5 fatos que você precisa saber sobre ir a um restaurante na Alemanha

Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique

Dicas para você não fazer feio no restaurante por aqui

As diferenças culturais e comportamentais são percebidas em uma viagem em coisas simples da vida, até como ir a um restaurante matar aquela fome após o dia todo turistando na Munique linda.

Pensando nisso, hoje vamos falar de 5 fatos para você saber e se atentar antes de ir a um restaurante na sua viagem a Munique ou a outra cidade pela Alemanha.

E minha reserva? Eu só cheguei 15 minutinhos atrasado.

Se você tem uma reserva em um restaurante, chegue na hora certa. Restaurantes que precisam de reserva são realmente cheios e concorridos, logo se você não chegar e vier outra pessoa, eles não pensam nem 2 vezes em ceder a mesa do atrasado. Pontualidade aqui é levada a sério.

Tenho que pagar a ida ao banheiro?

Em muitos estabelecimentos comerciais os banheiros são “pagos”, o que vale também para os restaurantes. É muito comum ver uma pessoa de branco (geralmente mulher) sentada com uma mesinha na porta dos banheiros, e uma cestinha, onde você deixa a sua contribuição pela satisfação do nível de limpeza no banheiro. Em alguns lugares o valor é até fixado, geralmente 50 centavos de euro. A dica é: tenha uma moedinha no bolso antes de ir ao banheiro.

Ei amigo!!!!

Esta é clássica, mas aqui ninguém chama garçom de amigo, faz psiuuu!!!, grita Eiiii!!!!, e por aí vai. Ao chegar no restaurante, tente observar quem está atendendo a área onde você está sentado para se dirigir a esta pessoa. E não espere muito paparicos, ser prático e objetivo são os fortes da cultura alemã, o que não significa falta de educação, como muita gente confunde.

A comida estava boa?

Esta pergunta você vai ouvir sempre que terminar a sua refeição do garçom, em alemão (Hat gut geschmeckt?) ou em inglês.

Esta é a hora de fazer também a sua reclamação, caso tenha alguma.

Já está com 10% o valor da conta?

Lá no comecinho do blog contamos sobre quanto dar de gorjeta em um restaurante. O valor da conta não inclui os serviços. O valor é livre, o critério é a sua satisfação. Eu, pelo hábito brasileiro, costume dar os 10%, mas em muitos lugares, muitos funcionários até se assustam. Não é muito comum dar 10% aqui, mas fica entre 5 a 10%.

Atenção! Não se confunda com os 19% que vem discriminado na conta (e em notas fiscais), este é o valor do imposto local. 😉

Um outro ponto importante: jantar aqui é a partir das 18h. Logo os restaurantes fecham cedo dentro dos padrões brasileiros. Se um restaurante diz que fecha às 23h, às 22h30 geralmente ele não recebe pedido mais. O último pedido geralmente é até 1 h antes do restaurante fechar, pois afinal, o horário que o restaurante fecha é o fim do expediente também dos funcionários na grande maioria.

Para fechar com chave de ouro, não se assuste se, o pessoal da mesa ao lado, assoar o nariz bem alto durante a refeição. Aqui não é falta de educação rs 🙂

Imagem destacada créditos Wikipédia

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2022: dicas do que curtir nesta época!

Krapfen, doce do carnaval em Munique

Krapfen: o doce do carnaval em Munique


Comentários

Marcia

02/09/2016

Adorei as dicas.

    Destino Munique

    05/09/2016

    Olá Marcia,
    🙂 que bom !!!!