Bruges: bate e volta a partir de Bruxelas

Última atualização em 4 de setembro de 2017 by Destino Munique

Hoje o destino é a encantadora Bruges

Bruges é umas das cidadezinhas que mais me encantou na Europa. Conhecida como Veneza do norte pelos canais que a cortam, Bruges é uma cidade ainda com estilo bem medieval e aconchegante. Em 2000, ela se tornou patrimônio cultural da Unesco.

Bruges-Canais-Belgica

Fizemos um bate e volta de trem a partir de Bruxelas e caminhamos a pé por todo centro histórico com mapinha na mão, que você adquire na saída da estação de trem, no centro de informações turísticas. Por lá é possível também comprar passeios pela cidade (como Hop on Hop Off), mas pelo que havíamos pesquisado, a pé seria mais interessante. Você pode fazer também passeio de charrete, bem romântico. Há diversos pontos de partida espalhados por este centrinho. Tendo tempo, vale muito a pena dormir uma noite na cidade.

Vamos as dicas do nosso day trip 😉

Tempo de viagem e como comprar o bilhete do trem

Os trens partem diariamente da estação central de Bruxelas (Gare de Bruxelles-Central). É possível compra os bilhetes antecipado, mas como a diferença de preço era bem grande (devido às taxas), compramos na hora. E foi super simples. Você pode comprar com atendente ou nas máquinas de auto atendimento. O valor ida e volta, na segunda classe quando fomos (abril/2015) foi 28,20 euros. Crianças custa 15,20 euros.

A viagem, com trem direto, dura cerca de 1h10. No site da empresa responsável, a Belgian Rail, você pode consultar previamente os horários e valores, de acordo com a data que deseja fazer a viagem.

Central-Bruges-Belgica

Estação Central em Bruges

Ruas de Bruges

Andar pelas ruelas da cidade em meio de suas construções antigas e charreteiros vestidos com roupas típicas da época medieval nos remete a sensação de uma viagem no tempo. Esta é a parte mais gostosa do passeio, ir descobrindo a cidade através de cada esquina, pequenos comércios locais, cafés e restaurantes, e em paralelo, a natureza, com muitas árvores, jardins e os canais. Esse mix que tornou Bruges uma das cidadezinhas mais especiais que visitei na Europa.

Ruas-Bruges-Bruxelas

Ruas-Belgica-Bruges

Passeio pelos canais da Veneza do norte

É possível fazer passeio pelos canais de Bruges, ouvindo a história da cidade e para que este transporte fluvial era usado na época medieval. Infelizmente não fizemos, pois estava bem frio (e garoando) no dia. Mas me informei sobre: o passeio custa 8 euros por pessoa, durando 30 minutos. Neste link você obtém mais informações sobre este passeio com a empresa responsável. 😉

Bruges-Veneza-do-Norte

Praça do Mercado

A Praça do Mercado (Grote Markt) é o coração da cidade, com construções coloridas e cheias de vida, restaurantes diversos ao seu redor e muita (mas muita) gente. Nela fica a torre Belfort, de onde se tem uma linda vista da cidade, após pouco mais de 300 degraus de subida. Para acesso a torre, é necessário pagar 8 euros (funcionando de 9 às 17h).

Marktsquare-Bruges-Belgica

PracaMarkt-Bruges-Belgica

Markt-Square

Foto: Wikipédia

Praça Burg

Bem coladinha com a Praça do Mercado, fica a praça Burg, onde funciona o centro administrativo da cidade, com construções clássicas belíssimas, dentre elas a sede da prefeitura da cidade (Stadhuis). Ao longo de sua fachada há diversas estátuas representando membros da antiga corte local. Nesta praça também fica a Basílica Sagrado (Heilig-Bloedbasileik).

Bruges-Belgica-Stadhuis

Burg-Beuges-BelgicaCatedral de São Salvador

Catedral no estilo gótico construída no século IX, que é a principal igreja da cidade.

Salvador-Catedral-Bruges-Belgica

Portais da cidade

Como toda pequena cidade medieval, Bruges também era cercada por uma muralha e com portais – Poort na lingua local – ao longo de sua extensão. Estes foram conservados na cidade e são marcadinhos no mapa da cidade. São eles: Kruispoort, Gentpoort, Smedenpoort e Ezelpoort.

Kruispoort-Bruges-Belgica

Kruispoort, um dos portais da cidade

Lago Minnewater e jardim Begijnhof

Entrando na cidade pelo seu portal principal, o Ezelpoort, você avistará um lago romântico com cisnes, bom para fotografar e apreciar. Caminhando em direção ao centro da cidade a partir deste lago, você cruzará um dos canais e encontrará o jardim Begijnhof, que pertence a uma local com casas dos séculos 17 e 18 que abrigaram as béguines, mulheres de estado civil solteira ou então que ficaram viúvas durante a época das cruzadas medievais.

Lago-Bruges-Belgica

Lago Minnewater

Begijnhof-Belgica-Bruges

Begijnhof

Moinhos

Quem tiver perna pra andar…No mapinha da cidade vimos que havia uma parte mais alta na cidade com moinhos, e fomos de perto ver. Lindos! A vista lá do alto do monte é bem bonita 🙂

Moinhos-Bruges-Belgica

Vista-Moinhos-Bruges

Waffel, chocolates e cervejas belgas

Em Bruges você irá se deliciar também com estas delícias belgas. O waffle mais gostoso da viagem foi degustado em Bruges, na Chez Albert.

Waffel-Bruges-Belgica

Você verá também muitas lojas de cervejas, com diversos tipos diferentes, além de uma cervejaria, a De Halve Maan, é possível fazer um tour 🙂

Estas são as nossas dicas deste encanto de cidade. 🙂

Procurando hospedagem em Bruges? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários