Porto: dicas e nosso top 10

Antes de falar do tema propriamente dito deste post…. Fizemos uma roadtrip em Portugal neste ano, de Lisboa até o Porto, e os posts ainda não saíram 🙁 Comecei a rascunhá-los após a viagem, mas como entrei na fase mais cansativa da gravidez, priorizei os posts de Munique 🙂 Agora que o nosso baby já nasceu e em breve embarcará na sua primeira viagem 🙂 retomarei a coluna Destinos por aqui com as nossas viagens! 😉

Foi a nossa primeira vez no Porto, adoramos, nos lembrou muito a parte boêmia e antiga do Rio de Janeiro. 

Em um primeiro momento parecia tudo confuso por lá, mas em poucas horas entramos no clima das ruelas e ladeiras de acesso às margens do Rio Doro. O Porto tem uma beleza além de monumentos e construções bonitas, tem um estilo e uma preservação cultural muito forte, que foi o que nos chamou muita atenção, nos fazendo sentir a cidade de verdade.

Porto-Portugal-Casas

Mesmo sendo uma cidade muito antiga, ainda carregando consigo este aspecto, possui uma boa infraestrutura urbana, um sistema de transporte público bem eficiente (como aqui, com metrô, trem e bonde integrados e de fácil acesso), tudo bem sinalizado e organizado. Fizemos tudo de metrô e a pé, e nos sentirmos seguros o tempo todo.

Este ano o Porto concorreu novamente ao título de melhor destino europeu de 2017 e venceu.

De tantos programas bacanas que fizemos por lá, destacamos 10 coisas imperdíveis, entre passeios e sabores, que fazem você sentir o Porto 😉

1 – Caminhar na Ribeira

Um passeio super romântico é caminhar pela Ribeira, na margem do Rio Doro, um dos lugares mais antigos da cidade e patrimônio mundial da UNESCO.

Entre algumas fotos do local, inclusive na monumental Ponte D. Luís I, sentamos em um banquinho na “orla” e ficamos curtindo a atmosfera local sem sentir a hora passar ao som de artistas de rua.

Porto-Portugal-Ponte-D-Luis

A ponte D.Luís I, um dos ícones do Porto

É um lugar delícia para o final de tarde, que foi revitalizado nos últimos anos, com diversos restaurantes, bares e lojinhas de artesanato, ótimo para comprar lembrancinhas da cidade.

Porto-Portugal-Ribeira-Noite

2 – Passear em Vila Nova de Gaia

Do outro lado da Ponte Luis I, ou seja, na outra margem do Rio Doro, fica Vila Nova de Gaia. De lá fomos apreciar a vista para o Porto e visitar um cave. Para chegar à margem do Douro (Avenida de Diogo de Leite que se chama), fizemos a descida de teleférico, um passeio lindo!

Porto-Portugal-Vila-Nova-Gaia

Vista do Porto de Nova Vila de Gaia

Porto-Portugal-Teleferico

Dentro do teleférico

Fizemos este passeio em uma tarde. Há diversos restaurantes no local para quem quiser curtir a noite por lá com o visual do Porto iluminado.

Porto-Portugal-Noite

O Porto e suas luzes

3 – Fazer um tour em uma cave de vinho do Porto

Há diversas caves que oferecem este programa, optamos pela Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, onde conhecemos toda a história do famoso vinho do Porto, além de incluir uma degustação. Foi bem interessante!

Porto-Portugal-Cave

4 – Provar a famosa Francesinha

Delicioso e típico prato do Porto. Provamos em mais de um lugar, mas a que mais gostamos é de um restaurante especializado nesta delícia, chamado Santa Francesinha, um lugar simples com cara de lanchonete e que se você for muito tarde, pode estar cheio.

Porto-Portugal-Francesinha

Consiste num prato com diversos embutidos (presunto, salsicha, linguiça e mais alguma coisa rs), carne bovina ou suína (um bife literalmente), coberto com queijo e molho, servido muitas vezes com batatas frita! Em alguns lugares vinha também com um ovo mole por cima (mas eu pedi para tirar rs).

5 – Fazer um passeio no antigo bonde elétrico

Impossível ficar olhando no centro aqueles bondes amarelinhos passando pra lá e pra cá e não ter vontade de passear em um deles. Há três linhas chamadas turísticas, que fazem um percurso pelos principais pontos do centro histórico, por isso chamadas linhas turísticas, mas atendem o dia a dia da cidade normalmente.  

Porto-Portugal-Bonde

Bonde de madeira

6 – Visitar a Livraria Lello e Irmão

Considerada por muitos a livraria mais bonita do mundo, foi inaugurada em 1906, com a fachada no estilo neogótico, com destaque para a sua famosa escada central (onde todos querem tirar uma foto) e um teto de mosaico de vidro espetacular. A entrada não é gratuita, mas o valor pago é convertido em um voucher de desconto para compra de livros.

Porto-Portugal-Livraria-Lelo

Porto-Portugal-Escada-Lelo

7 – Tomar um café no tradicional Café Majestic

Um daqueles lugares bonitos e tradicionais que você vai querer ir e pagar um valor a mais no seu pedido por estar ali, mas vale a pena. Nosso lanche foi bem apetitoso! 😉

Porto-Portugal-Majestic

Porto-Portugal-Cafe-Majestic

8 – Visitar a estação de trem São Bento

Uma obra de arte em azulejos retratando momentos históricos importantes da história de Portugal.

Porto-Portugal-Sao-Bento

Porto-Portugal-Sao-Bento-Estacao

9 – Ver a cidade do alto

Apreciar o Porto do alto é obrigatório. Lugares para isso não faltam: Sé do Porto, Torre dos Clérigos, Ponte D. Luis I e Jardins do Palácio de Cristal. É só escolher a perspectiva e o local que mais te agrada e admirar 🙂

Porto-Portugal-Se

Fim de tarde na Sé do Porto

Porto-Portugal-Vista-Ponte

Fim de tarde na ponte D. Luis

Porto-Portugal-Palacio-Cristal-1

A vista do Palácio de Crsital

10 – Mergulhar na gastronomia local

Bons restaurantes também não faltam! O que mais gostamos foi uma super dica de uma cliente, chamado Portu´s. Pequeno e super aconchegante, minha pedida foi um bacalhau à lagareira, que estava divino! O proprietário faz questão de vir, atender você pessoalmente e as funcionárias são super gentis!

Porto-Portugal-Portus-Restaurante

Falando em gastronomia, fechamos a viagem com um encontrinho delicioso com a Rita Branco, guia e autora do blog O Porto encanta, que foi a nossa “bíblia” para os nossos 3 dias no Porto. Ela nos apresentou um centro gastronômico recém vitalizado, o Mercado Bom Sucesso. Fechamos com chave de ouro nossos dias em Portugal, obrigada Ritinha 😉

Porto-Portugal-Mercado-Bom-Sucesso

Almocinho com a querida Ritinha: sanduba de leitão com batata portuguesa, caldo verde e feijão

Procurando hospedagem em Porto? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários