Berlim: mais dicas da capital da Alemanha

Berlim merece sempre um bis

Há 3 anos atrás havia visitado Berlim pela primeira vez, cheia de expectativas, lugares para conhecer, histórias pra ouvir… e voltei pra Munique com a certeza que um dia tinha que visitar um dia de novo, pois o tempo não foi suficiente (4 dias).

Neste meio tempo, um casal de amigos brasileiros se mudou pra lá e tive mais um motivo para ir à Berlim a passeio. O tempo foi novamente curto (pouco menos de 3 dias), mas vi a cidade com outros olhos e desfrutei de muitas dicas legais e da cia deles.

Escolhi bem o fim de semana: a cidade estava em festa, cheia de eventos: foi o Tag der offenen Tür – dia de portas abertas, onde todos os prédios do governo abrem às portas ao público, para que suas instalações de trabalho possam ser visitadas, a Lange Nacht der Museen – noite longa dos Museus, como tem aqui em Munique também, você compra um passe para visitar uma série de museus de noite (entre 18h e 2h), feira medieval no Nikolaiviertel… além do sol e calor.

Alemanha, dicas de Berlim

Dessa vez o meu Hop On Hop Off foi a linha do ônibus 100, que passa nos principais pontos turísticos da cidade (do Jardim Zoológico até a praça Alexander). Fiz praticamente tudo com este ônibus.

No outro post sobre Berlim escrevi sobre o meu Top 10 na cidade, mas terminei com gostinho de quero muito mais pois não deu tempo de ver tudo que eu gostaria. Então este post será uma continuação de dicas do que visitar na cidade.

Siegssäule, Tiergarten, Memorial Soviético e Reichtag

Estes 4 lugares podem ser visitados em sequência, e a pé. É uma boa andadinha, mas dependendo de aonde você esteja hospedado, pode pegar o ônibus 100, descer na estação Großer Stern, que é aonde fica a Siegssäule – Coluna da Vitória e seguir em direção ao Reichtag a pé, por dentro do Tiergarten, passando pelo Memorial Soviético.

O Siegssäule é um monumento que foi construído entre 1864 e 1871 para simbolizar vitórias da Prússia sobre a Dinamarca (1864), Austria (1866) e França (1870/71). A coluna tinha inicialmente 3 sessões (3 anéis), cada uma representando uma destas vitórias e originalmente não ficava neste lugar, e sim perto do Reichtag. Durante o governo do Reich, a coluna ganhou mais uma sessão, passando a altura dos dias de hoje (67 m aproximadamente) e mudou-se para o atual lugar , isso tudo devido a um novo planejamento urbanístico da capital do Reich. Durante a Segunda Guerra foi fortemente danificada. Ela é aberta ao público, custando 3 euros para visitar o seu interior e subir os seus quase 300 degraus para ter uma linda vista de Berlim e até final de outubro fica aberta até às 18h30 durante a semana e até às 19h no fim de semana. A estátua de bronze do anjo vitória no topo da coluna é esplêndida!

Berlim, Alemanha, Dicas

Da coluna da Vitória, uma dica é seguir a rua 17 de Junho em direção ao portão de Brandenburgo, mas por dentro do Tiergarten, um parque urbano enorme imerso em Berlim, que serve de área de lazer, descanso e para prática de esportes dos moradores da cidade.

Berlim, Alemanha, Dicas

Se você seguir pelo lado esquerdo do parque, em direção ao Brandeburgo, uma paradinha no Memorial Soviético (Sowjetisches Ehrenmal Tiergarten) é bem interessante. Caso você deseje ir de ônibus, pode pegar o 100 e descer na estação Platz der Republik ou Reichtag.

Berlim, Alemanha, Dicas

Este é um dos memoriais soviéticos na cidade e tem uma história bem interessante. Ele foi construído em 1945 como uma homenagem aos soldados do exército vermelho mortos na segunda Guerra. Após a construção do muro de Berlim, o memorial ficou no lado ocidental, no setor britânico e mesmo assim foi conservado e protegido até a queda do muro. Há uma exposição no local com fotos e a entrada é gratuita.

A partir do Memorial você está pertinho já do Reichtag, a sede do parlamento alemão, da Chancelaria (Bundeskanzleramt) e do outro lado, do portão de Brandenburgo. Como foi o fim de semana das portas abertas, visitei a Chancelara, onde a Angela Merkel exerce o poder. Lembrem-se que para visitar o Reichtag, você deve agendar a visita.

Berlim, Alemanha, Dicas

Caso você não consiga visitar o Parlamento, mas gostaria de visitar a cúpula e desfrutar de um Café super bacana que tem lá, é possível.

Compre aqui antecipadamente uma visita combinada à cúpula do Parlamento com um tour no Portal de Brandemburgo através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Avenida Unter den Linden

Pela logística, o ideal é seguir depois do portão de Brandenburgo para a avenida Unter den Linden, avenida larga e mais famosa da cidade, onde hoje está um verdadeiro canteiro de obras na parte central, mas o que não impede de passear por ela. O ônibus 100 passa por ela toda.

Há construções belíssimas, como o Zeughaus, o Neue Wache, a Universidade Humboldt, a Ópera, a praça Bebelplatz, além de restaurantes e lojas. Você chegará na Ilha dos Museus e mais adiante, na praça Alexander.

Unten-der-Linden-Berlim-Alemanha

Ilha dos Museu e Berliner Dom

Visitando ou não os museus, a passagem por ela é obrigatória. É onde fica o jardim Lustgarten, a Berliner Dom e alguns museus, como o Pergamon.

Alemanha, dicas de Berlim

No valor de 18 euros, você adquire um passe para visitar os museus da Ilha, válido por um dia (Bereichskarte Museumsinsel Berlin). Caso você deseje visitar outros museus na cidade, a dica é comprar o Museum Pass Berlim, válido por 3 dias e com direito a 60 museus na cidade.

Estava na minha lista de pendências visitar o interior na Berliner Dom, o Museu Permamon e o Novo Museu.

A Berliner Dom – Catedral de Berlim – foi construída no estilo renascentista italiano entre 1894 e 1905, durante o reinado de Wilhelm II. Foi fortemente bombardeada na segunda Guerra, quando a sua cúpula foi atingida, desmoronando e destruindo grande parte da igreja. Entre reconstruções e reformas, a conclusão da recuperação da igreja só foi em 2002. Na catedral destacam-se o seu magnífico órgão na igreja principal (o maior da Alemanha), tumbas feitas de ouro de membros da família real, como o rei Friedrich I e Sophie Charllote, estátuas de mármore dos reformistas protestantes como Lutero e Calvin e a visita a sua cúpula, uma subida de 270 degraus que proporciona uma vista linda da cidade e arredores da catedral. É uma visita que vale a pena demais, custando 7 euros, no próprio local. Há áudio guides e tours guiados no local. Ela fica aberta diariamente de 9h às 19h, apenas aos domingos de 12h às 19h.

Alemanha, dicas de Berlim

Catedral-Vista-Berlim-Alemanha

O Museu Pergamon é o museu mais visitado da cidade, composto pela coleção de Antiguidades Clássicas, o Museu do Oriente Médio e do Museu de Arte Islâmica. O museu tem uma coleção incrível de estruturas da antiguidade e o mais magnífico, é a exibição das mesmas em tamanho real, como o Portão do Mercado de Mileto e a porta de Ishtar, um dos portões que dava acesso a Babilônia. O Altar de Pérgamo, um dos pontos altos do Museu e motivo pelo qual o museu tem este nome, está fechado até 2019 para reformas. Mais infos (horário de funcionamento e preços) no site oficial do Museu Pergamon.

