Praga: dicas e o que fazer na cidade

Última atualização em

Hoje Destinos traz dicas de Praga, cidade cujo centro histórico é um patrimônio da Unesco

Capital da República Tcheca, Praga é a maior cidade do país, com cerca de 1.3 milhões habitantes. Além das belas construções antigas e bem conservadas, a cidade tem um toque especial natural: é situada entre colinas e cortada por um rio, o Vlatva, com 435 km de extensão, que há muitos anos atrás, foi sinônimo de problema para a cidade por causa de inundações e hoje em diversos trechos há usinas hidrelétricas, para geração de energia na cidade. Particularmente sou apaixonada por cidades cortadas por rios! 🙂

Praga foi paixão a primeira vista. Achei a cidade linda, fácil de andar, com preços bons e excelente para comer bem. Também não tive nenhuma dificuldade com a comunicação, quase todos falam inglês. Por outro lado, é uma cidade que tem que ficar esperto com relação a algumas “malandragens”, como batedores de carteira, casas de câmbio e taxistas espertinhos, mas nada que prejudique a sua passagem por lá e o não o deixe curti-la 🙂 Já visitei a cidade duas vezes e não tive problemas.

Praga-Placas

Agora geograficamente falando, é uma cidade bem estratégica para incluir no seu roteiro de viagem, quando o destino é Europa central, pois a República Tcheca faz fronteiras com outros países, como Alemanha, Polônia, Áustria, Eslováquia, não muito distante também da Hungria, que dá para montar um roteiro super legal com cidades destes outros países incluindo Praga, sem perder muito tempo no deslocamento.

Vamos então às dicas 🙂

Como ir de Munique para Praga?

De carro é a forma mais rápida. São cerca de 390 km, menos de 4 horas de viagem. A estrada é bem tranquila também.

Na primeira vez que fui, fui de ônibus, pois ainda era mais barato que ir de trem e era direto (de trem há uma parada em Nuremberg e troca para um ônibus).

Há diversas empresas que operam este trajeto, inclusive a Deutsche Bahn (DB). A viagem dura em média 5h. Hoje as passagens de ônibus saem bem baratas pela Flixbus, podendo sair o trecho até 19 euros e pela Euroline, podendo sair o trecho por 9 euros. O ideal é comprar antes, on line.

Quanto tempo ficar em Praga?

No mínimo 2 dias inteiros. A cidade (centro) não é muito grande e fiz a maioria dos passeios a pé. Se você quiser visitar alguns museus, incluir mais um dia é ideal.

Praga-Vista-Rio

Moeda em Praga

A moeda por lá não é euro, e sim a coroa tcheca (CZK). Hoje convertendo, 1 euro vale cerca de 27 coroas tchecas.

Tenha muito cuidado com o câmbio na cidade. Há muitas casas de câmbio picaretas, e você verá que há por toda cidade este tipo de estabelecimento. Eu fui com a moeda já trocada aqui em Munique.

É muito comum você conseguir pagar compras e restaurantes em euro, porém o troco é em coroa tcheca. É uma boa forma também de cambiar na cidade.

Onde se hospedar

Minha dica é o Mosaic House, que é bem bacana e com excelente localização.

O Mosaic é todo novinho e moderno, quartos amplos, internet boa, café da manhã bom e à noite tem um lounge no local com música e ponto de partida para quem quer sair para fazer tour em bares e boates (Pub Crowl). Top mesmo!

Não há estacionamento no local, mas você consegue estacionar próximo ao local.

Melhor época para ir

Creio que em estações mais quentes, como primavera e verão sejam as melhores épocas. Quando fui no verão, peguei chuva, tempo instável, mas não atrapalhou nossos passeios. Da outra vez foi no outono, dias lindos de sol, mas com a temperatura mais baixa (por volta de 15 graus).

Por onde andei em Praga

Margem do rio Vlatva

Como estava hospedada bem pertinho do rio Vlatva, começamos com uma caminhada pela sua margem do lado da cidade velha até o centro histórico da cidade. O mais curioso era ler as placas com indicações na rua, e perceber que não conseguia falar UMA palavrinha sequer! Era muita consoante e acentos diferentes para uma palavra só.

Fomos até a ponte Jiráskův, onde bem próximo tem uma construção moderna bem famosa na cidade, o Dancing House (em tcheco Tančící dům) um prédio meio torto (ou seria “torcido”?), construído entre 1994 e 1996, sendo nada mais que um prédio comercial. É para apenas olhas a sua arquitetura (para os fãs!).

Praga-Ruas-Rio

Nessa caminhada, muitas paradinhas para fotos. Pontes, cada uma com uma vista mais linda que a outra, e o nosso destino se aproximando, o famoso Castelo de Praga. Mas até lá, muita coisa legal ainda surgiu.

Chegando no centro, passamos por uma passagem comercial, onde tem lojinhas de souvinirs, vendendo muitos artigos de cristal lindos, típicos do local, pelo Ice Bar da Heiniken e casas de cambio. A dica é para as lojinhas de souvinirs, são maravilhosas e você consegue negociar bons descontos.

Ponte de Carlos

Após este pit stop nos souvinirs, chegamos na praça dos Cruzados, onde avistamos a belíssima e crowd Ponte de Carlos, que é de arrancar realmente suspiros, mas não apenas a ponte e sim os seus arredores – a belíssima Basílica de São Francisco Serafim, a igreja do Santíssimo Salvador, a estátua do rei Carlos IV, as torres da própria ponte e o som de sinos de diversas igrejas próximas ao local. A cidade tem como a maioria da população católica e por isso muitas igrejas com torres lindas e som de sinos.

Praga-Vista-Torre

Antes de cruzarmos a ponte, subimos a sua torre, que tem uma vista linda desta região.

Praga-Torre-Ponte-Carlos

Esta é a ponte mais antiga de Praga. Ela foi construída a mando do rei Carlos IV por volta de 1357 para ligar cidade antiga e o Castelo de Praga e seus arredores. Ao longo da ponte há diversas réplicas de esculturas, muitas católicas, onde as pessoas tem o costume de tocar em sua base.

Praga-Ponte-Estatuas

Castelo de Praga e seus arredores

Cruzando a ponte, seguimos pela rua Mostecká em direcao ao Castelo (e fotografando o encanto de arquitetura deste lugar). Foi uma boa subida (cerca de 1 km), mas que compensou muito no final. No caminho passamos por várias lojinhas, restaurantes, igrejas, casas de massagem tailandesa. Este caminho é um centrinho comercial bem bom e movimentado!

O Castelo de Praga é uma das construções mais bonitas e importantes de Praga, erguido no século IX e constituído por diversas construções: a Catedral de S. Vito, Torre de Pólvora, Palácio Real, Convento de S. Jorge, Viela Dourada e Palácio Lobkowicz. Se você quiser visitar cada uma destas construções, pode acrescentar mais um dia no seu roteiro, apenas para isso.

Praga-Castelo-Noite

Nesta parte alta da cidade se tem uma vista panorâmica muito bonita. Há também restaurantes nesta região, bem bacanas, que proporcionam esta vista.

Praga-Vista

Praça da cidade antiga

Após passear na parte alta da cidade, cruzamos a ponte Mánesúv em direção a cidade antiga. Logo ao atravessar a ponte, está o Rudolfinum, um edifício belíssimo do final do século XIX, que hoje é a casa da orquestra filamôrnica de Praga.

Praga-Filarmonica

Seguimos em direção ao praça da cidade antiga que é coração da cidade e maior ponto de encontro, com diversos restaurantes, cafés e bares. Nela está a belíssima igreja de estilo gótico Nossa senhora Týn (Church of Our Lady before Týn), a torre da antiga Prefeitura (Old Town Hall) com o seu incrível relógio astronômico (Orloj) e igreja de S. Nicolau.

Praga-cidade-velha

Praga-Pra%C3%A7a-Velha

No relógio astronômico ocorre diariamente, em dois horários (às 9h e às 21h) um pequeno espetáculo que atrai muitas pessoas, encenando algo que infelizmente ninguém soube me explicar o que seria. A estátua da morte inicia o espetáculo virando uma ampulheta e os 12 apóstolos revesam de posição em duas janelinhas com objetos diferentes nas mãos. O horário muda com o cacarejo de um galo bem no topo do relógio. Basicamente foi isso, deem uma olhadinha neste video a seguir. Se você estiver passando por lá nesse horário, assista, porém não recomendo mudar todo o seu roteiro para ver o espetáculo.

A prefeitura e sua torre também podem ser visitadas). Neste link você pode verificar os atuais horários para visitação e os respectivos valores.

Praga-Relogio-Astronomico

A praça é um encanto de dia e um encanto de noite, quando as luzes sao acesas que iluminam as fachadas destas atrações.

Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa

Do mesmo lado do Castelo de Praga, fica a igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde a imagem de Menino Jesus de Praga (Klášter Pražského Jezulátka) está. Por um motivo bem forte pessoal, inclui esta visita no meu roteiro e foi bastante emocionante. É uma igreja simples mas belíssima, tranquila de ser visitada.

A estátua de Menino Jesus tem pouco menos de 50 cm de comprimento, um grande símbolo de milagres para fiéis católicos. Inicialmente ela ficava em um convento de Carmelitas, porém em 1630 durante uma invasão de protestantes na cidade, a convento e a cidade foram saqueados, e a imagem de Menino Jesus foi derrubada e ficou por 7 anos atrás do altar, quando um padre voltou ao convento e encontrou a imagem, com as duas mãos danificadas.Assim, a imagem foi colocada no atual local onde se encontra nos dias de hoje.

Praga-Igreja-Menino-Jesus

A igreja fica na rua Karmelitská, 9, em Malá Strana.Na rua passam os bondes, linhas 12, 20 e 22, para quem preferir não ir andando até lá. Mais informações sobre a igreja, neste link.

