Crise migratória na Alemanha: o que muda para você turista

Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique

Entenda um pouco a real situação da crise migratória na Alemanha

Temas políticos fogem completamente da proposta deste blog, no qual compartilho com vocês dicas de viagens e como é a vida em Munique. De um ano para cá, desde a intensificação do tema imigrantes na Alemanha na mídia, tenho recebido muitas perguntas sobre como a cidade está com relação a isso, se oferece riscos aos turistas e tudo mais.

Primeiramente o tema imigrantes na Alemanha não é uma novidade por aqui. Nos últimos tempos o que tem acontecido é que o número de refugiados de países em guerra (como a Síria e Iraque) cresceu bastante na Europa toda e como a porta de entrada destas pessoas são por países de economia fraca na Europa, a Alemanha tem sido requisitada para prestar mais assistência e tem recebido sim mais refugiados, além de ser uma país com muitos mais atrativos referentes às questões de benefícios sociais e chances de um recomeço.

A mídia mostra infelizmente aquilo que dá ibope e chama atenção. Cenas muito tristes foram transmitidas mundialmente sobre a fuga destas pessoas de suas nações de origem e como chegaram nos países livre da guerra. Mas muitas notícias pararam por aí, sem contar o que acontece depois com estas pessoas, depois de serem acolhidas.

Refugiados-Munique-Alemanha

Fotos créditos

Aqui em Munique (e na Baviera), os refugiados que chegam são recepcionados por comissões de pessoas que trabalham para o governo e voluntários, para encaminhá-los aos seus respectivos abrigos, onde eles ficam neste período de registro na cidade e processo de inclusão social: são examinados por médicos, recebem alimentos, doações da população e iniciam com o tempo aprendizagem do idioma através de um curso de integração. A política sobre o tema está sendo revista pelo governo, mas esta discussão não é o foco deste post.

Refugiados-Alemanha-Munique

Chegada na estaçao central de Munique / Fotos créditos

Claro que existem opiniões contra a este movimento, muitas pessoas não veem com bons olhos, não são tão esperançosas com relação a integração social de muitos devidos às diferenças religiosas, temem o crescimento da religião islâmica no ocidente, tem ideais neo-nazistas, mas ao meu ver, entra uma questão antes de humanidade e otimismo que estas pessoas estão aqui para se restabelecer e participar também positivamente da economia do país.

Então respondendo a pergunta inicial: para você turista, ao meu ver não muda nada com relação a sua segurança e aos seus passeios em Munique, visitas aos cartões postais da cidade. Você precisa prestar atenção em tudo como prestaria em outro lugar desconhecido em uma viagem.

Fique bem claro, que a Alemanha não recebe estas pessoas para deixá-las nas ruas como mendigos, no frio, passando fome, sem condições de vida para partir para a vida do crime e desestruturar um país tão organizado e referência mundial.

Refugiados-Munique-Baviera

Fotos créditos

O que mudou a nível de Europa é um controle mais rígido nos aeroportos e fronteiras. Tenha sempre com você o seu passaporte e se possível, cópia da reserva da sua passagem de volta para o Brasil e reservas de hotéis. Se você vai transitar de trem entre países como a Alemanha, Áustria, Rep. Tcheca e Hungria, confirme as partidas. Ano passado muitos trajetos de trens entre estes países foram cancelados e reduzidos pois era o principal canal de entrada dos refugiados. Verifique isso com a empresa que você comprou a passagem.

Refugiados não é sinônimo de terroristas, bandidos ou algo do gênero negativo. Não estou afirmando 100% nada sobre o bom ou mal caráter/conduta destas pessoas (ninguém pode fazer isso), apenas sendo humana. Até o momento, não houve registros de terroristas nos grupos que chegaram na Baviera.

Munique é uma cidade que estima-se que ¼ da população é de origem imigrante, em situações diversas, desde refugiados, casamentos de alemães com pessoas de outras nacionalidades até expatriados e estudantes, e convive harmonicamente com isso.

Se um dia, eu me sentir ameaçada por motivos de segurança e achar também que a cidade oferece alguns riscos e necessita de atenção a quem vem passear, fiquem certos que escreverei claramente sobre isso por aqui. Repito, os cuidados que recomendo as pessoas a ter ao vir em Munique, são os mesmo que se deve ter em qualquer lugar, mesmo eu nunca ter passado qualquer situação de perigo aqui.

Para quem quer entender mais o que envolve este processo, as razões políticas, os números e etc, recomendo ler artigos confiáveis. Recomendo os publicados em português no site Deutsche Welle, um site alemão que publica todas as notícias do país em diversas línguas.

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2022: dicas do que curtir nesta época!

Munique no inverno?! SIM !!!!

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique


Comentários

Malu

16/06/2016

Olá querida!
Estou com um canal novo no YouTube e gostaria de falar sobre este tema. Minha pergunta é se você aceita que eu use o seu texto, dando os devidos créditos? Agradeço desde já! Sou fã!

    Destino Munique

    21/06/2016

    Olá Malu,
    Obrigada pela visita 🙂
    Sem problemas fazer referências ao texto ou compartilhar o link 🙂 Só copiar e colar o texto que não é legal pois o google pune os sites que fazem isso.
    😉