Cervejarias e bares badalados em Bruxelas

Última atualização em 30 de novembro de 2016 by Destino Munique

Cervejarias em Bruxelas: Destinos hoje é tour etílico na Bélgica

Para completar a série de posts da viagem que fiz à Bélgica neste ano, hoje trago pra vocês algumas dicas de cervejarias bem legais que fui em Bruxelas [e que nem preciso falar o quanto gostei]

A Bélgica oferece uma variedade incrível de cervejas. Passeando pelo centro histórico de Bruxelas, você vai passar por diversas lojas onde são vendidas apenas cervejas, de todos os tipos, marcas e gostos. Diferente daqui da Alemanha, a lei da pureza da cerveja (que preza uma quantidade padrão dos ingredientes básicos da cerveja) é esquecida quando o assunto é inovar o sabor da cerveja. Na Bélgica eles usam e abusam de outros componentes, como frutas e outras bebidas alcoólicas. E o resultado é você querer provar sempre uma diferente e, para apreciadores de cerveja, dedicar parte de sua viagem a degustar estas delícias nos bares espalhados por toda a cidade.

Cervejarias-Bruxelas-LojasA minha grande busca por lá em lojas foi a famosa DeuS, por grande indicação de um amigo. Em quase todas lojas especializadas em cerveja vendiam, a grande diferença foi o preço, que variava de 19,90 euros até 59,90 euros. A DeuS é considerada uma das melhores cervejas do mundo, cuja fabricação leva cerca de 1 ano. Ela sofre a primeira e segunda fermentação na Bélgica e depois é levada para França, onde em vinícolas é nela adicionado o fermento para vinho, descansando em barris de madeira por meses. No processo final, o pescoço da garrafa é congelado e pela pressão exercida, retira-se este fermento adicionado, estando assim pronta para ser consumida. Por isso a cerveja aparenta um espumante. Por causa de todo este processo, a DeuS é fabricada em quantidade limitada anualmente. Antes de ser consumida, o ideal é deixá-la 8 horas gelando (isso tudo li no rótulo da cerveja, vem um papelzinho contando sobre a fabricação e como consumi-la).

DeuS a parte, provei várias outras bem gostosas e mais baratas, que assim como aqui na Alemanha, podem ser compradas em supermercados por precinhos bem camaradas (muitas menos de 1,50 euros). Mas degustar nos incríveis bares belgas é também uma experiência legal. As que curti: Kawak, Leffe e Trapistes Rochefort, além da DeuS 😉

Duas outras observações sobre as cervejas são: o seu teor alcoólico é bem elevado (a maioria acima de 8 %) e os diferentes formatos de copos, nos quais as cervejas são servidas. Para cada tipo, um copo. Bacana é você também perguntar aos garçom sobre, quando simpáticos, contam com maior prazer (isso deixo pra vocês descobrirem por lá!)

Meu top 4 das cervejarias que fui e gostei (na ordem) Lembrando que nas cervejarias, as comidas servidas são petiscos, como salames, queijos, mix de castanhas e pãezinhos.

1 – Poechenellekelder

Fui visitar um dos mais famosos cartões postais de Bruxelas, o Manneken-Pis e avistei esta maravilha de lugar! O ambiente é bem legal, o atendimento top e oferece mais 80 tipos de cervejas, incluindo praticamente todas as grandes marcas belgas. Além de cervejas, há outras bebidas na casa.

Cervejarias-Dicas-Bruxelas

Com clima tranquilo e fora do roteiro de quem vai a Bruxelas procurando agito, esse bar tem uma decoração bastante pitoresca e um cardápio bastante variado (a especialidade da casa, obviamente, são as cervejas nacionais). Indicado por um amigo de um amigo que mora em Bruxelas, nossa experiência ali foi a melhor possível. Garçons atenciosos e simpáticos, boa comida e bons preços formam uma excelente combinação para a noite. Se você estiver a fim de só beliscar e tomar uma cerveja, o cardápio dispõe de diversas opções, entre elas o clássico pratinho com salame e queijo. Se a fome for um pouco maior, a massa a bolonhesa tem um aroma de manjericão e tomate frescos de tirar qualquer um da dieta! E se você, como eu, é daqueles que não consegue escolher que cerveja pedir quando confrontado com um cardápio com muitas opções, não hesite em pedir ajuda aos garçons, eles são apaixonados por cerveja e não será trabalho nenhum lhe recomendar algo de acordo com o seu gosto. [experiência do nosso casal amigo Felipe & Gi, que estão nas trips conosco]

Cervejarias-Bruxelas-Belgica

Endereço: Rua du Chêne, 5

Site neste link

2 – Chez Moeder Lambic (Saint-Gilles)

Esta fica em uma área residencial de Bruxelas, mas com fácil acesso de metrô. É um ótimo lugar para degustar cervejas artesanais e na pressão, frequentado mais por locais. Fomos em uma tarde de domingo, super tranquilo e fomos muito bem atendidos. Interessante é que as cervejas oferecidas ficam escritas em um quadro negro na parede. Neste dia bebemos só indicações do dono do bar. Falamos o que apreciávamos para sabor de uma cerveja e ele nos indicava 😉

Cervejarias-Bruxelas-ChezMoederEndereço: Rua de Savoie, 68

Site neste link

3 – A La Mort Subite

Localizada também no centro histórico, bem pertinho do Grand Palace, possui um salão amplo e bem bonito, com pessoas de todas as faixas etárias. Atendimento também bom.

Cervejarias-MorteSubita-BruxelasComo é bem procurada também por turistas, pela marca da cerveja, o ideal é não chegar altas horas da noite, final de tarde é ideal.

Endereço: Rua Montagne aux Herbes Potagères, 7

Site neste link

4 – Delirium Café

Esta talvez seja a mais famosa em Bruxelas, até mesmo porque esta cerveja é uma das mais famosas na Bélgica. E o Delirum está no Guinessbook, como um dos bares com mais tipos de cerveja do mundo. Além de servir a cerveja da casa, são mais de 2.000 cervejas diferentes, belgas e de outros países.

Tem que ir para conhecer, mas prepare-se: é self service! Você tem que encarar um bar lotado para fazer cada pedido rs. Mas não deixe de ir, nem que seja apenas para ver como é. O lugar é bem grande, tem música e está cheio a qualquer hora do dia (fica aberta até às 4h da manhã).

Cervejarias-Bruxelas-DeliriumEndereço: Impasse de la Fidélité, 4A

Site neste link

Procurando hospedagem em Bruxelas? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários