Castelo de Hohenzollern: um dos castelos mais bonitos da Alemanha

Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique

O Castelo de Hohenzollern foi o segundo castelo que visitamos na nossa “Rota dos Castelos” em Baden-Württemberg, após visitarmos o Castelo Lichtenstein (40 km de distância). Ele fica a pouco menos de 70 km de Stuttgart e atrai mais de 300.000 visitantes por ano.

Ele fica no alto de uma montanha na região da suábia, próximo a uma cidadezinha chamada Hechingen. Considerado um dos castelos mais bonitos da Alemanha, o Burg Hohenzollern (como é chamado em alemão) permaneceu intacto às destruições em consequência da segunda guerra mundial, de acordo com o guia que nos acompanhou na visita, pois a região não foi alvo de bombardeios.

Hohenzollern-Alemanha-Castelo

O que chamamos na verdade de um castelo, trata-se de um palácio fortificado. A forma atual é a terceira versão do castelo, construída já no século XIX, inaugurado em 1867 por Guilherme I, representando a soberania prussiana. Dando uma volta completa na área externa do castelo você verá estátuas dos membros da casa de Hohenzollern, muito interessante!

Hohenzollern-Castelo-DicasO que mais me impressionou neste dia de passeio foi a beleza da região vista do alto da montanha e dos mirantes do castelo, e claro, a fortaleza em si.

Hohenzollern-Castelo-Vista

Vista do alto do Hohenzollern

Como o Hohenzollern fica no alto de uma montanha, para chegar você tem duas opções: através de uma trilha sinalizada ou de carro até um determinado ponto de onde partem ônibus shuttle até o castelo. Neste mesmo lugar de onde parte o ônibus, há um estacionamento e uma lojinha onde você pode já comprar a entrada para o castelo (na entrada do castelo também vende – veja no site oficial os valores das entradas). O ticket do ônibus é comprado direto com o motorista ao embarcar.

Hohenzollern-Castelo

A visita dentro do castelo deixou um pouco a desejar, quando comparada por exemplo com a visita ao Castelo Neuschwanstein e ao Castelo Lichtenstein, tudo um pouco “solto” demais, já que o castelo tem diferentes exposições e cômodos para visitar.

Este tour é oferecido em alemão, porém tem disponível um livrinho em diversos idiomas para ir acompanhando este tour. Há a possibilidade de tours privativos e  individuais no castelo, disponível em diversos idiomas, mediante a agendamento prévio (informações no site oficial do castelo) e com tarifas diferenciadas.

O local tem uma boa infraestrutura, com restaurante, Biergarten e banheiros (inclusive com fraldário). Nós almoçamos no restaurante do castelo e gostamos bastante.

Hohenzollern-Castelo-Restaurante

Nossa pedida: cerveja da região, Schnitzel a moda da casa e Strudel de maçã

O castelo Hohenzollern fica aberto o ano todo, exceto no dia 24 de dezembro. O horário de funcionamento varia com as estações: de 10h às 17h30 de 16 de março até 31 de outubro e de 10h às 16h30 de 1 de novembro até 16h30.

Quando terminamos a visita ao complexo, fomos admirá-lo de um ponto estratégico próximo ao local, uma dica de um morador da região em um site local (que agora não me recordo o nome para linkar aqui). Colocamos no Google Maps ” Wallfahrtskirche Maria Zell” e seguimos para o local.

Trata-se de uma capelinha com um cemitério ao lado, onde há uma trilha e diversos pontos para fotografar o castelo. É uma pequena subida, feita apenas a pé, mas se você não desejar fazer este caminho, a área onde você estaciona o carro já permite uma ótima vista, além de uma paisagem do campo incrível, vazia e apenas com o som da natureza! Valeu super a pena.

Hohenzollern-Vista-Igreja

Como viajamos com nosso filho, bem na estrada de acesso ao castelo, avistamos uma atração voltada pra ele: uma espécie de “fazendinha“, um local com animais, como ovelhas, avestruzes, pôneis e outros, no qual você pode comprar alimentos apropriados no local (uma espécie de ração), alimentá-los e acariciá-los (Streichelzoo em alemão).

Hohenzollern-Streichelzoo-Castelo

Neste mesmo complexo, chamado Hofgut Domäne, fica um centro gastronômico bem legal, que funciona a partir das 18h, com diversas opções de comidas. Optamos em jantar por lá, em um restaurante mexicano chamado La Paz, bem descolado, com ótimo atendimento e comida deliciosa, além de servirem cerveja artesanal. Preço ótimo também!

Hohenzollern-Hofgut-Domaen

Nossa pedida foi a cerveja da casa, nachos e este hambúrguer GIGA e delicioso!

Ficamos o dia inteiro nesta região, pois fizemos tudo com calma e incluímos um programa para o nosso filho. De lá voltamos para Haigerloch, cidade na qual nos hospedamos em um castelo, o Schloss Haigerlochcomo contamos no post sobre o Castelo Lichtenstein.

Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo

Créditos da foto destacada: SWR

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Neuschwanstein, Füssen, Munique

Castelo Neuschwanstein: todas as dicas para um dia de encanto

Schilersee, Sul da Alemanha, bate-volta de Munique, dicas

Schliersee: um lindo destino na Rota dos Alpes

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Oktoberfest com crianças, dicas, Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Oktoberfest com crianças e bebês: dicas

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança


Comentários