Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Última atualização em 28 de novembro de 2019 by Destino Munique

Augsburgo é uma das 28 cidades lindas da Rota Romântica na Alemanha e a terceira maior cidade do estado da Baviera, após Munique e Nuremberg, com cerca de 290.000 habitantes.

É a segunda cidade mais antiga da Alemanha e a mais antiga da Baviera, fundada no século 15 a.C. pelos romanos, durante o reinado do Imperador Otávio Augusto.

Augsburgo-Brasao-Wappen

Augsburgo fica a menos de uma hora de trem ou de carro de Munique. É uma boa opção para um bate-volta, já que a cidade dista menos de 70 km de Munique. É a cidade da Rota Romântica mais próxima de Munique.

Para uma rota de cidadezinhas medievais, Ausgburgo tem ar de cidade grande e moderna.Tem uma grande área industrial nos seus arredores, construções modernas e o trem de superfície (Tram, o bonde) integrado no seu sistema de transporte público.

A nível cultural, Augsburgo tem muito a oferecer e se você quiser conhecer a maioria das atrações, um dia não é suficiente. Para quem está fazendo a Rota Romântica, vale a pena uma pernoite na cidade.

Por ser uma cidade maior, possui uma variedade enorme de cafés, restaurantes, lojas e uma vida noturna maior quando comparada as demais cidades da Rota Romântica.

Separei as atrações da cidade que mais me encantaram e recomendo em uma visita de um dia, valendo tanto para quem está fazendo a Rota Romântica ou um bate-volta a partir de Munique (ou alguma cidade próxima).

Salão dourado da Prefeitura de Augsburgo – Der goldene Saal

Localizado no coração de Augsburgo, o prédio da prefeitura, Rathaus, é a atração mais visitada da cidade. Uma obra do renascentismo alemão, construída entre 1615 e 1620 por Elias Holl, tem um dos salões mais emblemáticos de instuições de governo da Alemanha, o salão dourado.

Augsburgo-Rathaus-Elias-Holl

O salão é aberto a visitação e digno de você passar um tempo observando cada detalhe, com informações oferecidas no local. A entrada custa 2,50 euros (valor de 2019) e é adquirida no centro de informações turísticas da cidade (endereço: Rathausplatz 1), próximo à Prefeitura. Augsburgo-Goldener-Saal

O salão fica no terceiro andar do prédio e há elevador para acesso 😉

Endereço: Rathausplatz 2 

Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 10h às 18h 

Mais informações do local no site oficial da prefeitura de Augsburgo

Fuggerei e seu bunker

O simpático conjunto de casinhas amarelas é o local de moradia social mais antigo do mundo ainda existente, fundado em 1521 por Jakob Fugger.

Augsburgo-Fuggerei-DicasAlém de você vivenciar o cotidiano e a história no local, há dois pequenos museus no local: um antigo bunker da segunda guerra mundial, rico em informações desta época e contando sobre o papel de Augsburgo neste contexto, e um apartamento modelo do complexo, elucidando através de imagens a história do Fuggerei.

Augsburgo-Fuggerei-Bunker

Para conhecer a história detalhada do local, é possível fazer um tour guiado, com duração de cerca de 45 minutos. O valor da entrada no local é 6,50 euros (valor de 2019).

Endereço: Jakoberstraße 26

Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 9h às 18h

Mais informações do local no site oficial do Fuggerei

Catedral de Augsburgo

Fundada no século XII, a grandiosa Catedral de Augsburgo mistura o estilo arquitetônico românico com o gótico, sendo uma das atrações mais importante da cidade.

Do lado de fora da Catedral, há as marcações da antiga locação da igreja que existia no local.

Augsburgo-Catedral-DomNo seu interior há muitos detalhes a serem apreciados 😉 Senti falta de um tour guiado para conhecer mais sobre tudo que estava diante dos meus olhos!

Augsburgo-Catedral-Interior

Fronhof e Hofgarten

Uma visita que uni sair do óbvio da cidade. Ambas as atrações ficam praticamente ao lado da Catedral.

O Fronhof é o antiga residência dos bispos de Augsburgo e hoje funciona como sede o governo de Schwaben – uma das regiões administrativas da Baviera. Augsburgo-Fronhof-Residenz

Um lugar lindo para fotografar e com muito espaço verde, ótimo pra quem está viajando com crianças e sair um pouco do meio urbano com elas 😉 Bem ao lado fica o antigo Jardim da Corte, o Hofgarten, onde você irá observar os locais curtindo um dia de tempo bom, além de admirar toda a sua beleza.

Augsburgo-Hofgarten-Fronhof

No jardim do Fronhof há uma homenagem a Leopold Mozart e ao seu filho Wolfgang Amadeus Mozart. O pai de Mozart nasceu em Augsburgo.

Praça da Prefeitura – Rathausplatz e ruas do centro histórico

A praça da Prefeitura é o coração de Augsburgo, onde tudo acontece. Cheia de café e restaurantes, é um ótimo lugar para, em um dia de tempo bom, tomar uma bebida ao ar livre observando o movimento da cidade e as construções no seu arredor, dentre elas a Prefeitura e a Torre Perlachturm (que está sem visitação no momento).

É nesta praça que fica a fonte em homenagem ao Imperador romano Otávio Augusto, a Augustusbrunnen.

Augsburgo-Rathausplatz-Perlachturm

Próximo a esta praça fica uma das ruas mais famosas da cidade, a rua Maximillianstraße, por onde passava a antiga rota romana que no passado ligava a Alemanha à Itália. Nela também fica o palácio no estilo rococó Schaezlerpalais, que infelizmente não consegui visitar e acredito que vale muito a pena pelo que pesquisei, além de diversas lojas e restaurantes.

Augsburgo-Maximilianstrasse

Igreja de Santa Anna

Um antigo monastério carmelita datado do ano de 1321 que em 1545 passou a uma igreja protestante.

Augsburgo-Igreja-Santa-AnnaMartin Lutero esteve duas vezes em Augsburgo. Em função disso, nesta igreja há um museu chamado Lutherstiege, onde através de uma exposição de imagens mostra o caminho de Lutero até a sua passagem em Augsburgo e toda a sua influência na região. A entrada tanto na igreja quanto no museu é gratuita 😉

É na igreja de St. Anna que está enterrado Jakob Fugger, em uma capela que leva o seu nome, a Fuggerkapelle.

Estas foram as atrações da cidade que recomendo para a visita a Augsburgo em um dia. Tendo mais tempo na cidade, visitar o interior do palácio Schaezlerpalais e o Museu Romano (Römisches Museum) são boas indicações.

Mais sobre a Rota Romântica 😉

Rota Romântica na Alemanha: dicas

Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes

Rota Romântica: um dia em Rothenburg

Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Castelo Neuschwanstein: como visitá-lo

Fontes de informações deste post:

Material recebido no centro de informações turísticas de Augsburgo | Site oficial do Fuggerei | Site oficial da Igreja St. Anna

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Augsburgo: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Neuschwanstein, Füssen, Munique

Castelo Neuschwanstein: todas as dicas para um dia de encanto

Partnachklamm, dicas para visitar, Garmisch-Partenkirchen, Partnach Gorge

Desfiladeiro Partnachklamm: uma atração incrível em GaPa

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2019

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!


Comentários