Papo gastronomia: Comidas típicas bávaras

Última atualização em

Comidas bávaras: viajar é experimentar também novos sabores! 🙂

Hoje o nosso post traz pra vocês um pouco sobre as principais comidas bávaras, servidas aqui em Munique e região, nos restaurantes e Biergartens. Muitas vezes o idioma (no caso, o alemão rs!) atrapalha na escolha do prato, pois ficamos com medo de arriscar sem entender o que estamos de fato pedindo. Por isso escolhemos os pratos mais conhecidos e procurados, quando o destino é Alemanha. Vamos lá!

Schweinshaxe mit Knödel und Sauerkraut

O famoso “joelho de porco” (Schweinshaxe) é sem dúvidas um dos pratos mais procurados por aqui. Geralmente ele vem acompanhado com este tal de Knödel, que traduzindo ao pé da letra seria “bolinho de massa”. Esta massa pode ser batata ou farinha de pão (muitas vezes daquele pão salgadinho, o Bretzel). Em alguns restaurantes, este prato ainda acompanha o famoso chucrute (Sauerkraut), que é uma salada de repolho temperada.

Weißwurst mit Brezel

Esta é a famosa salsicha branca alemã servida em um típico café da manhã, onde os bávaros acompanham tomando uma Weißbier (a cerveja de trigo), e claro, com aquele pãozinho conhecido como Brezel (que não tem nada a ver com aquele pretzel doce consumido no Brasil). A dica é também a mostardinha escura e adocicada para acompanhar esta salsicha.

Brezel mit Obatzda

Se tem uma combinação perfeita aqui pra mim, esta combinação se chama Brezel com esta pastinha (ou creme) delicioso chamado Obatzda! Este creme é feito com queijo camembert, manteiga, pimentão, pimentas e um dose pequena de cerveja.

Currywurst mit Pommes

Esta prato é tipo um fast food ou to go aqui, pois pode-se comprar em quase todos os estabelecimentos que vendem comida. É feito com a famosa salsicha vermelha (em alemão Wurst) com ketchup e tempero Curry (aquele tempero indiano). Vem acompanhado com batatas fritas (Pommes Frites, ou apenas Pommes).

Schnitzel mit Kartoffelsalat

O Schnitzel é um bife a milanesa que pode ser de de carne de porco (Schweineschnitzel), vitela (Kalbsschnitzel), frango (Hähnchenschnitzel) ou peru (Putenschnitzel). Pode ser consumido com outros acompanhamentos (batatas fritas ou chucrute, por exemplo), mas a maioria dos cardápios oferecem com a famosa salada de batatas (Kartoffelsalat), que é uma delícia! 🙂

Bratwurst mit Semmel

É o famoso pão (Semmel) com linguiça (Wurst)! Muitos colocam ketchup, mostarda e maionese, já que não tem molho (é seco!). Experimentem, se tiverem oportunidade, com uma mostarda escura, de sabor adocicado, fica uma delícia! Peca a bayerisches Senf (mostarda bávara), que quem está te atendendo vai saber do que se trata. 🙂

Halbe Hendl

Este é um prato bem típico nos Biergartens, que nada mais é que um meio frango assado, super temperadinho e molhadinho por dentro. Quando olhamos, pensamos: Eu não vou aguentar comer um sozinha não! Mas dá para comer todinho e ficar com sabor de quero mais.

Wiener Würstchen mit Sauerkraut

Este é um prato com as salsichas finas (Würstchen), que pode ser a vermelha ou a branca, acompanhadas com o chucrute (Sauerkraut) e mostarda amarela (Senf).

Käsespätzle

Esta é a perfeita solução para as crianças, que normalmente não comem de primeira os pratos tradicionais. O Spätzle é uma massinha (de farinha de trigo, ovos, sal, pimenta), que parece um macarrãozinho. Este prato é acompanhado com molho de queijo (Käse) e cebolas crocantes, além de cheiro verde picadinho. É uma delícia 😉

Este são alguns dos muitos pratos que vocês encontrarão aqui na Baviera! Em posts futuros falaremos sobre outros tipos de comidas (incluindo doces!) e das cervejas locais.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

Natal na Alemanha: tradições e percepções

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2019

Munique no inverno?! SIM !!!!

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2020


Comentários

Sergio Tamassia

05/05/2018

Site com informações muito claras, de facil (mas que não permite correção) leitura mas com um grande inconveniente(para mim), que não existiria se fosse em ingles(mas uma vez que não permitiu a correção) …com os nomes de pratos, de ruas, por exemplo, não permite copiar para colar em outros aplicativos como Google Maps, e no meu PC e celular não tenho muitas das letras e palavras que fogem do padrão que estou acostumado!

    Destino Munique

    11/05/2018

    Olá Sérgio,
    Obrigada pela visita! Precisando de algum conteúdo do nosso site, enviamos por e-mail pra você sem problemas.
    Infelizmente por motivo de plágio constante tivemos que adotar esta medida de proteção nos nossos textos.
    Agradecemos a compreensão 😉