Compre aqui antecipadamente a entrada para o Museu Pergamon através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Alemanha, dicas de Berlim

O Neues Museum – Novo Museu – foi fortemente danificado durante a segunda Guerra Mundial e foi reaberto apenas em 2009. Ele abriga três coleções: Museu Egípcio e da Coleção Papyrus, o Museu de Pré-História e uma Coleção de Antiguidades Clássicas. Suas exposições mostram o desenvolvimento das culturas no mundo desde a pré história. Um dos pontos altos do museu é o busto da rainha egípcia Nefertiti, uma rainha do Antigo Egito (c. 1380 – 1345 a.C.). O busto e a ala do museu onde ele fica não é permitido fotografar. Este busto foi encontrado por arqueólogos alemães em Armana, no Egito, em 1912. Mais infos (horário de funcionamento e preços) no site oficial do Neues Museum.

Compre aqui antecipadamente a entrada para o Novo Museu através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Alemanha, dicas de Berlim

Nikolaiviertel

Que cantinho gostoso em meio de uma cidade grande! Na margem do Spree, a Nikolaiviertel é a área mais antiga de Berlim, preservando até os dias de hoje o estilo medieval, frequentado pelos locais e turistas. Recheado de lojinhas e restaurantes, foi onde estava tendo uma feira medieval no final de semana. Neste centrinho fica a igreja de S. Nicolau, a mais antiga de Berlim, construída ente 1230 e 1250. As suas torres pontiagudas foram construídas apenas muitos anos depois, entre 1876 e 1878.

Alemanha, dicas de Berlim

Esta região fica bem próxima à prefeitura (Rotes Rathaus). A parada do ônibus 100 é na estação Spandauer Straße/Marienkirche.

Igreja Gedächtniskirche e KaDeWe

A igreja Kaiser-Wihelm-Gedächtniskirche, na praça Breitscheidplatz (onde o ônibus linha 100 faz parada), é uma das atrações mais famosas da cidade, pelo estado após o bombardeiro na cidade durante a segunda guerra Mundial ter sido conservado. A igreja não foi reconstruída e nem demolida por vontade do povo, mantida como um memorial, permanecendo no seu estado pós ataque ao lado da nova Gedächtniskirche. Dentro da igreja há uma exposição contando a história da igreja, com fotos e fatos importantes nela realizados, antes da guerra.

Alemanha, dicas de Berlim

Ainda neste arredores, na praça Wittenbergplatz, está a Kaufhaus des Westens – KaDeWe, uma loja de departamentos de altíssimo luxo, a segunda maior da Europa. Mesmo que a sua intenção não seja fazer compras, se estiver por ali, é legal dar uma passadinha, nem que seja para um café no sexto andar da loja. A KadeWe fica aberta de segunda a quinta das 10h às 20h, às sextas das 10h às 21h e aos sábado das 9h30 às 20h.

Alemanha, dicas de Berlim

Alemanha, dicas de Berlim

Estes foram os pontos turísticos a mais que visitei na minha segunda vez em Berlim 🙂 Leia também este post sobre as delícias que provamos em Berlim.

Procurando hospedagem em Berlim? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Castelo Sigmaringen, Castelos na Alemanha, Dicas, Guias brasileiras na Alemanha

Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio

Castelo de Hohenzollern, Alemanha, Baden-Württenberg, guias brasileiras na Alemanha

Castelo de Hohenzollern: um dos castelos mais bonitos da Alemanha

Castelo Lichtenstein, Alemanha, Dicas, Conto de Fadas, Guia brasileira na Alemanha

Castelo Lichtenstein: o castelo de conto de fadas

Dicas de Paris com bebês

Paris com bebês e crianças pequenas: dicas

IVEEBB, Paris, 2017

IV EEBB em Paris: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2017

Porto: dicas e nosso top 10


Comentários

Marcele

15/11/2015

Oba!!!
Estou aguardando ansiosa as próximas dicas de bares, restaurantes e cafés!!!
Falta pouco rs
beijos
Marcele

    Destino Munique

    15/11/2015

    Falta pouquinho 🙂
    Bjos querida!