Aprender alemão em Munique: dicas de cursos de alemão
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
Que alemão não é uma língua nada fácil todos já tem uma leve noção (life is too short to learn german rs…), mas nos últimos anos muitas pessoas tem inserido esta língua nos seus currículos, pois a Alemanha se destaca na UE (União Europeia), oferece excelentes oportunidades de emprego quando se tem um bom idioma (escrito e falado), dentre outros atrativos que o país tem despertado nos brasileiros (e no mundo).
A língua também é mais que necessária para quem mora no local. Claro que com inglês você se vira bem na cidade, mas com a língua local muitas boas oportunidades aparecem, além de promover a integração sócio-cultural e você ganha admiração por aprender o alemão, que é tido pelos próprios alemães como uma língua super difícil.
Hoje trago dicas de como vir fazer um curso de alemão em Munique, se você mora no Brasil, algumas escolas/cursos de alemão por aqui, por experiência própria e opiniões de amigos e conhecidos e se você chegou por aqui agora, por onde começar.
1 – Moro no Brasil. Como proceder para um visto com esta finalidade?
É possível fazer intercâmbio na Alemanha para aprender a língua, recebendo assim um visto de estudante. O período máximo de permanência para esta finalidade é de 1 ano, sem prolongamento. Para isso, você deverá ir ao consulado alemão mais próximo de você no Brasil e se informar sobre o que é necessário. O curso em questão deve estar quitado com antecedência e você ter este comprovante de matrícula em mãos no dia de requerer o visto.
Você terá a responsabilidade de frequentar as aulas regularmente. A escola irá cobrar a sua frequência, pois sabe da sua condição. A carga horária seminal é de geralmente 20 horas-aulas por semana (15 horas por semana). Quando a escola escolhida não oferece para o nível matriculado esta carga horária, você deverá completar estas horas-aulas com cursos extras na semana, como apoio em gramática, conversação, dentre outras possibilidades que as escolas já oferecem sabendo disso.
Além da matrícula, você deverá ter um seguro saúde durante o período de permanência na Alemanha e terá que comprovar que tem como se manter neste período aqui, através de um valor em conta, cerca de quase 8.000 euros em conta ou uma carta dos responsáveis assegurando um valor mensal de 659 euros por um ano. Caso o seu curso dure mais de 90 dias, você deverá solicitar uma autorização de residência no escritório de imigração – o KVR – Kreisverwaltungsreferat, da região onde você estará residindo temporariamente. Você deverá fazer este pedido, desde que seu visto ainda válido, ou seja, geralmente dentro de 90 dias.
Mais informações legais nos links abaixo:
Portal oficial da cidade München.de
Embaixadas e consulados alemães no Brasil
2 – Moro agora na Alemanha: curso de integração
Por motivos diversos, muitos brasileiros vem morar em Munique (na Alemanha). Quando você nunca estudou a língua e gostaria de se informar mais sobre a estrutura do país, um curso de integração é ideal, até mesmo para o futuro, caso você deseje se naturalizar alemão.
Se você vem sem passaporte da UE e não possui um certo nível de alemão (nível B1 certificado por instituições específicas, como Goethe Institut) você terá que fazer este curso, que dura 9 meses.
Se você for membro da UE e gostaria destes primeiros passos na Alemanha, pode também fazer o curso, só não é obrigatório.
O curso de integração é uma modalidade de curso que envolve além de os primeiros passos com o idioma, os primeiros passos na Alemanha no mundo político, administrativo, cultura e cotidiano, onde você aprende como funciona o país. O governo subsidia este curso, em alguns caso até 100% do valor.
No final deste curso, é feita uma prova, que está vinculada a concessão do visto de permanência no país, para quem não tem vínculos com a UE. O departamento de imigração (Ausländeramt), que você oferece apoio para os imigrantes ao chegar na cidade, fornece a lista com as escolas aptas para este tipo de curso, desde públicas a privadas.
3 – Algumas dicas de escolas de alemão em Munique
Particularmente eu frequentei duas das citadas a seguir (a Deutsche Akademie e VHS) com objetivos diferentes (a primeira aprender a língua e a outra a língua dentro do mercado de trabalho), e os conhecimentos adquirido me proporcionaram aprovação no certificado do Goethe Institut.
Nível de excelência e referência no mundo todo. Oferece para intercambistas alojamento na cidade. Você se matricula no Brasil com estes dois pontos já resolvidos: onde estudar e onde morar. Para isso paga-se um pouco mais também. Oferece curso de integração.
Escola bem recomendada, oferecendo também alojamento.
Frequentei deste o nível básico até o avançado, durante um ano. Público mais jovem, muitos estudantes durante o dia, que estão aprendendo alemão para ingressar na universidade aqui. De noite o público é mais adulto.
Münchner Volkshochschule (VHS)
Oferece diversos cursos, com preços mais acessíveis que as demais escolas, além de boa qualidade. Oferece curso de integração. Gostei muito do curso voltado ao mercado de trabalho que fiz por lá, além das aulas de alemão e pronúncia. Público mais adulto. O programa se chama Mona Lea, um projeto social custeado pelo governo, que necessita de inscrição com antecedência, entrevista, prova e já conhecimento na língua (nível A2 é o mínimo requerido).
É isso pessoal, espero que as dicas ajudem 🙂
Sucesso (viel Erfolg) com a aprendizagem da nova língua!
Foto destacada: homoliteratus.com
Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
25/07/2018
Olá Debora,
O Goethe Institut tem turmas especiais para esta faixa etária 😉
Jackson
20/09/2016
Olá, gostaria de saber se há alguma vantagem em relação a preços ou facilidades nos cursos de alemão na Alemanha para quem tem a cidadania Alemã. Grato!
Destino Munique
21/09/2016
Olá Jackson,
Infelizmente não sei te informar sobre isso. 🙁
Rodrigo Sixel
22/08/2016
Muitíssimo obrigado pelo seu post. Saiba que vai me ajudar muito.
Estou procurando um curso de alemão em Munique, pois pretendo ir para aí em janeiro/2017, para estudar e já procurar um emprego, pois pretendo também fixar residência na cidade.
Abraços
Bis Bald.
Destino Munique
23/08/2016
Olá Rodrigo,
Fico muito feliz que tenha ajudado o post. Boa sorte neste novo caminho que certamente será um sucesso!
Bis Bald 🙂 und Viele Grüße aus München 🙂
Debora
24/07/2018
Ola Camilian,
Será que voce indica algum curso que receba jovens de 12 anos e não seja no sistema de internato.
Esses que voce indica só recebem mais velhos ou internos.
Mas gostei das indicações de qualquer forma.
Parabéns