Cidade Nova

A Nové Město (cidade nova) fica bem próxima ao centro antigo da cidade, onde ficam muitas novas construções, hotéis de luxo e lojas (a rua Na Příkopě, principal centro de comprinhas da cidade). Por lá você vai apreciar também a Torre de Pólvora (Prašná brána, antigo portal da cidade), a casa Municipal (Obecní dům), a prédio da Prefeitura (Art Noveau), a praça Venceslau e o Museu Nacional.

Praga-Torre-Polvora

Praga-Venceslau-Cidade-Nova

Praga-Lojas

Onde comer em Praga

Não tive nenhuma dificuldade neste quesito, foi uma das cidades que viajei que melhor comi. Os pratos principais são a base de carnes (principalmente de porco), acompanhamentos tradicionais (batata, saladas) e bebe-se muita cerveja Pilsen (aliás, os Tchecos são os que mais bebem cerveja no mundo). 

Na cidade antiga, há diversas boas opções de Cafés, restaurantes e bares, e como de costume, fomos também no Hard Rock, na praça antiga, que tem um ambiente super legal.

Praga-Cafe

Nos arredores do Castelo de Praga, na parte alta, também há restaurantes aconchegantes com uma linda vista da cidade.

Espero que curtam as dicas 😉

Procurando hospedagem em Praga? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários

PETER L LEVASIER NETO

05/11/2018

Boa noite, parabéns pelo blog. Estou querendo ir para Munique em maio e alugar um carro para conhecer Praga, com uma parada em Nuremberg. O que acha? Vale o aluguel de veículo ou melhor ir de trem ou ônibus. Outra dúvida, é fácil se locomover de carro em Praga? Mais uma vez parabéns pelo blog

    Destino Munique

    06/11/2018

    Olá Peter, obrigada pela visita, fico feliz que esteja gostando!
    Em Praga você consegue fazer muita coisa a pé e usando transporte público, assim o carro ficaria mais para o deslocamento entre as cidades. Já fui pra Praga de carro e só o usei no deslocamento Munique-Praga-Munique 😉
    Particularmente o ônibus atende muito bem, com um valor bem em conta, pela Flixbus 😉
    Desejo uma ótima viagem!

Carol

08/05/2018

Eu adoro seu blog e sigo no insta tb 😍

Eu fiquei na dúvida sobre onde comprar passagem de trem de Munique para Praga e qual a duração? E qual a duração do ônibus? Tem viagens de ônibus noturnas ?

Muito obrigada

    Destino Munique

    10/05/2018

    Olá Carol,
    Obrigada por nos acompanhar 😉 😉
    Online pela empresa Flixbus 😉 Tem passagens em diversos horários 😉

renato garozi

04/01/2018

Olá, acompanho seu blog há um bom tempo e tem me ajudado bastante!
Mas tenho uma dúvida, vi que vc comprou coroas tchecas em Munique mesmo, é possivel comprar coroas tchecas em qualquer casa de cambio de Munique? Estarei hospedado perto da estação central de Munique.
Saberia me dizer se a cotação em Munique é vantajosa?
Obrigado!!

    Destino Munique

    12/01/2018

    Olá Renato,
    Que bacana, obrigada por nos acompanhar 😉
    É bem tranquilo de comprar esta moeda aqui, mas não tem muita diferença de cotação de uma casa para a outra, praticamente o mesmo valor.
    Na estação central da cidade há diversas opções de casa de câmbio 😉

Natália

06/02/2017

Olá,

Estou adorando seu site, tem me ajudado bastante na programação da minha viagem.
Vou fazer exatamente este trajeto indicado, de Munique a Praga de ônibus, provavelmente pela Flixbus.
Minha dúvida é sobre onde embarcar, vi em vários lugares que às vezes o local de embarque pode ser meio escondido.
Você sabe me dizer onde exatamente embarco neste ônibus para Praga?

Muito obrigada pelas dicas!!

    Destino Munique

    06/02/2017

    Olá Natália,
    Fico feliz que esteja gostando das dicas 🙂
    Em Praga geralmente há dois lugares: na estação central de trens ou na rodoviária, chamada Prag ÚAN Florenc. Ao comprar o bilhete, você pode escolher a opção de embarque/desembarque. Em Munique, a mais central, se chama ZOB 😉

Melba Diniz

01/12/2015

Excelente post, ótimo guia p/ visita à Praga!
Fui de Munique p/ Praga de onibus da DB, comprado no site c/ antecedencia e paguei 29euros. O bus é muito confortável, tem wifi, banheiro e serviço de bordo, mas o Flixbus é muito mais barato. Boa dica!

    Destino Munique

    02/12/2015

    Obrigada Melba 😉
    Munique-Praga é um excelente trecho! Ótima dica do ônibus do DB!
    Bjs

Fernanda

29/11/2015

Saudade da viagem pra essa cidadezinha bonita e barata! O hotel citado é top e as comidinhas locais são mara!!

    Destino Munique

    02/12/2015

    Muito! Praga é sempre uma boa ideia hehehe 🙂