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Última atualização em

Rota Romântica: principais dicas de uma das rotas mais belas na Alemanha

Com o crescimento do turismo na Alemanha, a famosa e belíssima Rota Romântica passou a ser um dos destinos mais procurados e visitados não só por nós brasileiros, mas como turistas do mundo todo. Como guia de turismo e moradora do estado onde fica esta rota (a Baviera), frequentemente estou visitando esse destino encantador e hoje trago muitas dicas para o seu roteiro de viagem 🙂

Rota-Romantica-Rothenburg

O charme das casas em Rothenburg ob der Tauber

Um mix de pequenas cidades medievais com belezas naturais, castelos, casas de enxaimel, campos verdes, parques eólicos e vinhedos, a Rota Romântica se estende por quase 400 km de estrada, da cidade Würzburg até Füssen, de norte a sul no estado da Baviera. No total, são 28 cidades, com muitos pequenos vilarejos nesta lista.

Munique não faz parte desta rota como muitas pessoas pensam, mas devido à proximidade, é uma excelente pedida de combinar uma visita à cidade se o seu motivo de viagem à Alemanha for a Rota Romântica

Não deixe de conferir: hotéis que recomendamos em Munique

Por incrível que pareça, não existem registros históricos oficiais de onde, quando e por quem esta rota foi inserida na Baviera. O que se sabe é que, a rota foi se destacando principalmente na reinvenção e reestruturação do turismo na Alemanha, principalmente para apagar a imagem do governo Nazista que mancha até os dias de hoje a imagem do país, atraindo muitos turistas para saber um pouco mais sobre temas relacionados a segunda guerra mundial. Esta reformulação deu certo, focando nas belezas locais, romantismo e um passeio para realmente relaxar como se estivesse em um mundo de conto de fadas.

Rota-Romantica-Wurzburg

Fortaleza Marienberg em Würzburg

No finalzinho da rota, há um outro destino procurado por ciclistas do mundo todo: a Via Cláudia Augusta, passando pelo trecho que liga Augsburgo a Füssen, construída pelos romanos há mais de 2.000 anos atrás, ao longo de um rio chamado Lech, cruzando a região dos Alpes, estendendo-se até o norte da Itália. Essa via foi de grande importância cultural e comercial para o Império Romano, sendo a principal via dos romanos ao longo dos rios Danúbio e Lech, ligando o sul da Alemanha a Itália.

Agora vamos com as informações úteis pra você planejar este incrível passeio 🙂

1 – Qual seria o melhor sentido da rota a se fazer?

Se possível, inicie a Rota Romântica a partir da cidade Wurzburgo e descer até Füssen/Schwangau. Mas por quê? Pelo fato de vocês irem direção a região dos Alpes. É lindo demais na estrada ir avistando os alpes no horizonte.

Rota-Romantica-Alpes

Região dos Alpes em Schwangau

Você pode programar a sua chegada pelo aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do começo da rota e a volta pelo aeroporto de Munique, caso não siga viagem para outros destinos. Em ambos há voos para o Brasil.

Vale a dica! Chegando por Frankfurt, você pode ainda incluir um dia em Heidelberg, a cidade do romance alemão.

2 – Quantos dias reservar para a Rota Romântica?

Para conhecer bem as cidades maiores e visitar as suas principais atrações, pelo menos uns 4 a 5 dias. Em algumas cidades você precisará de quase que um dia inteiro; outras apenas uma ou duas horinhas, por serem muito pequenas, resumidas a uma praça com um centrinho histórico.

Reserve conosco! Vai estar em Munique e gostaria de visitar algumas cidades da Rota Romântica em um bate-volta, de carro com motorista e guia em português? Nos contate via [email protected]

3 – Como escolher as cidades para pernoitar?

As cidades maiores oferecem mais atrações para visitar e opções gastronômicas, ofertando assim também mais opções de hospedagem. Uma outra vantagem de pernoitar em uma cidade maior é ter uma vida noturna um pouco melhor, com mais opções de restaurantes.

Vale lembrar que, normalmente nas cidades pequenas na Alemanha – como a grande maioria das cidades da Rota Românica –  a vida noturna se encerra por volta das 21h, ou seja, não se programe para jantar muito tarde.

Não deixe de ler: 5 fatos curiosos sobre os restaurantes na Alemanha

Ficar nas cidades maiores e mais cobiçadas tem um custo maior (principalmente na hospedagem) do que em cidades menores e às vezes próximas à rota. Se você quiser economizar neste sentido, é um bom critério de escolha.

Rota-Romantica-Landsberg

A inspiração para Torre da Rapunzel em Landsberg am Lech

Uma outra prática dos viajantes é de não fazer reservas de hotéis e sim dormir na última cidade visitada no dia. A desvantagem são preços maiores nos hotéis, pois reservando com antecedência se tem melhores preços, além do risco de não conseguir ficar exatamente na última cidade destino (por falta de opção de vagas em hotéis – geralmente na alta temporada), tendo que buscar opções em cidades próximas.

4 Onde se hospedar na Rota Romântica? Dicas de hotéis na Rota Romântica.

Levando em consideração o critério de cidades que demandam mais atenção, com mais atrações, boas opções gastronômicas e de hospedagem, as minhas dicas são:

Würzburg (centro histórico, Palácio Residenz, que é patrimônio da Unesco, Fortaleza Marienberg e vinhedos)

Hotéis recomendados em Würzburg: Mercure Hotel Würzburg | Best Western Premier | Hotel Würzburger Hof | Hotel Greifensteinerhof

Rothenburg ob der Tauber (centro histórico medieval, tour noturno na cidade, muralhas e museu do Natal)

Hotéis recomendados em Rothenburg: Hotel Reichs-Künchenmeister | Hotel BurgGartenPalais | Hotel Einsenhut | Romantik Hotel Markusturm | Burghotel | Hotel und Gasthof zur Sonne

Dinkelsbühl (centro histórico medieval)

Hotéis recomendados em Dinkelsbühl: Helzelhof Hotel | Hotel Gasthaus zur Sonne | Hotel Luise

Augsburgo (centro histórico e diversos museus)

Hotéis recomendados em Ausburgo: Holiday Inn Express Augsburg | Steingeberger drei Mohren | Hotel Augusta

Füssen/Schwangau (centro histórico, castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein, montanha Tegelberg com subida de teleférico)

Hotéis recomendandos em Füssen: Hotel Schlosskrone | Luitpoldpark-Hotel | Hotel Sonne | Hotel Hirsch | Hotel Füssen

Os hotéis que recomendamos são com base nas nossas viagens, feedbacks de amigos e dos nossos clientes 😉

Rota-Romantica-Rothemburg

Prefeitura de Rothenburg ob der Tauber

5 – Qual a melhor forma de fazer este trajeto?

Sem dúvidas de carro. Ganha-se tempo e novamente a possibilidade de fazer paradas entre as cidades, além de não ficar preso a ter que passar mais ou menos tempo em uma cidade. Analogamente vale esta opção para moto e motorhome, para durante as estações quentes  😉

Para quem não quer arriscar dirigir aqui ou não quer ter esta preocupação, existe a opção de fazê-la de ônibus  através de uma cooperação de empresas de transporte rodoviário na Alemanha chamada Europa Coach Road, que conecta todas as cidades da rota, entre os meses de abril e outubro, às quartas, sábados e domingos.

Os turistas que chegam de avião podem tomar esta linha de ônibus nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Particularmente não tenho experiência neste trajeto de ônibus, pois só fiz esta viagem de carro.

As cidades maiores disponibilizam também transporte ferroviário, operado pela empresa Deutsche Bahn (trens regionais – RB, RE e trens de alta velocidade – ICE). Existem ônibus intermunicipais que fazem a conexão das cidades que não tem trem.

Rota-Romantica-Tauberbischenhof

Centrinho da pequena Tauberbischofheim

6 – Há pedágios na Rota Romântica?

Não há pedágios. Vale lembrar que na Alemanha inteira não há pedágios.

Leia também: Dirigindo na Autobahn na Alemanha: dicas e cuidados

7 Qual é a melhor época/estação do ano fazer a Rota Romântica?

Devido ao risco de neve (principalmente no mês de janeiro) e os dias serem mais curtos (escurece cedo) durante o inverno, esta não seria a melhor estação do ano para este passeio.

8 – A Rota Romântica é uma Auto Bahn?

Não. A rota não pertence ao grupo de estradas de alta velocidade alemã – Auto Bahn. Importante ficar atento a este detalhe, devido ao limite de velocidade.

9 Preciso ter um GPS no carro para fazer a Rota Romântica?

Há bom sinal de rede móvel de dados neste percurso, porém ter um GPS (atualizado, se você trouxer o seu no caso) no carro nunca é demais.

Nós indicamos o chip de internet da empresa Viaje Conectado, que você recebe em casa antes de iniciar a sua viagem 🙂

336x280_3
Extra: deixo aqui os links para as empresas de transporte citadas neste post 😉

Europa Coach Road (ônibus na Rota Romântica) | Deustche Bahn (trens na Rota Romântica e toda Alemanha)

Se tiver dúvidas e perguntas, deixe aqui em comentários, para compartilhar também com os outros leitores 🙂

Leia também aqui no blog os posts sobre as cidades da Rota Romântica 😉

Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes

Rota Romântica: um dia em Rothenburg

Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto 

Rota Romântica: Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha

Rota-Romantica-Neuschwanstein

Castelo Neuschwanstein em Schwangau

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest 2020: dicas e dúvidas comuns sobre como funciona a festa

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Aniversário Destino Munique, Alemanha

Quinto aniversário do blog do Destino Munique

Dicas de Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade

Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados


Comentários

Viviani Gerken

24/10/2019

Olá Camilian. Estou adotando suas dicas. Vamos à Alemanha agora em novembro e pretendo fazer a rota romântica do dia 25 a 30/11.Começo em Frankfurt e acabo em Munique. Tenho 5 dias ao todo .É seguro dirigir nesta época ( risco de neve na estrada?)?Gostaria tb de sua sugestão de roteiro, onde parar, onde pernoitar, o que é imperdível?Tb quero orçamento de guia em português em Munique. Obrigada.

    Destino Munique

    24/10/2019

    Olá Viviani,
    Muito obrigada pela visita, fico feliz que as dicas estejam ajudando.
    Nesta época é muito pouco provável que a neve (no caso de nevar) se torne um problema nas estradas, pois geralmente quando neva, logo derrete, pois a temperatura ainda não está suficiente para seugrá-la sem derreter por muito tempo.
    No post deixamos as nossas sugestões de cidades para pernoitar e hotéis que recomendamos 🙂 Como vocês tem 5 dias, as cidades que citamos são boas para visitá-las e seguir para cidades menores próximas, até a próxima cidade de pernoite (dá uma olhadinha também no mapinha do post) 😉
    Para orçamento de passeios conosco, peço que nos contate via [email protected], informando as datas em Munique e o número de pessoas.
    Muito obrigada