Castelo Lichtenstein: o castelo de conto de fadas
2018 começou com uma listinha de lugares lindos que queremos visitar aqui na Alemanha! Começamos esta listinha pelo estado vizinho aqui da Baviera, chamado Baden-Württemberg. Queríamos fazer um passeio de carro por quatro dias, com o nosso bebê de 9 meses, então planejamos um roteiro bem leve, sem correria, para conhecer as atrações desejadas e deu super certo. E a temática foi “Rota dos Castelos”. Castelo Lichtenstein
Já contamos aqui no blog tudo sobre uma outra viagem que fizemos por este estado, visitando a Floresta Negra – incluindo Freiburg e Baden Baden, dê uma lidinha depois 😉
Pra começar esta rota, o primeiro castelo visitado foi o Schloss Lichtenstein, conhecido como castelo de conto de fadas, que fica numa pequena cidade também chamada Lichtenstein, a 215 km de Munique (pouco mais de 2 horas indo de carro direto) e a menos de 60 km de Stuttgart (capital de Baden-Württemberg). Castelo Lichtenstein
No caminho para Lichtenstein nós optamos fazer uma parada em um outra cidadezinha, chamada Blaubeuren, para almoçarmos e conhecermos o pequeno lago Blautopf (panela azul em português), famoso pela incrível tonalidade azul de sua água. Valeu super a pena, pois o dia estava lindo e o lugar não decepciona. Fica a 50 km do castelo.

A incrível cor do lago Blautopf

O pequeno antigo centro histórico de Blaubeuren, ao lado do lago Blautopf
Já na estrada de acesso ao castelo, você já consegue avistá-lo de longe, pois ele fica no alto de um penhasco, em uma região chamada montanhas suábias. Mesmo localizado em um local isolado, há uma boa estrutura para a visita com estacionamento, restaurante, Biergarten e banheiros.
Na entrada da área onde fica o castelo há uma bilheteria para compra do acesso ao local. Você tem a opção de visitar o interior do castelo, através de um tour guiado (com horário marcado no ato da compra, com duração de meia hora) ou de visitar apenas o jardim do castelo, para fotografá-lo e apreciar a região de seus diversos mirantes. No site oficial do castelo, você obtém os valores das entradas atualizados.
O tour guiado é oferecido em alemão. Eles fornecem um material com as informações de cada cômodo do castelo para acompanhar no tour (tem em inglês e espanhol que vimos no nosso grupo). Tours em inglês são oferecidos apenas para grupos com mais de 20 pessoas e com reserva antecipada.
Se você for visitar o local e optar em não entrar no castelo, deixo aqui um pouquinho do que ouvimos no tour 😉
Os primeiros registros do local são de uma antiga fortaleza medieval, de uma família nobre de cavaleiros desta região. A versão atual do castelo foi construída sob as antigas ruínas desta fortaleza, em 1840, pertencente a um conde chamado Wilhelm von Urach.

O antigo castelo
Urach herdou o antigo castelo de caça de seu tio Conde Wilhelm de Württemberg e transformou-o em como ele é hoje. Dentro do castelo há inclusive um cômodo com a coleção de armas da família. Neste cômodo há uma fragmentação da rocha sob a qual o castelo foi erguido, que teria a ver com a origem do nome do castelo: a pedra é clara, que remete a palavra luz – quebrando o nome Lichtenstein, temos: Licht, que significa luz e Stein, que significa pedra. A outra versão seria que Urach se inspirou em um romance chamado Lichtenstein do escritor Wilhelm Hauff, batizando assim o nome do castelo.

Ângulos do castelo do lado de fora do complexo
O Castelo Lichtenstein pertence a família de Urach até os dias de hoje. Uma outra curiosidade tem a ver com os nomes das torres das construções no jardim do castelo: os nomes são de quatro mulheres, as quatro filhas de Wilhelm. Você verá estes nomes no mapinha que receberá ao entrar no complexo 😉

Vista da região das montanhas suábias
Um detalhe para quem planeja visitar o Castelo Lichtenstein é que ele fica fechado nos meses de dezembro e janeiro. Em novembro, fevereiro e março ele só abre nos finais de semana e feriados, de 10h às 16h. Nos demais meses ele abre diariamente, das 9h às 17h30.
Use a abuse do local para fotografar! Certamente o Castelo Lichtenstein está na minha lista dos castelos mais bonitos que visitei até hoje.
De Lichtenstein seguimos para Haigerloch, cidade na qual nos hospedamos em um castelo – o Schloss Haigerloch, super aconchegante, silencioso, com ótimo café da manhã e receptivo para bebês e crianças.

O Castelo Haigerloch onde nos hospedamos
Escolhemos Haigerloch para nos hospedar pois era bem próxima ao castelo Hohenzollern e no meio do caminho para o castelo Sigmaringen (em breve posts sobre estes castelo).
Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.
Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!
Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

Destino Munique
23/05/2019
Olá Lilian,
Existe uma cidade na Alemanha chamada LICHTENstein, assim como há um país na Europa chamado LIECHTstein 🙂
A escrita é bem parecida, por isso a sua confusão no comentário 😉


Viajento
07/05/2018
Adoro conhecer a história desses castelos antigos. Infelizmente não falo nada de alemão, mas foi bom que já li as informações aqui.



Destino Munique
10/05/2018
🙂
Lilian Carvalho
15/05/2019
Oi,
Liechtenstein é um país, por sinal, um dos mais ricos do mundo e não uma “pequena cidade”.