Airbnb: alugando um apartamento para férias

Última atualização em

Apartamento pela Airbnb: É seguro? Vale a pena?

Ultimamente estava ouvindo muitos relatos sobre alugar um apartamento para passar as férias ao invés de ficar em um hotel. Muitos viajantes estão utilizando o site Airbnb para esta finalidade e dado feedback positivo.

Airbnb-Cadastro-Funcionamento

Eu e meus amigos resolvemos aderir esta ideia e deu super certo. A viagem foi destino Alemanha – Munique (no caso os meus amigos) e Itália – Roma.

A forma de entrega e devolução das chaves foram um pouco diferentes nas duas cidades.

Em Munique, meus amigos ficaram em um apartamento onde o dono morava e estava passando uns dias de férias em outra cidade, portanto alugou o apartamento. Isso é uma prática muito normal aqui na Alemanha, as pessoas viajarem de férias, ou por meses para estudar, fazer um curso e colocar o seu apartamento para alugar. Visitei o apartamento, bem localizado, limpo e com todas as instruções aos meus amigos no local, já que o dono não estava lá. As chaves ele deixou na sua bicicleta em frente ao prédio (isso mesmo!) e deixou avisado. E para a devolução, bastava deixar as chaves neste mesmo lugar rs.

O dono deixou tudo no apartamento. A confiança e a palavra é algo que predomina e é muito forte na cultura alemã. Na cozinha, a geladeira estava ainda com alimentos do dono e havia uma estante com uma máquina de café Nexpersso com muitas cápsulas ao lado, ou seja, ele partiu do princípio (correto) que ninguém iria mexer. Meus amigos gostaram do apartamento e saíram satisfeitos.

Depois disso, fomos todos para Roma, onde alugamos um apartamento de 3 quartos (nós éramos 3 casais), neste mesmo esquema. O apartamento também era super bem localizado e chegando lá, o dono estava na rua, na entrada, nos aguardando. Foi super simpático, nos mostrou o apartamento e ainda nos levou para andar nas proximidades para mostrar onde tinham restaurantes legais para café da manhã, almoço, supermercados e tudo mais. A surpresa foi que o terceiro quarto na verdade era a sala com sofá cama (na foto a seguir).

Airbnb-Cadastro-ApeRoma

Airbnb-Cadastro-ApeRoma2

Neste caso, o apartamento dele tinha a finalidade de aluguel por temporada. Estava limpo, havia roupa de cama e banho para todos, uma senhora tinha acabado de limpá-lo e na nossa saída, ela receberia as chaves no momento que chegasse para a limpeza.

No geral, também saímos satisfeitos do apartamento. O que foi um pouco chato é que como era uma rua principal e o apartamento de frente pra rua, era muito barulhento de noite e ao amanhecer.

Há vantagens e desvantagens para o aluguel de apartamento para férias. A vantagem clara é o valor. Em Roma pagamos, para 6 pessoas, cerca de 1/3 do valor que pagaríamos por casal em 4 dias, ou seja, o valor do apartamento para 6 pessoas foi o valor para 1 casal em um hotel neste período. Como desvantagem, senti falta do serviço de arrumação e limpeza (contudo de sermos um grupo bem organizado).

Para quem gosta de viajar e cozinhar, é vantajoso, por ter cozinha equipada. Ambos tinham até máquina de lavar, para quem quisesse lavar roupas.

Mas como funciona a Airbnb?

Você precisa de um acesso para login no site, para ter um perfil com os seus dados. Você pode criar um novo usuário ou até mesmo usar como login a sua conta do facebook ou do google.

É criado um perfil, no qual você pode convidar amigos, ter registrada as suas viagens pelo Airbnb, foto, etc.

Na tela inicial você informará o seu destino, datas de check in e check out e mandará buscar.

Airbnb-Cadastro-Tela-Inicial

Na próxima tela virão os resultados, acompanhados de um mapinha da cidade com os apartamentos disponíveis marcados, para você ter ideia da localização.

Airbnb-Cadastro-Tela-Busca

Clicando no apartamento desejado, você obterá as informações sobre o apartamento, valores e contato do anfitrião. Nesta mesma página você verá os depoimentos de quem já alugou este apartamento, podendo avaliar a reputação do anfitrião e qualidade do apartamento.

O legal é que pelo site podemos avaliar os apartamento os quais alugamos, assim como os locadores nos avaliam também, ficando registrada ambas reputações no site. Isso ajuda as pessoas a alugarem e também funciona como um filtro para os locadores, que olham a reputação do nosso perfil para saber se nos aluga ou não.

O pagamento é feito via cartão de crédito, sendo o valor integral. Alguns não cobram taxas de cancelamento, outro cobram, varia de anfitrião para anfitrião.

No site há geralmente muitas fotos dos apartamentos e uma lista com o que tem no apartamento (número de quartos, banheiros, internet, camas, etc). Dificilmente, pelo que acompanhei de relatos de outras pessoas que utilizaram este serviço, as pessoas mentem sobre o apartamento, justamente por ser regra do site poder registrar um depoimento sobre o local, o que mancha a imagem do locatário.

É isso, querido leitor! Para muitas pessoas que tem me perguntado como alugar um apartamento em Munique, indico esta ferramenta de locação. Tem se apresentado segura, segundo também o feedback de nossos clientes que a utilizam e com preços bem mais em conta que alugar flats ou hotéis.

Lembro que o objetivo deste post é esclarecer sobre o que é o Airbnb e a minha experiência. Não é o objetivo indicar apartamentos para locar. Não temos autorização para utilizar os dados dos locatários fornecidos no Airbnb no nosso blog 😉

Teve alguma experiência já com a Airbnb? Compartilhe conosco como foi! 🙂

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários