Airbnb: alugando um apartamento para férias

Última atualização em 23 de julho de 2018 by Destino Munique

Apartamento pela Airbnb: É seguro? Vale a pena?

Ultimamente estava ouvindo muitos relatos sobre alugar um apartamento para passar as férias ao invés de ficar em um hotel. Muitos viajantes estão utilizando o site Airbnb para esta finalidade e dado feedback positivo.

Airbnb-Cadastro-Funcionamento

Eu e meus amigos resolvemos aderir esta ideia e deu super certo. A viagem foi destino Alemanha – Munique (no caso os meus amigos) e Itália – Roma.

A forma de entrega e devolução das chaves foram um pouco diferentes nas duas cidades.

Em Munique, meus amigos ficaram em um apartamento onde o dono morava e estava passando uns dias de férias em outra cidade, portanto alugou o apartamento. Isso é uma prática muito normal aqui na Alemanha, as pessoas viajarem de férias, ou por meses para estudar, fazer um curso e colocar o seu apartamento para alugar. Visitei o apartamento, bem localizado, limpo e com todas as instruções aos meus amigos no local, já que o dono não estava lá. As chaves ele deixou na sua bicicleta em frente ao prédio (isso mesmo!) e deixou avisado. E para a devolução, bastava deixar as chaves neste mesmo lugar rs.

O dono deixou tudo no apartamento. A confiança e a palavra é algo que predomina e é muito forte na cultura alemã. Na cozinha, a geladeira estava ainda com alimentos do dono e havia uma estante com uma máquina de café Nexpersso com muitas cápsulas ao lado, ou seja, ele partiu do princípio (correto) que ninguém iria mexer. Meus amigos gostaram do apartamento e saíram satisfeitos.

Depois disso, fomos todos para Roma, onde alugamos um apartamento de 3 quartos (nós éramos 3 casais), neste mesmo esquema. O apartamento também era super bem localizado e chegando lá, o dono estava na rua, na entrada, nos aguardando. Foi super simpático, nos mostrou o apartamento e ainda nos levou para andar nas proximidades para mostrar onde tinham restaurantes legais para café da manhã, almoço, supermercados e tudo mais. A surpresa foi que o terceiro quarto na verdade era a sala com sofá cama (na foto a seguir).

Airbnb-Cadastro-ApeRoma

Airbnb-Cadastro-ApeRoma2

Neste caso, o apartamento dele tinha a finalidade de aluguel por temporada. Estava limpo, havia roupa de cama e banho para todos, uma senhora tinha acabado de limpá-lo e na nossa saída, ela receberia as chaves no momento que chegasse para a limpeza.

No geral, também saímos satisfeitos do apartamento. O que foi um pouco chato é que como era uma rua principal e o apartamento de frente pra rua, era muito barulhento de noite e ao amanhecer.

Há vantagens e desvantagens para o aluguel de apartamento para férias. A vantagem clara é o valor. Em Roma pagamos, para 6 pessoas, cerca de 1/3 do valor que pagaríamos por casal em 4 dias, ou seja, o valor do apartamento para 6 pessoas foi o valor para 1 casal em um hotel neste período. Como desvantagem, senti falta do serviço de arrumação e limpeza (contudo de sermos um grupo bem organizado).

Para quem gosta de viajar e cozinhar, é vantajoso, por ter cozinha equipada. Ambos tinham até máquina de lavar, para quem quisesse lavar roupas.

Mas como funciona a Airbnb?

Você precisa de um acesso para login no site, para ter um perfil com os seus dados. Você pode criar um novo usuário ou até mesmo usar como login a sua conta do facebook ou do google.

É criado um perfil, no qual você pode convidar amigos, ter registrada as suas viagens pelo Airbnb, foto, etc.

Na tela inicial você informará o seu destino, datas de check in e check out e mandará buscar.

Airbnb-Cadastro-Tela-Inicial

Na próxima tela virão os resultados, acompanhados de um mapinha da cidade com os apartamentos disponíveis marcados, para você ter ideia da localização.

Airbnb-Cadastro-Tela-Busca

Clicando no apartamento desejado, você obterá as informações sobre o apartamento, valores e contato do anfitrião. Nesta mesma página você verá os depoimentos de quem já alugou este apartamento, podendo avaliar a reputação do anfitrião e qualidade do apartamento.

O legal é que pelo site podemos avaliar os apartamento os quais alugamos, assim como os locadores nos avaliam também, ficando registrada ambas reputações no site. Isso ajuda as pessoas a alugarem e também funciona como um filtro para os locadores, que olham a reputação do nosso perfil para saber se nos aluga ou não.

O pagamento é feito via cartão de crédito, sendo o valor integral. Alguns não cobram taxas de cancelamento, outro cobram, varia de anfitrião para anfitrião.

No site há geralmente muitas fotos dos apartamentos e uma lista com o que tem no apartamento (número de quartos, banheiros, internet, camas, etc). Dificilmente, pelo que acompanhei de relatos de outras pessoas que utilizaram este serviço, as pessoas mentem sobre o apartamento, justamente por ser regra do site poder registrar um depoimento sobre o local, o que mancha a imagem do locatário.

É isso, querido leitor! Para muitas pessoas que tem me perguntado como alugar um apartamento em Munique, indico esta ferramenta de locação. Tem se apresentado segura, segundo também o feedback de nossos clientes que a utilizam e com preços bem mais em conta que alugar flats ou hotéis.

Lembro que o objetivo deste post é esclarecer sobre o que é o Airbnb e a minha experiência. Não é o objetivo indicar apartamentos para locar. Não temos autorização para utilizar os dados dos locatários fornecidos no Airbnb no nosso blog 😉

Teve alguma experiência já com a Airbnb? Compartilhe conosco como foi! 🙂

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários