Especial Oktoberfest: Cervejas alemãs que você vai saborear em Munique

Última atualização em 13 de março de 2017 by Destino Munique

Com tantas opções de cervejas fica até difícil de escolher

A cerveja alemã (me desculpe os belgas e ingleses) é a melhor pra mim! Conheço pessoas que passaram a beber cerveja, após visitar a Alemanha. Independente de estar estupidamente gelada ou na temperatura ambiente (não quente, como muitas pessoas pensam!), ela é muito saborosa! E os diferentes tipos e fabricantes agradam a cada tipo de gosto. Tem cerveja pra todo mundo! 🙂 São cerca de 5.000 a 6.000 marcas de cervejas na Alemanha toda.

Um alemão aqui me contou que a cerveja é a terceira bebida mais consumida por aqui, depois da água e do café. Loucura né?!

paulaner-Biergarten-Dicas

A cerveja mais antiga do mundo é também alemã, a Weihenstephaner, localizada aqui na Baviera (em Freising – 30 km de Munique), fundada em 1040.

Weihenstephaner-Cervejas-Dicas

Mas todo este paladar e qualidade da cerveja alemã deve-se a uma lei instituída por um duque chamado Guilherme IV em 1516, chamada Reinheitsgebot, a Lei de Pureza da Cerveja, que determinava que a a composição única das cervejas aqui produzidas: água pura, malte e lúpulo. Mais tarde foi introduzida a levedura de cerveja na bebida, que até então não era conhecida, que causa a fermentação. Esta lei estabelecia também o preço da cerveja por litro nas cidades, passivo de multa a quem não respeitasse (organização nas biritas aqui é coisa séria!).

000226589-300x251Hoje em dia, outros ingredientes são autorizados nas cervejas alemãs, mas a maioria dos cervejeiros tradicionais alemães continuam a seguir as diretrizes do Reinheitsgebot, consideradas bem relevantes por garantir a sua qualidade e ser uma marca registrada no mundo todo.

Por estes e outros motivos, temos que admitir que a cerveja é top!

Há muitas marcas por aqui, dificilmente você encontrará uma ruim. As 6 grandes marcas, que possuem tendas próprias na Oktoberfest são: Hofbräuhaus, Paulaner, Augustiner, Löwenbräu, Hacker-Pschort e Spaten. Mas também há outras marcas muito boas, que você encontrará por lá e em estabelecimentos pela cidade, como a Franziskaner, Tegernsee e Erdinger.

Oktoberfest-Cervejas-Dicas

Outdoor das cervejas consideradas as 6 mais importantes de Munique

Em Munique você vai encontrar muitas cervejas diferentes, mas há 4 tipos característicos de Bier (cerveja em alemão) por aqui:

  • Original, chamada de Helles, que é a cerveja clara. Em outras cidades sem ser no sul da Alemanha, a clara é a famosa Pilsen.

  • De trigo, chamada de Weißbier;

  • De malte, escura, chamada Dunkel;

  • E a cerveja caracterísitca da Baviera, a Radler, que é uma mistura da original com limão, tipo um sprite. Uma delícia!

O que acho curioso, é que pra mim, e para muitas pessoas que conheço, não existe uma marca favorita para todos os tipos de cerveja, e sim para cada tipo uma marca predileta. Por exemplo, a melhor Helles pra mim é a da Augustiner e a melhor Radler é da Hacker-Pschor, que são os dois tipos de cerveja que gosto. Fique bem claro pessoal que eu não sou nenhuma especialista em cerveja, uma mera degustadora rs rs rs!

cervejas-supermercado-dicas

O teor alcóolico das cervejas alemãs também é mais elevado que as cervejas brasileiras que estamos acostumados a beber, tem que ficar atento para não sair do controle rs 😉 O legal também é que aqui, beber uma cerveja já começa no mínimo com uma caneca de 500 ml ou uma garrafinha de 600 ml, podendo chegar ao canecão (chamado Maßbier) de 1 l.

E onde compras as cervejas por um bom preço?! Supermercados! Menos de 1 euro você compra uma garrafa de 600 ml de uma boa cerveja. E por lá vocês ainda encontrarão artigos especiais, como canecas promocionais, barris (que são lindos!), latinhas diferentes… e com a chegada da Oktoberfest há diversos combos de cerveja com brinde.

Cervejas-Alemanha-Dicas

Todas estas cervejas também são encontradas nos famosos jardins da cerveja, os Biergartens. Confiram aqui informações no nosso post sobre este tema 🙂

Tendo a oportunidade, visite também as cervejarias aqui em Munique. As grandes marcas possuem um restaurante da própria marca e oferecem comidas típicas bávaras deliciosas. Confiram aqui o post sobre a Hofbrähaus.

Ein Prosit, pessoal! Deguste esta maravilha!

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Frühlingesfest, festival da primavera, Munique, alemanha

Frühlingsfest 2022: de volta a festa da cerveja na primavera

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest: dicas e dúvidas comuns sobre como funciona a festa

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Oktoberfest cancelada 2020 Munique Alemanha

Oktoberfest 2020: cancelada

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique


Comentários

Jean Barros

31/08/2016

Olá, Camilian.

Eu já estava com sede antes de ler o artigo, agora então lascou de vez…

Bom, como estou no trabalho, vou ter que me contentar com água mesmo.

Excelente matéria!

    Destino Munique

    01/09/2016

    Olá Jean!
    Obrigada! Estas cervejas são tentadoras mesmo hehehe 🙂