Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2017

Estamos pertinho do começo da maior festa popular do mundo, a Oktoberfest. Muita gente pensa que a Oktoberfest é uma festa onde a única diversão é beber cerveja. Sim, digamos que o quesito cerveja é o que mais atrai gente do mundo todo para estes 16 dias de festa, porém ela tem um significado cultural muito grande por aqui.

A Baviera é uma região repleta de tradições e costumes bem antigos, que segundo os locais, foram imortalizados. Para muitos soa estranho ou até mesmo ultrapassado, mas ter o seu dialeto vivo e ainda falado pela maioria, tomar café da manha com cerveja de trigo e usar em todas as festividades o Tracht, as roupas típicas que remete à vida no campo, é motivo de muito orgulho. E é essa imagem que muitas pessoas tem dos alemães, um típico bávaro.

No dia da abertura da festa, dia 16 de setembro, às 10h45 acontece o tradicional desfile de abertura (Der Wiesn-Einzug der Festwirte) a partir da rua Josephspitalstraße (próximo ao portal da praça Sendlinger), seguindo pela rua principal Sonnenstraße até a Theresienwiese, local da Oktoberfest.

Veja o trajeto descrito, seguindo a linha vermelha.

Para quem deseja vivenciar esta forte parte cultural com mais tranquilidade, no primeiro domingo da festa, acontece o tradicional Der Trachten- und Schützenzug, um desfile aberto ao público pelas ruas do centro de Munique, nos arredores do antigo centro histórico, com grupos diversos caracterizados com as roupas tradicionais bávaras, carruagens com barris de cerveja e cavalos imponentes, dança e música típica da região e outros países próximos, simplesmente lindo de ver. Vejam o vídeo a seguir disponibilizado pelo portal oficial da cidade no YouTube, o München.de 🙂

O desfile acontecerá no domingo, dia 17 de setembro e  terá início às 10h, em frente ao Parlamento da Baviera (Maximilianeum), seguindo pela rua Maximilian em direção a praça Odeonsplatz. A partir dali o desfile seguirá pela rua Briennerstraße, praça Maximilianplatz, passando por Stachus, seguindo pela rua Sonnenstraße (rua do consulado Brasileiro em Munique) e por fim o local da Oktoberfest, a Theresienwiese.

Veja o trajeto descrito, seguindo a linha na cor azul.

A primeira vez que este desfile aconteceu em Munique foi no ano de 1835 para comemorar as bodas de prata do casamento do rei Ludwig I com a rainha Therese da Baviera. Já contamos aqui no blog que a primeira edição da Oktoberfest foi o casamento deste mesmo rei, em 1810.

Fica uma dica bem bacana para quem já estiver na cidade ou mora por aqui para curtir a parte cultural da grande festa.  🙂

As informações referentes ao horário, data e percurso do evento foram consultadas no site oficial da Oktoberfest. Foto destacada crédito Oktoberfest.ws

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique Turismo em Munique

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Munique com bebês e crianças

Munique com bebês e crianças pequenas: dicas

Reveillon em Munique, Alemanha, Silvester, Ano Novo

Ano Novo 2017: dicas para o Réveillon em Munique

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2017

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Natal em Munique: doces delícias desta época

Tempo em Munique, Alemanha, Outubro, guia brasileira em Munique

Munique mês a mês: outubro

Dicas de lanches econômicos em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique, Guia brasileira na Alemanha

Lanchinhos rápidos e econômicos em Munique


Comentários

Marcio Habech

28/08/2017

olá, tudo bem?

No site oficial de Munique há uma venda de Tickets para ver o desfile, pode nos explicar um pouco isto?

abraço.
Marcio.

    Destino Munique

    30/08/2017

    Olá Marcio,
    Há em alguns trechos do trajeto do desfile arquibancadas. Estes ingressos são referentes a estes lugares 😉
    Mas você não precisa de ingresso para assistir fora deste lugar, é gratuito. 😉