Porto: dicas e nosso top 10

Última atualização em 2 de novembro de 2017 by Destino Munique

Antes de falar do tema propriamente dito deste post…. Fizemos uma roadtrip em Portugal neste ano, de Lisboa até o Porto, e os posts ainda não saíram 🙁 Comecei a rascunhá-los após a viagem, mas como entrei na fase mais cansativa da gravidez, priorizei os posts de Munique 🙂 Agora que o nosso baby já nasceu e em breve embarcará na sua primeira viagem 🙂 retomarei a coluna Destinos por aqui com as nossas viagens! 😉

Foi a nossa primeira vez no Porto, adoramos, nos lembrou muito a parte boêmia e antiga do Rio de Janeiro. 

Em um primeiro momento parecia tudo confuso por lá, mas em poucas horas entramos no clima das ruelas e ladeiras de acesso às margens do Rio Doro. O Porto tem uma beleza além de monumentos e construções bonitas, tem um estilo e uma preservação cultural muito forte, que foi o que nos chamou muita atenção, nos fazendo sentir a cidade de verdade.

Porto-Portugal-Casas

Mesmo sendo uma cidade muito antiga, ainda carregando consigo este aspecto, possui uma boa infraestrutura urbana, um sistema de transporte público bem eficiente (como aqui, com metrô, trem e bonde integrados e de fácil acesso), tudo bem sinalizado e organizado. Fizemos tudo de metrô e a pé, e nos sentirmos seguros o tempo todo.

Este ano o Porto concorreu novamente ao título de melhor destino europeu de 2017 e venceu.

De tantos programas bacanas que fizemos por lá, destacamos 10 coisas imperdíveis, entre passeios e sabores, que fazem você sentir o Porto 😉

1 – Caminhar na Ribeira

Um passeio super romântico é caminhar pela Ribeira, na margem do Rio Doro, um dos lugares mais antigos da cidade e patrimônio mundial da UNESCO.

Entre algumas fotos do local, inclusive na monumental Ponte D. Luís I, sentamos em um banquinho na “orla” e ficamos curtindo a atmosfera local sem sentir a hora passar ao som de artistas de rua.

Porto-Portugal-Ponte-D-Luis

A ponte D.Luís I, um dos ícones do Porto

É um lugar delícia para o final de tarde, que foi revitalizado nos últimos anos, com diversos restaurantes, bares e lojinhas de artesanato, ótimo para comprar lembrancinhas da cidade.

Porto-Portugal-Ribeira-Noite

2 – Passear em Vila Nova de Gaia

Do outro lado da Ponte Luis I, ou seja, na outra margem do Rio Doro, fica Vila Nova de Gaia. De lá fomos apreciar a vista para o Porto e visitar um cave. Para chegar à margem do Douro (Avenida de Diogo de Leite que se chama), fizemos a descida de teleférico, um passeio lindo!

Porto-Portugal-Vila-Nova-Gaia

Vista do Porto de Nova Vila de Gaia

Porto-Portugal-Teleferico

Dentro do teleférico

Fizemos este passeio em uma tarde. Há diversos restaurantes no local para quem quiser curtir a noite por lá com o visual do Porto iluminado.

Porto-Portugal-Noite

O Porto e suas luzes

3 – Fazer um tour em uma cave de vinho do Porto

Há diversas caves que oferecem este programa, optamos pela Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, onde conhecemos toda a história do famoso vinho do Porto, além de incluir uma degustação. Foi bem interessante!

Porto-Portugal-Cave

4 – Provar a famosa Francesinha

Delicioso e típico prato do Porto. Provamos em mais de um lugar, mas a que mais gostamos é de um restaurante especializado nesta delícia, chamado Santa Francesinha, um lugar simples com cara de lanchonete e que se você for muito tarde, pode estar cheio.

Porto-Portugal-Francesinha

Consiste num prato com diversos embutidos (presunto, salsicha, linguiça e mais alguma coisa rs), carne bovina ou suína (um bife literalmente), coberto com queijo e molho, servido muitas vezes com batatas frita! Em alguns lugares vinha também com um ovo mole por cima (mas eu pedi para tirar rs).

5 – Fazer um passeio no antigo bonde elétrico

Impossível ficar olhando no centro aqueles bondes amarelinhos passando pra lá e pra cá e não ter vontade de passear em um deles. Há três linhas chamadas turísticas, que fazem um percurso pelos principais pontos do centro histórico, por isso chamadas linhas turísticas, mas atendem o dia a dia da cidade normalmente.  

Porto-Portugal-Bonde

Bonde de madeira

6 – Visitar a Livraria Lello e Irmão

Considerada por muitos a livraria mais bonita do mundo, foi inaugurada em 1906, com a fachada no estilo neogótico, com destaque para a sua famosa escada central (onde todos querem tirar uma foto) e um teto de mosaico de vidro espetacular. A entrada não é gratuita, mas o valor pago é convertido em um voucher de desconto para compra de livros.

Porto-Portugal-Livraria-Lelo

Porto-Portugal-Escada-Lelo

7 – Tomar um café no tradicional Café Majestic

Um daqueles lugares bonitos e tradicionais que você vai querer ir e pagar um valor a mais no seu pedido por estar ali, mas vale a pena. Nosso lanche foi bem apetitoso! 😉

Porto-Portugal-Majestic

Porto-Portugal-Cafe-Majestic

8 – Visitar a estação de trem São Bento

Uma obra de arte em azulejos retratando momentos históricos importantes da história de Portugal.

Porto-Portugal-Sao-Bento

Porto-Portugal-Sao-Bento-Estacao

9 – Ver a cidade do alto

Apreciar o Porto do alto é obrigatório. Lugares para isso não faltam: Sé do Porto, Torre dos Clérigos, Ponte D. Luis I e Jardins do Palácio de Cristal. É só escolher a perspectiva e o local que mais te agrada e admirar 🙂

Porto-Portugal-Se

Fim de tarde na Sé do Porto

Porto-Portugal-Vista-Ponte

Fim de tarde na ponte D. Luis

Porto-Portugal-Palacio-Cristal-1

A vista do Palácio de Crsital

10 – Mergulhar na gastronomia local

Bons restaurantes também não faltam! O que mais gostamos foi uma super dica de uma cliente, chamado Portu´s. Pequeno e super aconchegante, minha pedida foi um bacalhau à lagareira, que estava divino! O proprietário faz questão de vir, atender você pessoalmente e as funcionárias são super gentis!

Porto-Portugal-Portus-Restaurante

Falando em gastronomia, fechamos a viagem com um encontrinho delicioso com a Rita Branco, guia e autora do blog O Porto encanta, que foi a nossa “bíblia” para os nossos 3 dias no Porto. Ela nos apresentou um centro gastronômico recém vitalizado, o Mercado Bom Sucesso. Fechamos com chave de ouro nossos dias em Portugal, obrigada Ritinha 😉

Porto-Portugal-Mercado-Bom-Sucesso

Almocinho com a querida Ritinha: sanduba de leitão com batata portuguesa, caldo verde e feijão

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Porto: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários