Bruges: bate e volta a partir de Bruxelas
Última atualização em 4 de setembro de 2017 by Destino Munique
Hoje o destino é a encantadora Bruges
Bruges é umas das cidadezinhas que mais me encantou na Europa. Conhecida como Veneza do norte pelos canais que a cortam, Bruges é uma cidade ainda com estilo bem medieval e aconchegante. Em 2000, ela se tornou patrimônio cultural da Unesco.
Fizemos um bate e volta de trem a partir de Bruxelas e caminhamos a pé por todo centro histórico com mapinha na mão, que você adquire na saída da estação de trem, no centro de informações turísticas. Por lá é possível também comprar passeios pela cidade (como Hop on Hop Off), mas pelo que havíamos pesquisado, a pé seria mais interessante. Você pode fazer também passeio de charrete, bem romântico. Há diversos pontos de partida espalhados por este centrinho. Tendo tempo, vale muito a pena dormir uma noite na cidade.
Vamos as dicas do nosso day trip 😉
Tempo de viagem e como comprar o bilhete do trem
Os trens partem diariamente da estação central de Bruxelas (Gare de Bruxelles-Central). É possível compra os bilhetes antecipado, mas como a diferença de preço era bem grande (devido às taxas), compramos na hora. E foi super simples. Você pode comprar com atendente ou nas máquinas de auto atendimento. O valor ida e volta, na segunda classe quando fomos (abril/2015) foi 28,20 euros. Crianças custa 15,20 euros.
A viagem, com trem direto, dura cerca de 1h10. No site da empresa responsável, a Belgian Rail, você pode consultar previamente os horários e valores, de acordo com a data que deseja fazer a viagem.
Ruas de Bruges
Andar pelas ruelas da cidade em meio de suas construções antigas e charreteiros vestidos com roupas típicas da época medieval nos remete a sensação de uma viagem no tempo. Esta é a parte mais gostosa do passeio, ir descobrindo a cidade através de cada esquina, pequenos comércios locais, cafés e restaurantes, e em paralelo, a natureza, com muitas árvores, jardins e os canais. Esse mix que tornou Bruges uma das cidadezinhas mais especiais que visitei na Europa.
Passeio pelos canais da Veneza do norte
É possível fazer passeio pelos canais de Bruges, ouvindo a história da cidade e para que este transporte fluvial era usado na época medieval. Infelizmente não fizemos, pois estava bem frio (e garoando) no dia. Mas me informei sobre: o passeio custa 8 euros por pessoa, durando 30 minutos. Neste link você obtém mais informações sobre este passeio com a empresa responsável. 😉
Praça do Mercado
A Praça do Mercado (Grote Markt) é o coração da cidade, com construções coloridas e cheias de vida, restaurantes diversos ao seu redor e muita (mas muita) gente. Nela fica a torre Belfort, de onde se tem uma linda vista da cidade, após pouco mais de 300 degraus de subida. Para acesso a torre, é necessário pagar 8 euros (funcionando de 9 às 17h).
Praça Burg
Bem coladinha com a Praça do Mercado, fica a praça Burg, onde funciona o centro administrativo da cidade, com construções clássicas belíssimas, dentre elas a sede da prefeitura da cidade (Stadhuis). Ao longo de sua fachada há diversas estátuas representando membros da antiga corte local. Nesta praça também fica a Basílica Sagrado (Heilig-Bloedbasileik).
Catedral de São Salvador
Catedral no estilo gótico construída no século IX, que é a principal igreja da cidade.
Portais da cidade
Como toda pequena cidade medieval, Bruges também era cercada por uma muralha e com portais – Poort na lingua local – ao longo de sua extensão. Estes foram conservados na cidade e são marcadinhos no mapa da cidade. São eles: Kruispoort, Gentpoort, Smedenpoort e Ezelpoort.
Lago Minnewater e jardim Begijnhof
Entrando na cidade pelo seu portal principal, o Ezelpoort, você avistará um lago romântico com cisnes, bom para fotografar e apreciar. Caminhando em direção ao centro da cidade a partir deste lago, você cruzará um dos canais e encontrará o jardim Begijnhof, que pertence a uma local com casas dos séculos 17 e 18 que abrigaram as béguines, mulheres de estado civil solteira ou então que ficaram viúvas durante a época das cruzadas medievais.
Moinhos
Quem tiver perna pra andar…No mapinha da cidade vimos que havia uma parte mais alta na cidade com moinhos, e fomos de perto ver. Lindos! A vista lá do alto do monte é bem bonita 🙂
Waffel, chocolates e cervejas belgas
Em Bruges você irá se deliciar também com estas delícias belgas. O waffle mais gostoso da viagem foi degustado em Bruges, na Chez Albert.
Você verá também muitas lojas de cervejas, com diversos tipos diferentes, além de uma cervejaria, a De Halve Maan, é possível fazer um tour 🙂
Estas são as nossas dicas deste encanto de cidade. 🙂
Procurando hospedagem em Bruges? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian