Floresta Negra: nossas paradinhas no caminho Munique-Freiburg de carro
Última atualização em 7 de setembro de 2018 by Destino Munique
A caminho da Floresta Negra
Este ano fizemos uma viagem de carro na Alemanha, que começou na Floresta Negra e terminou na Rota Romântica. A Floresta Negra, em alemão Schwarzwald, é um daqueles lugares que você escuta falar e associa a livros de contos, sabe? Sempre imaginei que lá tivesse uma certa magia e algo em especial!
Freiburg e Baden-Baden foram as cidades dentro da floresta que escolhemos para conhecer e pernoitar. Começamos por Freiburg, a cerca de 4 horas de carro de Munique. Como era uma viagem “longa”, resolvemos estudar as rotas e possíveis paradas a serem feitas para curtir o caminho e não ficar tão desgastante dirigir por 4 horas direto. Daí vieram algumas novas descobertas 🙂
Optamos em fazer Munique-Freiburg via Lindau, uma cidade à beira do Lago Constança (Bodensee, em alemão) na divisa com a Suíça. Lindau possui um centrinho super aconchegante, além de ser uma grande atração no verão.
O lago Constança oferece muita opções de lazer, um passeio de barco incrível com uma linda vista para os Alpes que cercam a região, restaurantes, cafés e hotéis. Nossa viagem foi no início da primavera, logo uma estada maior no local não foi nem cogitada. A parada na cidade foi para tomarmos um café e caminhar a pé no centrinho mesmo.
De lá seguimos por uma estrada cercada de vinhedos, até entrarmos na tão esperada Floresta Negra, cheia de cidadezinhas surpreendentes, já no estado Baden-Wurttemberg.
As paisagens ao longo do caminho eram incríveis. Antes de entrarmos em Freiburg havíamos planejado uma subida a uma montanha de teleférico (Schauinslandbahn se o nome), para estar “dentro” da Floresta Negra, porém o tempo estava bem frio no dia (até nevou no caminho) e optamos em curtimos este primeiro contato com a floresta de outra forma: paramos o carro na estrada, em uma espécie de acostamento onde haviam uns caminhões estacionados e entramos a pé na floresta, subindo morro acima. Confesso que fiquei receosa, mas a vontade era maior de estar no meio daquelas árvores altas e tão juntinhas.
E não é que a tal floresta é escura mesmo? A sensação era de estar naquelas florestas de filmes! Aquelas árvores altas, com tronco fino, folhas verdinhas e tão juntinhas, que impediam a entrada de luz na floresta.
A nossa última parada antes de Freiburg foi em uma cidadezinha que avistamos também em um vale, com várias construções enxaimel, imagem que todos nós idealizamos da Alemanha toda. A cidade se chamava Neustadt. Como estava frio e era feriado, a cidade parecia até fantasma, mas era linda.
Já quase em Freiburg, um dos trechos mais bonitos da viagem: uma serra em plena floresta Negra, com uma estrada de ferro cortando as rochas e atravessando o vale em uma ponte, a Alte Ravennabrücke. Como neste momento da viagem chovia, as fotos de dentro do carro não ficaram boas. Mas a paisagem era esta, uma foto que achei depois.
As pouco mais de 4 horas de viagem se estenderam a quase metade de um dia que valeu super a pena. Fica a dica para quem não gosta de dirigir direto e vai fazer esta rota. 🙂 O próximo post desta viagem será sobre Freiburg 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Freiburg: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
05/05/2024
Olá Rodrigo,
Pergunta difícil, pois são passeios diferentes embora ambos em cidades belíssimas da Alemanha. Na Floresta Negra tem o plus da natureza, já na Rota Romântica tem o ar medieval. Vai muito do que você mais busca experenciar 😉
Caroline
21/05/2018
Que legal esse post! Eu vou fazer o caminho inverso de Europa Park para Munique. Agora já sei que rota fazer e onde parar. Vc acha que da tempo de parar em Freiburg e em Lindau? Com essas duas paradas chegaria a quanto tempo de viagem (umas 7 horas)? Abraços!
Destino Munique
27/05/2018
Olá Caroline,
Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado do post!
Saindo bem cedinho, vc consegue sim! Em Lindau você faz uma parada de mais ou menos 1 a 2 horinhas, porque depois são mais 2 horas mais ou menos até Munique. E Freiburg é bem próxima ao Europa Park 😉 Conseguindo sair cedinho, dá certo! Boa viagem!
Rodrigo
27/04/2024
Se fosse pra escolher, vc escolheria fazer em 3 noites a rota romântica ou a floresta negra?